Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
20 Nov, 2019 - 10:49

eTwinning: já conhece esta plataforma?

Catarina Milheiro

O eTwinning é uma ação do Programa Erasmus Plus da União Europeia. Fique connosco e conheça os objetivos desta plataforma.

crianças a sorrir

Já ouviu falar sobre o eTwinning? Trata-se da maior comunidade de escolas da Europa, que conta com mais de 735.781 professores inscritos, 200.762 escolas e 97.267 projetos.

Estamos, portanto, a falar de um projeto que tem como principal objetivo a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), de forma a desenvolver o espírito de cidadania europeia.

Parece-lhe um tema interessante? Explicamos tudo para que não existam dúvidas.

O QUE É O ETWINNING E A QUEM SE DESTINA?

estudantes

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa, que oferece uma plataforma para todos os funcionários (como professores, bibliotecários, diretores, etc.), que trabalham numa escola de um dos países europeus envolvidos neste projeto.

Para compreender melhor o conceito, esta plataforma permite e incentiva a comunicação, o desenvolvimento de projetos, a colaboração e, no fundo, a partilha de conhecimentos entre agentes da educação.

Sendo o eTwinning uma ação financiada pelo Programa Erasmus +, o programa europeu de educação, formação, juventude e desporto, é importante salientar a relevância desta comunidade.

Como pode ver, estamos perante uma ação que foi criada para dar às escolas a oportunidade de aprenderem umas com as outras, de partilhar pontos de vista e de fazer amigos.

Ou seja, o que se pretende é promover a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.

Lançado em 2005 como a principal ação do Programa eLearning da Comissão Europeia, o eTwinning tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns com recurso à internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A quem se destina a plataforma?

O eTwinning é uma ação dirigida a todas as escolas europeias de todos os ciclos e níveis de ensino, às quais é lançado o desafio de elaborar projetos que envolvam professores e alunos e também órgãos executivos/direções.

Desta forma, é possível promover a participação de um número e alargado e cada vez maior de turmas em atividades conjuntas com outras escolas, favorecendo a dimensão multilingue e multicultural, no âmbito de todas as áreas curriculares.

Se é professor, provavelmente deve estar a questionar-se sobre o ponto de entrada para o mundo eTwinning, não é assim?

O portal eTwinning é a resposta. O eTwinning.net oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal, notícias dos países eTwinning, informações sobre reconhecimento e exemplos de projetos bem-sucedidos.

VANTAGENS DE SE ASSOCIAR AO ETWINNING

Ainda tem dúvidas sobre como funciona o eTwinning? Damos um exemplo simples tendo em consideração que pode acontecer a vários níveis: um intercâmbio entre dois professores individualmente, entre duas equipas de professores ou de áreas departamentais, dois bibliotecários ou dois coordenadores.

De um modo geral, é importante reter a ideia de que a visão desta plataforma prevê associações educativas em que os diferentes agentes educativos (professores, alunos e órgãos diretivos) se comprometem numa atividade a múltiplos níveis.

O objetivo é muito simples: pretende-se que as escolas geminadas interajam por um longo período de tempo, tendo por base a ideia de que este é um trabalho que exige compromisso de ambas as partes envolvidas.

estudantes lazer

Como funciona o eTwinning

Agora que já sabe o que é o eTwinning, quais são os seus objetivos e a quem se destina a plataforma, é também importante que compreenda algumas vantagens de se tornar um eTwinner. Tome nota.

Colaboração

A colaboração é um dos elementos mais importantes do eTwinning, seja entre professores, alunos, escolas, autoridades locais ou pais.

Tendo em consideração que no eTwinning os professores trabalham em conjunto e organizam atividades para os seus alunos, esta é sem dúvida uma vantagem para ambas as partes.

Quer os professores como os alunos têm um papel ativo, pois interagem, tomam decisões, investigam, respeitam-se e aprendem as habilidades da atualidade.

Os projetos eTwinning envolvem a contribuição de cada membro da equipa e, por isso mesmo, a colaboração é uma das vantagens para quem se associa à plataforma.

Desenvolvimento profissional

Através da plataforma do eTwinning pode participar em eventos de aprendizagem totalmente gratuitos e em seminários online liderados por vários especialistas em diversas áreas.

Como professor, pode ainda aproveitar para aprender com os seus colegas e descobrir novos materiais de ensino através dos workshops de Desenvolvimento Profissional, conferências temáticas e anuais e ainda através dos eventos em destaque do eTwinning.

Reconhecimento

Sente que o seu trabalho nunca é devidamente reconhecido? Nesta plataforma, o seu trabalho é realmente importante e merece ser partilhado e reconhecido pela comunidade local, a nível nacional e ainda em toda a Europa.

Provavelmente deve estar a questionar-se sobre de que forma é feito este reconhecimento. É bastante simples: O eTwinning, reconhece o trabalho realizado por professores, alunos e escolas através de Etiquetas de Qualidade Nacionais e Europeias, Prémios eTwinning, Escolas eTwinning e Portfólio eTwinning.

ESCOLAS PREMIADAS EM PORTUGAL E PROJETOS IMPLEMENTADOS

No total, foram premiadas em toda a Europa, 1004 escolas, sendo que em Portugal, foram 59 as escolas premiadas e etiquetadas agora com o eTwinning de norte a sul.

Atualmente, em Portugal, estão implementados alguns projetos em algumas escolas. Deixamos alguns para que os possa conhecer:

  • Desafio dos “círculos nas plantações” – matemática colaborativa na rede: um desafio entre os estudantes europeus de reconstruir algumas formações de “círculos em plantações” usando o Geogebra (um software gratuito de matemática), não muito difícil e muito intrigante;
  • Act-in-Art: 5 jardins de infância aprendem sobre 5 artistas: Picasso, Klimt, Klee, Monet, Malevich, procurando, observando, identificando suas obras de arte e, de seguida, os alunos criam novos itens inspirados por eles de maneira interativa;
  • Os cães são nossos amigos:  este projeto é sobre os cães que vivem nas ruas. É possível comparar alguns fatos sobre os cães das ruas em diferentes países. O objetivo é criar um livro online sobre os cães, fazendo paralelismos entre contextos culturais e socioculturais estrangeiros e nativos e encontrar semelhanças e diferenças.
Veja também