Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
01 Out, 2020 - 15:06

Acabaram as notificações! O FarmVille termina a 31 de dezembro

Mónica Carvalho

O final do ano irá trazer uma má notícia para os fãs de FarmVille. O jogo do Facebook irá mesmo ser eliminado no último dia de 2020.

farmville

A partir de 2021, o Facebook não terá mais capacidade de suporte para jogos em Flash, visto que o player irá ser descontinuado pela Adobe. Isto fará com os fãs tenham mesmo de se despedir do famoso jogo FarmVille.

Por isso, apresse-se a aproveitar as suas colheitas o máximo que puder ao longo das próximas semanas, porque a partir de 31 de dezembro não poderá continuar a divertir-se com o jogo que mudou o mundo dos jogos online.

Os adeptos do FarmVille poderão continuar a fazer compras até 17 de novembro, período após o qual o sistema de pagamento será encerrado. Dessa forma, quaisquer créditos restantes que tenha durante este período devem ser usados antes do final do ano, visto que não haverá direito a reembolsos.

Mas nem tudo são más notícias: a fundadora do jogo Zynga afirma que uma versão móvel do FarmVille 3 estará disponível brevemente em todo o mundo. Além disso, as versões para dispositivos móveis vão continuar a ser suportadas.

O segredo para o sucesso de FarmVille

Ainda que atualmente não seja tão concorrido como no tempo em que foi lançado, o final de 2020 não deixa de ser mesmo o fim de uma no mundo dos jogos. Foi uma grande vitória para a Zynga, quando foi lançado em 2009. De tal forma que teve mais de 10 milhões de usuários ativos diariamente em menos de dois meses. No pico de popularidade, cerca de 30 milhões de pessoas jogaram FarmVille diariamente, levando a Zynga a receitas recorde.

Mas o que o torna tão especial? Talvez não seja um fator apenas, mas um conjunto de vários: estávamos nos primórdios da disseminação em massa do Facebook, era um jogo tão diferente e entusiasta, que, além do mais, ainda permitia a partilha de ideias e de até negócios com os amigos da rede social.

O jogo coloca-o como dono de uma quinta, onde deverá cultivar alimentos, cuidar dos animais e ganhar dinheiro através da venda ou troca dos produtos produzidos. Como tal, o objetivo do FarmVille é, então, evoluir como um agricultor que gere uma quinta virtual, cujas atividades incluem a plantação, cultivo e colheita de diversas plantas, árvores e animais, além da construção de casas, celeiros e outros elementos típicos de uma quinta.

Facebook vai mudar a imagem
Não perca Esteja atento: está aí a nova imagem do Facebook e não é pacífica

Várias versões

Assim, quanto mais tempo se investe no jogo, mais os jogadores ganham pontos de experiência que determinam a sua posição num ranking composto por todos os vizinhos, que são, nada mais nada menos do que os próprios amigos do Facebook que também jogam FarmVille.

E esta interação era, sem dúvida, um fator diferenciador que motivava muitas conversas de grupo. Afinal, quem nunca afirmou que precisava de ir colher os morangos ou as maçãs, que coloque o dedo do ar.

Depois da versão original, seguiu-se uma versão móvel e alguns jogos sequentes, como Farmville 2: Tropic Escape, Farmville 2: Country Escape, que nunca tiveram o mesmo sucesso. Resta ver se o jogo que será lançado, FarmVille 3, poderá estar à altura do primeiro.

Veja também