Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
02 Jun, 2020 - 12:03

Como será o escritório do futuro: o que muda depois de uma pandemia

Catarina Milheiro

O escritório do futuro será um espaço confortável e informal. Fique connosco e descubra algumas características dos espaços de trabalho do futuro.

colegas a reunir no escritório em sofás

Eis a questão que todos colocam: “Como será, afinal, o escritório do futuro?”. O objetivo da criação destes novos locais de trabalho é fazer com que se sinta em casa, confortável e com todos os recursos para que consiga ser produtivo e criativo.

Com a tecnologia a evoluir de dia para dia e com as novas relações de trabalho, as empresas têm vindo a sentir que os seus espaços de trabalho estão a mudar significativamente.

Se trabalha habitualmente num escritório, sabe que este local deve reunir as condições indispensáveis para ser mais produtivo e feliz diariamente. Mas como deverá ser o escritório do futuro tendo em consideração o contexto atual? E quais são as suas características?

O ESCRITÓRIO DO FUTURO APÓS A PANDEMIA

máscara e alcool gel ao lado de um computador

Está claro que a pandemia que o país está atualmente a atravessar, irá marcar a história em todo o mundo, e os espaços de trabalho não serão uma exceção.

Em tempo de confinamento, os espaços de trabalho foram alvo de uma rápida mudança. Uma grande parte dos trabalhadores passou a utilizar a sala, o quarto ou o escritório como o seu novo, mas temporário, espaço de trabalho.

Plataformas como o Zoom, Skype ou o Teams passaram a fazer parte do dia-a-dia de milhares de trabalhadores. No entanto, quantas foram as vezes em que teve de interromper uma reunião para pedir desculpa porque o gato clicou numa tecla ou porque tocaram à campainha?

A verdade é que enquanto uns preferem adotar o trabalho remoto, outros lutam contra a ansiedade e stress que o trabalho em casa provoca. Mas estamos certos de que o conceito de distanciamento social não combina definitivamente com o trabalho no escritório.

Assim, as empresas terão de se readaptar à situação atual e às novas tendências e recriar os seus espaços de trabalho. Falamos de ambientes um pouco mais impessoais, muito provavelmente divididos por compartimentos e onde estará presente alguma desconfiança em geral.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO ESCRITÓRIO DO FUTURO

sala de escritório com ar acolhedor e familiar

O espaço de trabalho é um local onde passamos a maior parte do nosso dia e, por isso mesmo, deve ser um lugar onde nos consigamos sentir bem e felizes.

O conceito de escritório do futuro, nasce também devido às exigências que os millennials têm vindo a fazer. Esta geração exige que os locais de trabalho se tornem mais flexíveis e que apostem na criatividade e produtividade, promovendo um ambiente feliz para os trabalhadores.

Contudo, se até há uns meses se pensava que o escritório do futuro iria permitir um contacto mais próximo entre os trabalhadores, através de salas de jogos, zonas comuns e com espaços de lazer, atualmente o cenário está um pouco alterado.

No fundo, o escritório do futuro deve apostar na criatividade, produtividade e segurança, promovendo um ambiente feliz e mais agradável para os trabalhadores. Atente nas seguintes características de um escritório do futuro:

1

Sentir-se em casa

A primeira característica de um escritório do futuro é o facto de fazê-lo sentir-se em casa, ou seja, totalmente seguro. Se até há uns meses pensávamos em espaços em que os trabalhadores poderiam escolher o sítio onde se sentissem mais à vontade para trabalhar, atualmente o cenário está um pouco diferente.

O facto de se terem de cumprir as medidas sanitárias de prevenção excecionais, fará com que os trabalhadores tenham o seu próprio lugar no local de trabalho. Ou seja, a secretária e a mesa onde trabalha não deverá ser partilhada e muito provavelmente, poderão até existir compartimentos entre secretárias.

A verdade é que os escritórios do futuro terão que ser espaços altamente preparados para lidar com as novas tendências de trabalho adaptadas a uma nova realidade, assegurando sempre a segurança de cada um dos trabalhadores.

2

Salas adaptáveis às necessidades

Tradicionalmente, um escritório tem como objetivo aglomerar equipas distintas que trabalham em ilhas com mesas e condições similares. No entanto, o escritório do futuro irá comprometer um pouco esta dinâmica.

Tendo em conta o contexto pandémico que vivemos, as secretárias estarão afastadas ou mais juntas, mas com as tais barreiras de que falamos anteriormente.

Por isso, existirão salas devidamente adaptadas às necessidades atuais da empresa e dos trabalhadores. As salas de reunião deverão ter um limite de pessoas sentadas em locais estratégicos e muito provavelmente haverá sempre uma embalagem de desinfetante em cada uma das salas.

3

Escritórios com um ambiente natural exterior

No futuro, não basta pensar somente nas condições internas dos escritórios. É dada uma especial atenção à qualidade do ambiente natural exterior. Ou seja, falamos de luz natural.

Como sabemos, a exposição das pessoas à luz natural contribuiu para uma melhor disposição e energia, causando um grande impacto na concentração e produtividade dos trabalhadores.

No caso de não ser possível introduzir luz natural através de janelas, existem outras opções como lâmpadas especiais que podem contribuir para uma redução da fadiga e um aumento da felicidade e performance no local de trabalho.

4

Espaço ergonómico

A saúde dos trabalhadores deve ser uma preocupação fundamental das empresas, pois só um colaborador saudável e feliz pode ser mais produtivo.

Assim, é importante adaptar todo o mobiliário e as condições do local de trabalho com vista à melhoria de vida do trabalhador.

Falamos de mesas adaptáveis à fisionomia do colaborador, criar momentos de pausas onde as equipas podem ter conversas que não sejam relacionadas com trabalho ou salas com utilizações distintas, para lazer e trabalho, poderá ser importante para desenvolver o bem-estar geral e produtividade no local de trabalho.

5

Um escritório mais sustentável

A preocupação ambiental e a sustentabilidade são temas que são cada vez mais discutidos no nosso dia-a-dia. Este é um aspeto muito importante para muitos trabalhadores, por isso, uma empresa que implemente medidas amigas do meio ambiente pode contribuir para uma maior empatia dos colaboradores. Consequentemente, a produtividade aumentará, bem como o sentido de lealdade para com a empresa.

Algumas ideias que podem ser implementadas no local de trabalho são: a utilização de energia renovável na geração de eletricidade para o escritório, colocar carpetes feitas com material reciclado ou reduzir a quantidade de caixotes do lixo ou do número de impressoras (para reduzir o lixo produzido e o desperdício de papel).

Além disto, luzes com sensores de movimentos ou a promoção da reciclagem entre os colaboradores também constituem medidas interessantes para melhorar a confiança dos trabalhadores na empresa onde trabalham.

O TRABALHO REMOTO TAMBÉM ESTÁ A INFLUENCIAR OS ESCRITÓRIOS DO FUTURO

No fundo, o escritório do futuro será um espaço que permitirá uma maior interação entre os trabalhadores, uma maior produtividade, conforto e bem-estar.

A verdade é que o escritório do futuro também está relacionado com o trabalho remoto, uma vez que muitos freelancers trabalham no modelo de home office e este é um aspeto que se tem vindo a notar no espaço de trabalho das empresas.

É natural que, com o passar do tempo, as empresas reduzam o seu espaço para cada trabalhador. Ou seja, que não exista uma secretária para cada colaborador, tendo em consideração que as suas tarefas podem ser desenvolvidas através de casa ou qualquer outro local.

Desta forma, e se o trabalho remoto já se afirmava, cada vez mais, uma tendência, depois da pandemia percebeu-se que esta é uma possibilidade que pode já ser posta em prática.

Embora envolva uma série de questões laborais e práticas, a verdade é que os colaboradores inseridos neste modelo de trabalho estão a conseguir, muitas vezes, melhores resultados do que inseridos num local de trabalho tradicional. 

Por isso mesmo, o escritório do futuro está também diretamente relacionado com este modelo de trabalho. Com o avanço da tecnologia e a evolução contínua das ferramentas digitais, potenciam-se novos modelos de negócio.

Veja também