Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
11 Jun, 2018 - 17:30

Falha do Facebook torna públicos posts de 14 milhões de pessoas

Ana Duarte

O Facebook teve uma falha de software que tornou públicos posts de cerca de 14 milhões de utilizadores. Os utilizadores afetados estão a ser notificados.

Falha do Facebook torna públicos posts de 14 milhões de pessoas

Um erro de privacidade no Facebook fez com que publicações que deviam ser privadas fossem exibidas de forma pública. Este bug de software afetou até cerca de 14 milhões de utilizadores, tendo o bug ficado ativo durante quatro dias durante o mês de maio de 2018. Só a 27 de maio de 2018 é que o Facebook conseguiu restaurar as definições de acordo com o que eram até a falha ocorrer.

O erro terá ocorrido porque a empresa liderada por Mark Zuckerberg estava a criar uma nova funcionalidade na qual o utilizador pode ter fotos e outro conteúdo em destaque no seu perfil.

Estas publicações em específico são públicas, mas o Facebook tornou público, acidentalmente e por extensão, todas as novas publicações desses utilizadores, sem fazer restrições.

Erro de privacidade do Facebook tornou público o que era privado

falha do facebook

Este erro de privacidade do Facebook fez com o que o conteúdo privado de cerca de até 14 milhões de utilizadores de todo o mundo estivesse a ser exibido de forma pública. A empresa está a notificar os 14 milhões de utilizadores afetados e a ajudá-los a resolver o problema.

“Encontrámos recentemente um erro que automaticamente faz posts públicos no Facebook. Hoje começámos a notificar as 14 milhões de pessoas afetadas – e a pedir-lhes para que revejam todos as publicações feitas durante esse período. Para ser claro, esta falha não teve qualquer impacto em publicações que tenham sido feitas anteriormente e os utilizadores podem escolher a sua audiência tal como sempre puderam”, explicou Erin Egan, Chief Privacy Officer do Facebook, em comunicado oficial.

O erro já foi corrigido e as definições referentes à privacidade e alcance das publicações foram restauradas de acordo com o seu estado antes do incidente. As notificações acerca deste bug levam o utilizador a uma página informativa com informação acerca do problema, com links para rever as publicações afetadas.

Veja também: