Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
31 Jan, 2018 - 11:46

19 erros que os convidados de um casamento cometem

Mónica Carvalho

Para não cair na lista de erros que os convidados de um casamento cometem, fique atento às nossas dicas e seja o convidado perfeito.

19 erros que os convidados de um casamento cometem

Pode pensar que você é a pessoa mais educada do planeta, mas há erros que os convidados de um casamento cometem mesmo sem darem conta – e mesmo tendo as melhores intenções.

Se já teve que organizar um casamento, bem sabe como esta fase da vida de um casal é atarefada, pelo que não deverá torná-la ainda mais complicada. Mas não entre em pânico: preparamos uma lista com os mais frequentes erros que os convidados de um casamento cometem e agora cabe-lhe a si respeitar estas regras.

Etiqueta de casamento: erros a evitar

O casamento é um momento feliz e especial da vida de um casal, pelo que deverá seguir algumas regras de etiqueta de casamento e evitar cometer erros que possam colocar em causa a alegria e animação desse momento. Veja a lista de erros que os convidados de um casamento cometem e torne-se na presença perfeita.

1. Levar um acompanhante sem avisar

Se o seu convite é só para si, deverá avisar se for acompanhado de alguém e com a maior antecedência possível, para não colocar em causa a logística e organização da disposição das mesas.

2. Trocar de lugar

A distribuição de lugares na receção de um casamento é uma tarefa muito complicada, por isso, respeite o lugar que lhe foi atribuído e não cause confusão por causa disso mesmo.

3. Criticar tudo e todos

Não é o seu casamento… Não foi um espaço escolhido por si… Não é a sua refeição de eleição… Não gosta da música? Temos uma notícia para si: este é um problema seu. Os noivos é que mandam, por isso, deve respeitar a opinião e gostos do casal.

4. Tentar ser o centro das atenções

A não ser que seja a noiva ou o noivo, este não é o seu dia para brilhar nem para chamar a atenção. Mantenha um perfil discreto.

5. Vestir-se de branco

placeholder-1x1

É a única cor proibida num casamento, a não ser que haja indicações contrárias. De qualquer forma, sabemos que o preto, por estar associado ao luto, também pode ser evitado.

6. Chegar atrasado

Um convidado que aparece durante a cerimónia do casamento ou da receção é uma grande distração e demonstra falta de cuidado. Claro que os imprevistos acontecem e, nessa situação, tente passar o mais despercebido possível. Explique depois aos noivos, por cortesia, o que aconteceu.

7. Não mencionar as restrições alimentares

Não há qualquer problema em ser vegetariano, intolerante à lactose ou ao glúten, ou ter outra restrição alimentar, porém certifique-se de que avisa o casal com antecipação.

8. Não respeitar o código de vestimenta

Já falamos do branco – uma cor reservada para a noiva, e noivo, eventualmente. Contudo poderão existir outras regras no código de vestimenta e, se assim for, respeite-as.

9. Vestir calças de ganga

Mesmo que o convite de casamento diga que não é um evento de gravata preta ou omita qualquer indicação acerca do código de vestimenta, um casamento não deixa de ser um evento formal, por isso, deixe as calças de ganga para a rotina do quotidiano e capriche um pouco mais no look.

10. Publicar em excesso nas redes sociais

placeholder-1x1

Por muito ativo que seja nas redes sociais, convém sempre esclarecer com os noivos se existe algum tipo de limitações neste campo. Além disso, tenha a delicadeza de não publicar fotos de pessoas que não sabem que estão a ser fotografadas.

11. Estar sempre agarrado ao telemóvel

Assumir uma postura de viciado em telemóvel poderá transmitir a ideia de que não está interessado no evento, por isso, deve fazer um esforço por controlar o tempo que passa a mexer no telemóvel.

12. Tirar o som ao telemóvel

Estamos na cerimónia, o padre profere palavras de incentivo e sobre a importância da vida a dois e, de repente, um telemóvel toca. Nada mais desagradável. Já percebeu, certo?

13. Conversar durante a cerimónia

Não queremos com isto dizer que deve entrar mudo e sair calado, mas se tiver que conversar durante a cerimónia, seja o mais breve e discreto possível.

14. Não responder ao convite

placeholder-1x1

Se não responder ao convite é natural que o casal assuma que não marcará presença. Nada mais incómodo do que aparecer alguém inesperado. Lembra-se da primeira regra? Esta é igualmente aborrecida.

15. Abusar do bar aberto

É ótimo ter bar aberto num casamento, mas ninguém gosta de convidados que bebem demais e que, por isso, possam ter um comportamento mais descontrolado. A bebida não vai acabar hoje.

16. Discursar inesperadamente

A preparação de um casamento demora meses e desrespeitar os planos dos noivos não é nada simpático. Por isso, se estiver a preparar alguma surpresa, certifique-se que há tempo e oportunidade para tal. E que seja algo que valha mesmo a pena.

17. Esquecer-se do presente

Os noivos não vão casar a pensar nos presentes que irão receber, mas se prepararam uma festa para a qual acharam que a sua presença é importante, no mínimo, deverá oferecer algo em troca.

18. Sair mais cedo

Se tem que ser mais cedo, tudo bem, mas não deve abandonar a festa sem falar primeiro com os noivos, explicando o motivo e agradecendo o convite.

19. Conseguir o ramo da noiva a qualquer custo

placeholder-1x1

Qual Hulk, qual Usain Bolt: há mulheres que na hora de apanhar o ramo da noiva não olham a meios para atingir o objetivo. Meninas: não é isso que vos vai fazer casar mais cedo ou mais tarde.

Fique longe dos erros que os convidados de um casamento cometem e seja uma excelente companhia para este dia de festa.

Veja também