Luísa Santos
Luísa Santos
01 Out, 2019 - 15:40

Cuidado Tinder: o Facebook Dating já está disponível

Luísa Santos

As aplicações de encontros online parecem não ter fim, pelo que existem vários serviços por onde escolher. O Facebook Dating é um deles e traz novidades.

imagem do facebook dating
O artigo continua após o anúncio

O Facebook Dating acaba de chegar aos Estados Unidos e promete ser o maior sucesso de conversas e encontros online. Quase um ano depois de ter estado em testes em países como a Colômbia, o serviço chega agora ao mercado sem falhas.

Facebook Dating já chegou aos Eua

nova aplicacao facebook dating
Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Passo a passo, este serviço foi obtendo cada vez melhores reações junto dos utilizadores, sobretudo dos adeptos de aplicações e sites de encontros online. A oferta é muita, mas dessa pode destacar-se o Tinder, a app mais famosa e utilizada atualmente quando o assunto é a criação de relações mais ou menos amorosas na Internet.

Assumidamente, o Facebook Dating foi criado para colmatar uma falha que, segundo a empresa, existia no mundo das redes sociais e da Internet. O desafio era criar uma aplicação ou serviço que acrescentasse mais à oferta existente e que se distinguisse da mesma por ser mais do que um intermediário de encontros online.

Prova do sucesso que alcançou desde a sua criação, em 2018, é o facto deste serviço se ter expandido a mais países, nomeadamente aos Estados Unidos da América. Desde o ano de lançamento (em fase de testes), o Facebook Dating estava apenas presente em 5 países, tendo-se estreado na Colômbia.

À medida que o sucesso do serviço aumentou, a decisão mais natural seria expandir o mesmo e disponibilizá-lo noutros países. E foi precisamente isso que aconteceu. Na conferência F8, entre outras novidades, Zuckerberg anunciou que o Dating iria chegar a países como as Filipinas, Vietname e Singapura.

Ultrapassada a fase de testes, a notícia é agora oficial: o Facebook Dating já está disponível nos EUA.

facebook dating
Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Um serviço diferente

Por esta altura, já se deverá estar a questionar o que é que diferencia o serviço de dating do Facebook dos restantes, nomeadamente do Tinder. Quem responde é a própria empresa, que afirma que este é mais do que um simples serviço de encontros, incentivando, ao invés de outros, à comunicação entre pessoas.

O Facebook Dating funciona integrado na própria app da rede social, ao qual se pode aceder como se quisesse entrar no Marketplace, por exemplo. Por um lado, isto significa que a sua rede de contactos é, logo à partida, muito maior do que noutra app qualquer. Isto significa, ainda, que não precisa de fazer o download de mais uma aplicação.

O artigo continua após o anúncio

O Dating vai funcionar num perfil diferente do seu perfil do Facebook, pelo que terá de inserir os dados que quiser tornar “públicos”. O serviço só está disponível para maiores de 18 anos.

Ainda assim, a relação com a plataforma principal do Facebook é inegável, até porque é com base nos interesses lá manifestados, e também nos seus likes, que o Facebook Dating vai apresentar os matches que vão mais de encontro às suas “preferências”.

Para isso, o Facebook vai também recolher outras informações como o círculo de amigos, os grupos dos quais faz parte, outras pessoas que vão (ou que planeiem ir) aos mesmos eventos para poder apresentar os perfis mais indicados.

Novas funcionalidades

Novas funcionalidades, como a Secret Crush, foram efetivadas com o lançamento oficial. A “crush secreta” permite que uma pessoa diga a outra (que faça parte das suas amizades) que tem uma crush nesta última.

Não entre em pânico, porque não vale a pena… A pessoa em questão nunca irá perceber o seu interesse nela, até porque só pode ter conhecimento do mesmo se, de igual forma, recorrer ao Secret Crush para lhe dizer o mesmo a si. Veja esta funcionalidade como uma conversa que poderia ter entre amigos…

funcionalidades do facebook dating
Fonte da Imagem: Facebook/Divulgação

Só desta forma acontece o match perfeito, através de uma funcionalidade muito original e, acima de tudo, privada. Dessa forma, para além de serem evitadas possíveis situações constrangedoras, nunca corre o risco de se sentir rejeitado porque, novamente, a pessoa nunca saberá o que sente no caso desse interesse não ser comum a ambas.

Um dos receios do próprio Facebook passa pela sobreutilização, ou utilização indevida, desta funcionalidade. Por outras palavras, a empresa teme que as pessoas recorram ao Secret Crush de forma sistemática até encontrarem o match ideal.

Por esse motivo, já anunciou medidas que, no fundo, fazem parte das condições de utilização desta função. Depois de selecionar, no máximo, 9 pessoas (isto é, crushes), só poderá adicionar uma por dia. Assim, o Facebook tem maior controlo sobre a funcionalidade e evita que esta fique sobrecarregada em termos de utilização.

O artigo continua após o anúncio

Facebook Dating em Portugal

Com o lançamento oficial nos EUA, o Facebook Dating chegou também ao Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Laos, Malásia, México, Paraguai, Peru, Filipinas, Singapura, Suriname, Tailândia, Uruguai e Vietname. A empresa prometeu que a app chega à Europa em 2020, esperando-se que Portugal esteja também incluído no leque de países selecionados.

Com base nas informações pessoais do utilizador na plataforma principal, o Facebook Dating irá fazer novas e improváveis sugestões que, idealmente, poderão levá-lo ao encontro perfeito, com a pessoa ideal. Tudo o que precisa é de um dispositivo móvel, ligação à Internet e muita criatividade!

Veja também