Catarine Martins
Catarine Martins
22 Dez, 2017 - 08:37
Como aproveitar a época de saldos para comprar boas peças para o seu guarda-roupa

Como aproveitar a época de saldos para renovar o seu guarda-roupa

Catarine Martins

Quer saber como aproveitar a época de saldos e comprar boas peças a preço reduzidos? Venha daí e descubra como adquirir peças bonitas, enquanto poupa.

O artigo continua após o anúncio

Todos querem saber como aproveitar a época de saldos. Afinal, esta é uma das alturas mais esperadas do ano, sobretudo para quem gosta de se vestir bem e gastar pouco. É que, quando os preços baixam e os descontos são apetecíveis, é mais fácil comprar boas peças e ainda poupar algum dinheiro. E, claro, no inverno, isso ainda é mais evidente, uma vez que os sobretudos, casacões e camisolas são peças tendencialmente mais caras que vale a pena comprar a preço reduzido.

Contudo, e para que faça boas compras sem desperdiçar dinheiro, é essencial que siga algumas dicas sobre como aproveitar a época de saldos. É que, quando vemos peças demasiado baratas, temos sempre a tentação de comprá-las, mesmo que não precisemos delas para nada.

Assim, abaixo partilhamos alguns truques sobre como aproveitar a época de saldos que vão permitir que faça compras conscientes e até, quem sabe, poupar. Não se esqueça de ver também as melhores dicas para aproveitar os saldos de inverno. Preparada?

Como aproveitar a época de saldos: 8 dicas para fazer boas compras

1. Faça uma lista do que realmente precisa e conheça o seu orçamento

Verifique, antes de sair de casa, o que realmente precisa e o orçamento disponível para gastar. Saindo para as compras com tudo organizado e sabendo exatamente quanto pode gastar, direcionará as suas compras de forma correta e sensata, para aquilo que realmente precisa.

Se não seguir esta dica, poderá ir comprando tudo de que gosta e, quando chega ao que realmente precisa, pode já não ter orçamento disponível e não aproveitar essas grandes promoções! Lembre-se que consumir de forma inteligente prende-se, em grande parte, com fazer opções conscientes, não se deixando levar pelo impulso.

Assim, se anda à procura de um casaco bege, veja as várias opções e opte por aquele que oferecer melhor qualidade ao preço mais baixo. E, esqueça as distracções. A maior parte das vezes, as peças que compramos apenas porque estão baratas resultam em monos no armário. E ninguém quer sentir que desperdiçou dinheiro, certo?

2. Verifique os preços nas etiquetas

Tenha particular atenção em verificar nas etiquetas o preço anterior e o preço atual, já com o desconto feito ou com indicação da percentagem do mesmo. Esta comparação de preços ajudá-la-á a perceber se esse é, de facto, um bom negócio. Por exemplo, se uma peça custava 30€ e passou a custar 27€, a menos que a queira mesmo, se calhar não vale a pena. Não se esqueça também de verificar online.

Muitas vezes, acontece o preço na loja física (mesmo com desconto), estar mais alto do que na loja online. E, apesar de às vezes a poupança ser mínima, é dinheiro que lhe fica no bolso.

O artigo continua após o anúncio

3. Certifique-se de que o produto está em bom estado

No meio da confusão habitual dos saldos, muitas vezes, compramos um produto sem verificar o estado do mesmo, ou seja, se está danificado ou se tem defeito de fabrico. E, quando isso acontece, é caso para dar uso à expressão “o barato sai caro”. Por isso, tenha sempre em atenção se a peça está perfeita. Se não estiver, não desperdice o seu dinheiro. Poupe-o para algo que valha realmente a pena.

4. Procure ir às compras em alturas mais tranquilas

Mesmo na época de saldos, existem alturas do dia em que há menos confusão nos centros comerciais e nas lojas. Assim, se possível, aproveite os saldos em dias da semana, preferencialmente na parte da manhã.

Desta forma, poderá escolher com mais calma e paciência tudo o que quer comprar, encontrando, também, as lojas mais arrumadas e os funcionários mais disponíveis. É que, quando a confusão se instala, temos também mais tendência a comprar peças por impulso.

5. Experimente sempre as peças que quer comprar

experimentar roupa

Sim, sabemos que é chato e que a maior parte das lojas aceita devoluções. Mas, o seu dinheiro é precioso e, consequentemente, só valerá a pena gastá-lo numa peça com desconto que lhe assente na perfeição. Por isso, e para bem da sua carteira, faça um esforço e experimente antes de comprar.

6. Invista nas peças certas

Investir em qualidade é sempre uma aposta ganha e, a longo prazo, permitir-lhe-á até poupar. Por isso, nesta época de saldos, procure peças de bons materiais e privilegie as fibras naturais que deixam a pele respirar.

Assim, invista em peças atemporais que duram anos, impecáveis. Deste modo, não vai precisar andar sempre a comprar roupa.

7. Vá logo no primeiro dia, para conseguir aquela peça que tanto quer

Se há uma peça de que gostou e está à espera da época dos saldos para a comprar, vá logo no primeiro dia ou poderá já não a encontrar. Não deixe a sua grande oportunidade escapar por entre os dedos, mesmo que o desconto seja mínimo.

8. Espere, se não for algo que precisa mesmo

Se quiser arriscar, deixe algumas coisas de que não precisa urgentemente para os segundos saldos, em que os descontos são maiores e lhe permitirão poupar mais dinheiro. É claro que, peças como sobretudos de lã ou camisolas de caxemira, raramente chegam aos segundo saldos, mas há outras peças que sim, até porque há quem devolva muitos produtos.

O artigo continua após o anúncio

Como aproveitar a época de saldos de verão e de inverno: prazos a ter em conta

Tradicionalmente, os saldos de verão começam no fim de junho, durando até meio de setembro. Já os saldos de inverno estão, habitualmente, marcados para começar no fim de dezembro, prolongando-se até ao fim de fevereiro. Ou seja, ainda vai muito a tempo de comprar boas peças a preços incríveis, nesta época de saldos. Siga as nossas dicas e faça boas compras, sem gastar rios de dinheiro.

Veja também