Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
13 Nov, 2019 - 10:47

Descubra se está a cometer estes erros ao aplicar as máscaras faciais

Catarine Martins

Sabia que provavelmente anda a cometer alguns erros ao aplicar as máscaras faciais? Descubra os mais comuns e evite-os, para uma pele de sonho.

Mulher com máscara facial

São cada vez mais as pessoas que se preocupam em manter uma rotina de beleza adequada, de forma a cuidar bem da pele para que esteja no seu melhor. Contudo, o que muitas não sabem é que aplicar erradamente os produtos pode ter um efeito nocivo na tez. Ou seja, tudo aquilo que não queremos. Por isso, hoje revelamos-lhe alguns erros ao aplicar as máscaras faciais que provavelmente está a cometer.

Embora as máscaras sejam, indiscutivelmente, excelentes aliadas para uma pele de sonho, dando aquele extra de hidratação, de luminosidade ou até atenuando rugas e linhas de expressão, a verdade é que para que o seu potencial seja maximizado é necessário que sejam aplicadas corretamente.

Nesse sentido, é muito importante ler as instruções na embalagem da máscara facial que vai aplicar, antes de o fazer.

É que, hoje em dia há várias tipos de máscaras faciais diferentes no mercado, desde as de tecido, às de hidrogel e não esquecendo as que são em creme. E, claro, cada uma tem as suas especificidades.

Contudo, para além disso, há algumas regras que são transversais a todas as máscaras e que deve seguir, se quer mesmo ter uma pele de sonho.

Descubra abaixo se comete alguns dos erros mais comuns e, em caso afirmativo, deixe já de o fazer. Confira.

5 erros ao aplicar as máscaras faciais que deve evitar

Jovem mulher a aplicar máscara facial

1. Escolher uma máscara inadequada para a sua pele

Como sabe, nem todas as pessoas têm o mesmo tipo de pele. Consequentemente, peles diferentes têm necessidades diferentes, o que se traduz no facto de dever escolher uma máscara que vá de encontro ao que a sua pele precisa, independentemente das máscaras faciais que as suas amigas, ou as gurus de beleza, indiquem.

Ou seja, sabe aquela máscara facial que a sua melhor amiga adora e de que lhe está sempre a falar, e que experimentou mas não viu grandes resultados? Pode ter que ver com isso.

Pelo que, na hora de comprar uma nova máscara facial tenha em atenção aquilo de que a sua pele precisa, seja hidratação, acabar com as borbulhas ou atenuar as rugas. A sua pele vai agradecer.

2. Não ter a pele bem limpa antes de aplicar a máscara facial

Apostar na limpeza da pele com produtos adequados, antes de aplicar a máscara facial é a certeza de conseguir os efeitos desejados. Porém, acredite ou não, este é um dos erros mais comuns, entre mulheres e homens.

Muitos chegam a casa depois de um dia cansativo de trabalho, e aplicam a máscara facial sem sequer ter lavado o rosto.

O que acontece é que, aquilo que deveria ser uma boa ação para a pele, torna-se um pesadelo, fruto dos erros ao aplicar as máscaras faciais.

Isto porque, é muito provável que os poros estejam obstruídos, por estarem sujos, e tudo o que a máscara vai conseguir fazer é empurrar essa sujidade, deixando-os ainda mais obstruídos, num ciclo vicioso.

Por isso, lembre-se: as máscaras faciais devem ser aplicadas sobre a pele limpa para que se consiga tirar o máximo de proveito dos seus ingredientes e princípios ativos.

3. Deixar a máscara durante tempo a mais no rosto

Todas as máscaras faciais têm especificado na embalagem o tempo necessário para atuarem no rosto. E, por isso, é muito importante que siga as instruções da máscara que está a usar, de forma a prevenir efeitos indesejados.

É que, deixar uma máscara facial no rosto por tempo a mais, pode causar irritações cutâneas e até vermelhidões.

Da próxima vez que for usar uma, certifique-se que só a deixa no rosto pelo tempo determinado. Se for necessário, coloque até um alarme no telemóvel.

Mulher com máscaras faciais de tecido
Veja também Pele perfeita: as máscaras faciais de tecido resultam mesmo?

4. Usar várias máscaras faciais durante a semana

As máscaras faciais são excelentes aliadas de uma pele perfeita. Mas, tal como acontece com as máscaras de cabelo, devem ser usadas apenas uma ou duas vezes por semana.

Isto porque, ambas têm princípios ativos e ingredientes bastante concentrados e potentes que, usados em excesso, podem ter um efeito contrário ao desejado.

Assim, esqueça a ideia de usar máscaras faciais todos os dias, por exemplo. Determine um ou dois dias da semana para as aplicar e ter um tempo para cuidar de si e da sua pele. Vai ver como os resultados se tornam muito melhores e vai evitar muitos dos erros ao aplicar as máscaras faciais.

5. Não aproveitar o líquido das máscaras de tecido

A maior parte das máscaras de tecido vem embebida num líquido, não sendo necessário passar por água, depois de aplicação.

Nesses casos, aproveite esse líquido da embalagem e aplique-o também no rosto, uma vez que frequentemente tem ingredientes que farão maravilhas pela sua pele. Sobretudo em questões de hidratação.

Se andava a cometer algum destes erros ao aplicar as máscaras faciais, chegou a altura de dizer basta.

Usar estas excelentes aliadas de uma pele de sonho da forma correta, garantir-lhe-á uma pele saudável e bonita. Por isso fique atenta às instruções e às nossas dicas e diga olá a uma tez radiante.

Veja também