Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
19 Nov, 2019 - 15:38

Facebook Pay: novo sistema para agilizar pagamentos online

Luísa Santos

A ferramenta está em uso nos EUA e vai alargar-se a outros países. O Facebook Pay é o sistema de pagamento do Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram.

Facebook Pay é o novo sistema de pagamento da empresa

A mais recente novidade da empresa de Zuckerberg chama-se Facebook Pay e é um sistema que quer facilitar os pagamentos na Internet.

A ferramenta já está disponível e deve chegar brevemente a todos os países do mundo.

Pagamentos mais fáceis com o Facebook pay

app do facebook pay
Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

É mesmo isso que a empresa promete com esta nova ferramenta. O Facebook Pay é um sistema de pagamento simplificado que, de acordo com o comunicado lançado, pode ser utilizado na rede social, no Messenger, no WhatsApp e Instagram.

Esta pluralidade de utilização deve-se ao facto de o Facebook ser dono das restantes aplicações mencionadas, o que só justifica o facto do sistema de pagamento estar disponível nessas plataformas.

Apesar do Facebook Pay ser anunciado pouco tempo depois da Libra, a criptomoeda da empresa, esta garante que, o sistema, nada tem a ver com a moeda lançada.

Assim sendo, espera-se que ambos coexistam, ainda que, a evolução da Libra, não esteja a correr tão bem quanto se esperaria, já que os principais parceiros estão a abandonar o projeto.

Como funciona o Facebook Pay

O sistema de pagamento do Facebook foi criado para facilitar as compras que acontecem na Internet, nomeadamente aquelas que são feitas nas aplicações mencionadas. As compras no Instagram foram, inclusive, lançadas há pouco tempo.

A ferramenta funciona de forma semelhante a outras já existentes, como é o caso do MB Way, por exemplo. Assim, os utilizadores do Facebook Pay podem, para além de fazer compras, enviar e receber dinheiro para outras pessoas.

Escusado será dizer que, essas transações, acontecem de forma quase instantânea, já que o recetor do envio recebe o dinheiro rapidamente.

Para garantir o bom funcionamento da ferramenta, o Facebook Pay utiliza o PayPal para que todas as transações aconteçam de forma segura e tudo indica que essa será uma parceria a manter.

Para já, o sistema só está disponível nos Estados Unidos da América, ainda que o Facebook tenha manifestado a vontade de estender o serviço ao resto do mundo. Resta esperar para sabermos se Portugal estará incluído na lista.

Veja também