Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
14 Nov, 2018 - 13:04

Esconder IP: como e porquê

Luísa Santos

É relativamente simples saber onde está uma pessoa através daquilo que ela faz na Internet. Por isso, pode ser muito útil saber como esconder IP.

Esconder IP: como e porquê

Basta uma simples ligação à Internet através de um browser ou um login em qualquer plataforma para que alguém facilmente descubra a partir de onde o está a fazer. É fácil descobrir a sua localização exata através do “rasto” que deixa quando navega na Internet. Saiba, então, como contrariar isso e aprenda a esconder IP.

Esconder IP: tudo o que precisa de saber

homem a usar computador

O que é um IP

Antes de tudo, é necessário que saiba o que é um IP e para que serve. No fundo, é como se se tratasse da sua morada na Internet -é por essa razão que, muitas vezes, as pessoas se referem a ele como “endereço IP”. Isto significa que, independentemente da localização em que se encontre, haverá sempre um IP que identifica onde se encontra.

Tendo em consideração as falhas de segurança que ocorrem diariamente no mundo virtual, talvez seja importante saber como esconder IP, de modo a que a sua localização esteja salvaguardada e, consequentemente, a sua privacidade (e das suas informações) também.

Navegar na Internet de forma convencional pode, nos dias de hoje, representar mais perigo do que aquele que imagina. Na verdade, em alguns dos casos, para além da sua localização, é também possível descobrir a sua própria identidade. Como tal, nesses casos mais vale ter conhecimento de tudo o que pode fazer para garantir a sua privacidade online.

Como saber o meu IP

A Internet tem tantas desvantagens como vantagens, e uma delas é, indubitavelmente, a facilidade com que conseguimos aceder a informação que não conhecemos ou dominados. Por isso, para saber qual é o seu IP, tudo o que precisa é de aceder a este site e perceber que, instantaneamente, o seu endereço já foi descoberto.

No entanto, pode também fazê-lo de forma manual, seguindo os passos presentes na ligação do site em que clicou anteriormente. Dependendo do sistema operativo, o método é diferente, ainda que muito semelhante entre os vários softwares.

vpn

Como mudar ou esconder IP

Depois de saber qual é a sua “morada na Internet”, talvez seja útil saber como esconder IP pelos motivos já explicados neste artigo. Pode, por isso, mudá-lo ou ocultá-lo. A designação concreta não é, neste caso, o mais importante, mas sim a técnica utilizada para o fazer de forma segura.

1. Use uma VPN. Esta é a forma mais simples de mudar o seu IP e, assim, esconder o original. Uma VPN é uma Virtual Private Network que gera um endereço completamente diferente do seu e o utiliza enquanto está a navegar na Internet. Existem vários serviços, pagos ou gratuitos, que pode utilizar.

2. Use um servidor Proxy. Um método muito semelhante ao anterior, que também permite que aceda a conteúdos exclusivos a sites de outros países. Ao recorrer a um proxy, está basicamente a pedir a um servidor que “navegue por si”, ocultando a sua verdadeira localização.

3. Utilize o browser TorUma das formas pioneiras para navegar na Internet de forma anónima. Aquilo que o browser Tor faz é gerar um novo IP de formas consecutivas, para que a sua localização esteja sempre a mudar consoante o IP em uso.

Veja também