Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
29 Set, 2020 - 11:36

Esteja atento: está aí a nova imagem do Facebook e não é pacífica

Luísa Santos

Nova imagem do Facebook está a chegar gradualmente a cada utilizador. A plataforma está mais simples, em tons claros e perdeu a icónica barra azul no topo.

Facebook vai mudar a imagem

A mudança foi confirmada na conferência Facebook F8 e traz muitas novidades. A nova imagem do Facebook já pode ser vista em algumas contas e chegará a todos os utilizadores de forma gradual.

Contudo, esta mudança não é de todo pacífica, com muitos utilizadores a manifestarem o seu desagrado. Mas afinal, o que é que está em causa com a nova imagem do facebok?

Nova imagem do facebook: o adeus ao azul

a nova imagem do facebook
Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Com o passar dos anos, o Facebook já sofreu várias alterações—não só ao nível visual, mas também de funcionalidades. De facto, a rede social está sempre a reinventar-se e a melhorar, assim, a experiência do utilizador.

Desta vez, as alterações, que já estão a acontecer, são só ao nível visual e são, talvez, as mais profundas de sempre. A empresa de Zuckerberg deixa, assim, cair algumas “imagens de marca”, como é o caso da barra azul no topo da página.

Depois da alteração do logótipo, este seria o passo seguinte. Uma plataforma mais clean, mais intuitiva e de fácil navegação. Agora, as cores predominantes são o branco e o cinzento e os tons mais claros no geral.

Organização tripartida

A nova imagem do Facebook tem agora uma organização completamente diferente, numa lógica tripartida. Do lado esquerdo, surge o menu Home, onde encontra ligações como as dos Eventos, Grupos e Definições.

Ao centro, encontra-se o Feed de Notícias, uma das suas mais vincadas características da rede social e um dos elementos que mais alteração sofreu. Agora, em vez de ocupar (quase) todo o ecrã, o Feed ocupa uma parte mais pequena.

Do lado direito, há uma barra vertical mais visual do que nunca, com sugestões de novas amizades e a apresentação de todos os amigos que estão online no momento. É aí que pode iniciar/retomar conversas no Messenger.

Barra do topo é substituída

Um dos elementos que mais identifica esta rede social é a sua barra azul, que ocupa o todo da página. É lá que se pode fazer pesquisas e aceder a funcionalidades como as Definições.

Com a nova imagem do Facebook, o azul dá lugar ao branco e a barra de pesquisa reduz em tamanho e situa-se, agora, à esquerda. No centro, pode aceder diretamente ao seu perfil, às notificações, ao Marketplace, entre outros.

É imediatamente abaixo desta nova barra que se encontram as histórias dos seus amigos, para que não perca um segundo de novidades. Ah, e não nos esqueçamos do Dark Mode, que chegou finalmente ao Facebook.

dark mode do facebook
Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Nova imagem do Facebook polémica

Aos poucos, esta nova imagem do Facebook vai fazendo o seu caminho e tomando conta das contas um pouco por todo o mundo. No entanto, ainda nem toda a gente mudou.

Se esse (ainda) não é o seu caso, não se preocupe, porque a nova plataforma deverá estar mesmo a chegar. Esteja atento às notificações, porque, na altura, receberá uma espécie de aviso pop-up que lhe pergunta se quer experimentar a nova imagem do Facebook.

Veja também