Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
04 Jun, 2018 - 11:08

5 truques para estimular a produção de melanina

Inês Pereira

Sonha com aquele bronzeado de verão? Descubra como estimular a produção de melanina para a sua pele ficar com uma cor perfeita durante meses a fio.

5 truques para estimular a produção de melanina

Não é novidade para ninguém que, no verão, parecemos ficar mais bonitos: as roupas leves e coloridas, juntamente com a pele bronzeada, mudam logo o estado de espírito de qualquer pessoa. Por isso, não é de admirar que tentemos saber como estimular a produção de melanina para conseguir aquele bronze perfeito e prolongá-lo durante meses.

Ora, esqueça os solários e os auto-bronzeadores, porque agora vai ficar a conhecer dicas que o vão ajudar a conseguir o tom de pele perfeito. Tome nota e ponha mãos à obra.

O que é a melanina

A melanina é uma substância natural presente no corpo que determina o pigmento da pele, da íris dos olhos e até do cabelo. Responsável por absorver os raios UV, protege a pele dos seus efeitos nocivos, escurecendo-a. É deste modo que surge o típico tom bronzeado associado aos meses de maior calor.

O que pode não saber é que existem formas de estimular a produção desta substância, o que resultará num bronze mais bonito, uniforme e duradouro. Por outro lado, estes truques podem também ajudar a tratar problemas dermatológicos que, de alguma forma, estejam a afetar os níveis de melanina do seu corpo.

saiba como estimular a produção de melanina

Como estimular a produção de melanina: 5 truques

Sim, existem mesmo truques que pode aprender se quer saber como estimular a produção de melanina. E o melhor é que vão desde escolhas alimentares até determinados comportamentos, passando pela toma de suplementos.

Apanhar sol

Esta dica é bastante óbvia mas convém relembrar: a produção de melanina aumenta quando a pele está exposta ao sol. Contudo, deve evitar as horas de maior calor, uma vez que os raios UV demasiado intensos podem ser prejudiciais. Não se esqueça de utilizar um bom protetor solar para evitar os escaldões.

Comer alimentos ricos em vitamina A

as cenouras são uma boa escolha se quer saber como estimular a produção de melanina

De certeza que já ouviu esta dica. Os alimentos ricos em vitamina A, especialmente betacaroteno, são ótimos aliados no que se refere ao aparecimento e manutenção do bronzeado.

Alguns exemplos de alimentos que o podem ajudar são a cenoura, a manga, a batata doce, os espinafres, a papaia ou o tomate. A quantidade diária aconselhada é de cerca de 15 a 25mg de betacaroteno.

Usar cremes para o efeito

É verdade, existem mesmo cremes desenvolvidos especialmente para ativar a produção de melanina e ajudá-lo a ter o bronze perfeito mais rápido. Alguns trazem até proteção solar, de modo a evitar os temidos escaldões.

Comer alimentos ricos em vitamina E

os frutos secos são uma boa opção se quer aprender como estimular a produção de melanina

Os alimentos ricos em vitamina E também são bons aliados na estimulação da produção de melanina. Graças aos seus antioxidantes, têm o poder de prevenir o envelhecimento da pele, tornando-a mais saudável e bonita.

Pode encontrar vitamina E em óleos vegetais (óleo de girassol e azeite, por exemplo), nos frutos secos, em vegetais de folha verde (como os espinafres), na gema do ovo e em algumas frutas (como o kiwi e as uvas).

Tomar suplementos alimentares

Se quer mesmo saber como estimular a produção de melanina, os suplementos alimentares são uma boa opção. Devem ser ricos nas vitaminas A, E, B e D, bem como em L-Tirosina e ginkgo biloba.

No entanto, antes de iniciar o tratamento, deve consultar um médico ou farmacêutico para garantir que está a fazer uma escolha informada e adequada à sua saúde.

Veja também