Assunção Duarte
Assunção Duarte
19 Jan, 2024 - 11:02

Truques para esconder os fios elétricos e tê-los organizados

Assunção Duarte

Os nossos equipamentos tecnológicos não funcionam sem eles, mas não são nada agradáveis à vista. Saiba como esconder fios elétricos.

Esconder fios elétricos pode parecer uma tarefa insignificante quando o objetivo é melhorar o seu bem estar. Mas se parar para visualizar os cabos e fios elétricos que tem espalhados pela casa, talvez mude de ideia.

Quem nunca tropeçou num emaranhado de fios elétricos que atrapalham um local de passagem? Quem nunca viu o seu telemóvel cair do sítio onde estava a carregar porque levou um puxão inadvertido de quem passou por perto?

Ou pior, quem nunca viu um cabo estragado porque ficou entalado numa porta, porque foi pisado ou porque foi roído por um animal de estimação com boa dentição?  

Todos estes acidentes acontecem porque os fios elétricos estão pura e simplesmente ali, “à mão de semear”, ou melhor, acessíveis a um pé ou perna distraídos ou ao tédio de um animal que não encontrou nada melhor para fazer.

Esconder fios elétricos é tanto uma solução decorativa para a sua casa como uma solução que melhora a saúde dos seus cabos, dispositivos eletrónicos e até da sua carteira. Tanto assim é que já existem inúmeras empresas de mobiliário que oferecem móveis capazes de esconder os fios elétricos que tanta falta nos fazem nos dias de hoje.

Os truques que lhe propomos prometem não só tornar o ambiente da sua casa mais leve e relaxante, como também garantem a durabilidade dos seus fios elétricos, sem ter de trocar de mobília ou de furar a parede para os esconder lá dentro.

Esconder fios elétricos: as soluções clássicas 

1

Calhas de PVC melhoradas

Esta solução tradicional esconde os seus fios elétricos à frende dos olhos de toda a gente. Pode ser aplicada nas paredes, nos rodapés, por baixo de secretárias, nas cómodas ou em qualquer outro móvel.

Escondem o fio dentro de perfis de plástico, protegendo-o ao longo de todo o seu comprimento. A escolha das cores do PVC fica ao seu critério, até porque pode pintar essa calha da cor do móvel ou parede à qual está agregada para uma solução mais discreta, ou com cores coloridas se quiser dar uma nova roupagem ao seu ambiente.

Também pode optar por calhas de borracha ou material sintético não rígido, que mais facilmente se adaptam a uma recolocação posterior caso decida mudar a disposição do seu espaço.

2

Organizadores de fios

Existem no mercado inúmeros organizadores de fios, que vão desde as molas tradicionais, com cores ou transparentes, a verdadeiras peças de design que pode acoplar aos seus móveis ou paredes.

Podem ficar totalmente escondidos por baixo de uma secretária por exemplo, ou ficar à vista de todos sobre o seu tampo. Poderá assim fazer desaparecer por completo os fios tão necessários ou assumi-los, mas de uma forma organizada o que melhora muito a sensação de limpeza visual que pode obter no seu espaço

3

A gaveta dos fios

Em algumas divisões da sua casa pode criar uma gaveta dedicada aos fios elétricos, uma boa solução para quem quer definir locais de carregamento para smartphones, tablets, smartwatches ou outros dispositivos de pequeno porte.

Para isso basta fazer um furo na parte de trás do módulo onde acede a essa gaveta e colocar dentro dela uma tomada elétrica com várias entradas. O fio por detrás do móvel ficará ligado à corrente e para aceder a estas tomadas basta abrir a gaveta.

Ali dentro pode depositar os seus dispositivos enquanto carregam, mais do que um ao mesmo tempo e, ao manter a gaveta fechada, tudo parecerá arrumado limpo do lado de fora.

fios elétricos emaranhados
A acumulação de ligações pode criar problemas de segurança em sua casa

Esconder fios elétricos: as soluções criativas

1

Crie arte com os fios elétricos

Esta opção vai permitir-lhe exibir os seus fios elétricos como se fossem obras de arte. Poderá tirá-los do chão, onde podem sofrer ou provocar acidentes desagradáveis, e expô-los na parede. Pode deixá-los ao natural, trabalhando-os com organizadores de prender na parede transparentes, ou recorrendo à colagem utilizando fita cola decorativa. 

Outra opção é pintar os próprios fios com tintas coloridas (não abrasivas) ou colar-lhes materiais com texturas. O objetivo é não danificar nunca o fio elétrico por isso tenha atenção aos materiais que vai utilizar.

Pode até fazer desenhos de paisagem ou mesmo obras abstratas com o seu fio elétrico, escolher um estilo decorativo mais industrial ou mais romântico. Tudo dependerá do seu gosto e da sua dedicação de artista.

2

A caixa de sapatos

Esta solução “faça você mesmo” pode tornar-se o seu projeto de decoração pessoal. O objetivo é utilizar uma caixa de sapados para colocar lá dentro os fios elétricos que se encontram visíveis. Pode utilizar uma ou mais caixas ligadas entre si. Desde que recorte dois buracos que permitam aceder no exterior à ficha elétrica e à porta do dispositivo.

A decoração do exterior da caixa só vai depender da sua criatividade. E se achar que funciona bem no seu espaço, pode optar por caixas noutros materiais, como a madeira por exemplo, ou apostar em formatos diferentes do tradicional retângulo da caixa de sapatos.

3

Mini vedação

Pode optar por construir uma mini vedação ou comprar vedações já pré-feitas. Normalmente são objetos mais ou menos compridos que tapam os fios pela frente, mas que permitem o seu acesso livre na parte de atrás, como uma caixa aberta em duas faces, onde os fios ficam escondidos, mas facilmente acessíveis.

Por exemplo pode utilizar lombadas falsas de livros que lá atrás escondem os cabos elétricos, ou uma vedação miniatura de jardim, que pode ser encostada a um rodapé ou ser colocada numa prateleira para esconder os fios elétricos de forma eficaz.

Veja também

Artigos Relacionados