Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
10 Dez, 2019 - 10:16

4 dicas para uma entrevista de estágio de sucesso

Catarina Milheiro

Mesmo para um estágio é necessário uma entrevista. Sabe o que deve ou não dizer? Conheça algumas dicas para se sair bem na entrevista de estágio.

estrevista de estágio

Uma entrevista de estágio é sempre um momento de stress e é perfeitamente normal que o candidato se sinta um pouco nervoso e sob pressão para conseguir corresponder à vaga em questão.

No entanto, é importante compreender que uma entrevista de estágio é diferente de uma entrevista de emprego comum. Ou seja, existem alguns aspetos que diferem de uma entrevista para a outra.

Por exemplo, o currículo de um potencial candidato a uma vaga de estágio deve dar destaque, primeiramente, à sua formação, incluindo o nome da instituição e o ano de conclusão dos estudos. Quando se trata de uma entrevista de emprego comum, o cenário é um pouco diferente.

O candidato a uma vaga de emprego deve começar o seu CV com a sua experiência profissional, mesmo que esta tenha sido obtida somente através de estágios.

Claro está que todas as outras informações deverão também constar no currículo. Contudo, esta questão de apresentação do CV é sem dúvida um aspeto importante e a ter em consideração no momento de uma entrevista (seja ela para um emprego ou de estágio).

Além disso, a forma como é conduzido o diálogo entre o entrevistador e o candidato também varia de uma entrevista de emprego para uma entrevista de estágio.

Enquanto numa entrevista de estágio o candidato deve destacar aquilo que ambiciona aprender com o seu percurso na empresa (demonstrando proatividade e ambição), numa entrevista de emprego as coisas funcionam de maneira diferente.

Quando o candidato procura uma vaga efetiva, deve ser capaz de dizer ao entrevistador de que forma conseguiria acrescentar valor ao negócio, de acordo com os requisitos da vaga em questão. Nesta fase, é essencial que o candidato demonstre os conhecimentos adquiridos na formação e ao longo da sua experiência profissional.

As diferenças não terminam por aqui. Atente nestas dicas para que seja mais fácil a compreensão entre os dois tipos de entrevistas.

4 DICAS PARA UMA BOA ENTREVISTA DE ESTÁGIO

entrevista emprego jovem

Vai ter uma entrevista de estágio e não sabe o que dizer ou como deve agir? Não se preocupe, todos passamos por este tipo de momentos mais stressantes ao longo do nosso percurso profissional.

A verdade é que para conseguir a vaga de sonho como estagiário, terá de passar por várias etapas do processo de seleção, desde a inscrição, a avaliação do currículo, do curso e ainda do interesse do candidato.

Contudo, nenhuma etapa parece ser tão preocupante para o candidato como a entrevista. Mantenha a calma e confira as nossas dicas para que seja um sucesso.

Chegue uns minutos antes ao local e não se esqueça de colocar o telemóvel em silêncio

Chegar atrasado a uma entrevista, causa uma péssima primeira impressão. Por isso mesmo, previna os atrasos e chegue cerca de 10/15 minutos antes ao local.

Além de se sentir muito mais confiante, os seus níveis de stress irão baixar, visto que já se encontra no local atempadamente e sem qualquer tipo de problemas.

Colocar o telemóvel em silêncio é outro aspeto muito importante em qualquer entrevista. Mostre que é profissional e que sabe distinguir bem os ambientes em que se encontra.

Pesquise sobre a empresa que o entrevistará

Durante uma entrevista de estágio é fundamental que mostre conhecimento pela vaga em questão. Sugerimos que faça uma pesquisa sobre a empresa e que anote as informações mais pertinentes num papel.

Não sabe muito bem o que deve procurar? Pois bem, as questões que são colocadas, são normalmente sobre o modelo de negócio da empresa, o histórico do grupo e as dimensões das suas atividades.

Pense que quanto maior for o seu conhecimento sobre tudo aquilo que esteja relacionado com a empresa em questão, melhor será a impressão que causará ao entrevistador ao demonstrar todo o seu interesse.

Ofereça um bom conteúdo – demonstre postura

Cada pessoa tem as suas características únicas, no entanto, existem algumas boas práticas que devem ser adotadas durante uma entrevista.

Sente que a entrevista significa uma grande oportunidade para si? Então, basta que demonstre isso ao entrevistador. Mostrar que está realmente seguro daquilo que quer é essencial para o entrevistador sentir que se trata do candidato ideal.

E a confiança passa também pela forma como se apresenta visualmente. Ou seja, é aconselhável que vá confortável e bem apresentado. Claro que não estamos a pedir que faça uma mudança total na sua aparência, mas o simples facto de estar bem apresentado pode mesmo fazer toda a diferença para o entrevistador.

E quando falamos em postura, estamos também a falar do modo como fala e age. Evitar pastilhas elásticas, falar demasiado rápido e mostrar-se apressado são algumas das atitudes que não deve ter.

Mostre que tem vontade de aprender

Todos sabemos que é extremamente importante mostrar interesse pela vaga numa entrevista de estágio. Deixar claro ao entrevistador o quão importante é aquela vaga para si, é essencial.

Não estamos a dizer para implorar de joelhos, mas a verdade é que o facto de conseguir estagiar numa empresa prestigiada pode mesmo ser um passo inicial na sua carreira profissional.

Por isso mesmo, dê a devida importância à sua entrevista de estágio e mostre a sua vontade de aprender sem medos. É crucial que a sua vontade de aprender supere a sua inexperiência.

Lembre-se que as empresas procuram estagiários que não tenham medo de abraçar novos desafios e de lidar com qualquer tipo de situação. Falamos de estagiários que sejam destemidos, confiantes e dispostos a ajudar no que for preciso.

Veja também