Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
06 Jun, 2018 - 11:20

Festas de Lisboa: o que fazer durante as festividades de junho

Márcio Matos

Se é fã de arraiais, sardinhas e bailaricos, comece já a preparar tudo para o mês de junho lisboeta. Mas, saiba que não é só disto que se faz o guia para as festas de Lisboa.

Festas de Lisboa: o que fazer durante as festividades de junho

Todos sabemos que o mês de junho é muito especial para Lisboa e, por isso, ela honra Santo António com atividades que se estendem por todo o mês, começando já no dia 1! Este ano a efeméride dos 20 anos da Expo 98 e os 120 anos desde o nascimento de Vasco Santana pontuam alguns dos eventos que neste guia para as festas de Lisboa lhe mostramos.

Participe nos arraiais, assistas aos casamentos e às marchas, mas usufrua também dos muitos concertos e espetáculos gratuitos que a capital lhe vai oferecer.

Festas de Lisboa: os tradicionais arraiais, marchas de Santo António e muitas surpresas

guia para as festas de lisboa

Arraiais Populares

Um pouco por toda a cidade poderá assistir, durante todo o mês de junho, aos arraias sempre com sardinha e caldo verde, para além dos habituais bailaricos. Percorra os bairros típicos e surpreenda-se, pois há uma arraial em cada esquina.

Casamentos de Santo António

O sonho de qualquer moça casadoira é unir os trapinhos com a benção de Santo António. Esta é já uma prática com dezenas de anos e mantém a mesma beleza e ingenuidade de outros tempos. Os noivos fazem os seus votos no altar dedicado ao santo e fazem juras de amor eterno. Se adora casamentos, não deixe de espreitar os casalinhos apaixonados.

Marchas Populares

Em Lisboa, o Santo António é especialmente celebrado com as marchas populares que enchem de cor e ritmo a Avenida da Liberdade. Se nunca assistiu, vale a pena fazê-lo este ano e admirar o tema de cada marcha e a forma como cada uma se vestiu e ensaiou os melhores passos. Já agora, fique para saber qual a grande vencedora.

20 anos da Expo 98 no Parque das Nações

Este ano celebram-se os 20 anos da Expo 98. A efeméride marcará a programação das festas de Lisboa 2018. De 09 de junho e a 30 de setembro, pode visitar a exposição de 78 fotografias de Bruno Portela que registam a zona do Parque das Nações, antes da Expo 98.

Lisboa Mistura, 07 a 10 de junho

Para celebrar a interculuturalidade, dirija-se à zona entre a Ribeira das Naus e o B.Leza e assista a concertos, DJ sets, oficinas ou conversas sobre o tema.

Fado no Castelo, 14 a 16 de junho, às 22h

A entrada é gratuita e as melhores vozes do fado vão lá estar. Carlos do Carmo, a 14 de junho, Carminho a 15 de junho e Camané a 16 de junho.

Espetáculo de encerramento, 30 de junho

O último dia de junho marca o fim das festas e fecha com chave de ouro: Gilberto Gil, conhecido por Refavela 40, faz as honras de encerramento num concerto marcado para as 22h, no Jardim da Torre de Belém. Para o acompanhar, convidou artistas sensação – como Mayra Andrade.

Descubra muito mais, como o concurso da sardinha e as homenagens que irão ser feitas a Vasco Santana>>

Talvez achasse que junho em Lisboa se reduzisse aos bailaricos e marchas de Santo António. Nada mais errado, certo? Todos os anos, a cidade prepara uma edição única, com uma programação ampla que abrange todo o mês de junho e oferece uma grande diversidade de eventos culturais.

Siga o nosso guia para as festas de Lisboa e confira a rede social do evento para se manter informado sobre quaisquer alterações e novidades.

Veja também: