Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luís Vicente
Luís Vicente
18 Fev, 2020 - 16:46

Carnaval de norte a sul: onde há folia a valer em Portugal

Luís Vicente

Vem aí o tempo da folia e listamos as melhores festas de Carnaval de norte a sul. Prepare o seu melhor disfarce e divirta-se o mais possível.

Festas de carnaval de norte a sul

Há muita festa no nosso país neste mês de fevereiro. Apesar do inverno, festeja-se com muita dedicação, festa e folia. Neste artigo, mostramos-lhe as maiores festas e desfiles de Carnaval de norte a sul de Portugal.

Começando por Bragança e terminando em Loulé, há festa em todas as regiões do território nacional; em termos de popularidade e atracção de multidões, enumeramos as maiores oito festas de Carnaval do país.

carnaval de norte a sul: oito festas a não perder

Caretos de Podence no carnaval

Bragança

São das máscaras mais icónicas do país e recentemente foram declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O Carnaval dos Caretos de Podence mais que se celebra também na cidade capital de distrito, Bragança, é dos mais emblemáticos do país – celebrado em conjunto com o Festival do Butelo e das Casulas.

Trata-se de uma manifestação do profano por parte destas criaturas míticas, que, a cada inverno, interrompem o silêncio a que são submetidos no resto do ano. Este é o cabeça-de-cartaz para um carnaval histórico em Portugal, que promete muita folia. De 21 a 23 de fevereiro, muita animação está garantida, com o ponto alto para a Queima do Diabo, às 18 horas de sábado, dia 22.

Ovar

Entre as festas de Carnaval de norte a sul do país, os números do Carnaval de Ovar, também conhecido como Vitamina da Alegra, são impressionantes: celebrado desde o longínquo ano de 1952, conta com 3 corsos e chega a reunir mais de 2000 figurantes. Além destes, conta-se com a presença dos habituais grupos em competição: desde os carnavalescos até às escolas de samba, passando pelos de Passerelle.

A adesão ao Carnaval de Ovar é de tal magnitude que em 2013 sentiu-se a necessidade de criar a Aldeia do Carnaval, para dar apoio logístico às 24 associações que todos os anos trabalham para fazer deste um carnaval único no país. O Grande Corso Carnavalesco está marcado para dia 25 às 14h30.

Carnaval de Torres Vedras

Torres Vedras

Dispensa apresentações este que é provavelmente o carnaval que movimenta mais população, entre estruture e organização, participantes e foliões. O Carnaval de Torres é tão grande que começa as festividades com uma visita à capital. É isso mesmo: a comitiva desloca-se até Lisboa para apresentar na maior cidade do país aquilo que melhor faz, viver em grande a época carnavalesca.

De 21 a 26 de fevereiro não falta animação nas muito movimentadas ruas de Torres Vedras. Já se sabe que os acessos ficam sempre reduzidos nesta altura do ano e que a festa acontece até dentro da casa dos torreenses; por isso, se vir a porta aberta, não estranhe!

A organização sublinha ainda a importância de uma festa sustentável: “Os foliões são convidados a contribuir para um Carnaval mais “verde”, através da oferta de brindes oficiais em troca da entrega de copos de plástico de utilização única.”

De entre os festejos de carnaval de norte a sul é dos que arrasta mais gente.

entrudo chocalheiro em Podence
Não perca Pronto para o Entrudo Chocalheiro com os Caretos de Podence?

Sesimbra

O desfile de palhaços, na marginal de Sesimbra, coloca o carnaval desta cidade nas bocas do mundo, dada a sua dimensão. E 2020 não é excepção: o objectivo da organização é continuar a fazer um carnaval de grande festa e magnitude, culminando com um dos maiores desfiles de palhaços do planeta.

Nos dias 23 e 25 acontecem os tradicionais desfiles das Escolas de Samba e Grupos de Axé; o Cortejo de Fantasias de Palhaço está marcado para dia 24 e as festividades encerram a 26, pelas 21h30, com o icónico Enterro do Bacalhau.

Loures

Mais uma vez o Largo 4 de Outubro, no centro de Loures, volta a encher-se de foliões e muita animação. No Carnaval de Loures não faltam mascarados nem comida e bebida. A organização prima por ter uma logística impar durante os dias de festa, com as Tasquinhas do Carnaval a saciar a gula e a sede dos centenas de visitantes.

O programa das festas começa a 22 de fevereiro, onde haverá festa noite dentro até às 4h da madrugada no Pavilhão Paz e Amizade. Os dias seguintes são pautados por desfiles e bailes até que no dia 26, quarta-feira, há cortejo fúnebre de enterro do carnaval, ao qual se segue o fogo-de-artifício no Parque da Cidade.

Sines

Como é habitual na cidade portuária do Alentejo litoral, o Carnaval celebra-se em grande pela mão da Associação de Carnaval de Sines. Sexta-feira, 21, é a noite da Matrafona e no sábado acontece o Baile de Máscaras Sénior e o Baile de Carnaval.

Na segunda-feira, dia 24, há Desfile Carnavalesco Iluminado por volta das 21h. O Enterro do Entrudo decorre ao serão de quarta-feira. O Carnaval de Sines conta ainda com uma oferta familiar integrada, apostando na diversão para os mais novos com o Carnaval dos Pequeninos, este ano com o tema “A Vida Marinha”. Este desfile acontece logo na sexta-feira, 21 de fevereiro, às 10h da manhã.

Bailarinas no carnaval de norte a sul

Elvas

A 24.ª edição do Carnaval Internacional de Elvas conta com sete grupos locais e outros tantos comparsas de Badajoz e de Olivença, naquele que promete ser um Carnaval inesquecível. A natureza internacional, ou ibérica, é, de resto, o grande ingrediente do carnaval, que mistura assim os povos lusos e espanhóis para uma celebração de amizade transfronteiriça.

Este ano, a organização decidiu inovar com uma gala coreográfica, a realizar-se a partir das 22 horas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida. Já o habitual Grande Corso Internacional decorre “a partir das três da tarde, com a participação de grupos locais e das comparsas de Badajoz.”

Loulé

Alguma vez pensou em ver Capitão Tampa, António Gulkterres, Super Costa e Jerónimo Thor? Pois é: o Carnaval de Loulé está de regresso para mais uma edição que promete ser memorável.

Este ano, o tema é o cinema com a sátira política a voltar a dominar as atenções. Aquele que é considerado o Carnaval mais antigo do país tem corso marcado para os dias 23, 24 e 25, na Avenida José da Costa Mealha. À noite, a festa continua nos bares da cidade.

Veja também