Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
25 Set, 2018 - 14:42

Use um filtro de luz azul, os seus olhos agradecem

Nuno Margarido

Costuma ficar com os olhos cansados depois de uma longa exposição a ecrãs de computadores e smartphones? Utilize um filtro de luz azul.

Use um filtro de luz azul, os seus olhos agradecem

Passamos grande parte dos nossos dias a olhar para ecrãs de telemóveis e de computadores – algo bastante prejudicial para a saúde dos olhos. Antigamente, era possível comprar uma pequena “janela” que se punha por cima do ecrã do computador, mas o mundo evoluiu e agora é possível colocar uma “janela” apenas com uma app. Saiba como o fazer e conheça a importância do filtro de luz azul.

Saiba porque deve usar o filtro de luz azul

filtro de luz azul

O mal da luz azul

Estamos habituados a olhar para vários ecrãs ao longo do dia: o do computador, o do smartphone, a televisão, o tablet… algo que se faz desde que abrimos os olhos (de manhã) até ao momento em que fechamos os olhos (à noite). E quantos utilizadores é que já trocaram o livro pelo smartphone quando se deitam?

Um dos grandes problemas dos ecrãs atuais é que emitem uma grande quantidade de luz azul e isso pode ser bastante prejudicial para a saúde. Porquê? Porque a luz azul reduz os níveis de uma hormona chamado melatonina, que serve para regular o sono e o ritmo circadiano do corpo.

O que diz a ciência

A ciência diz que o ideal é interromper o acesso a esta luz azul cerca de duas horas antes de adormecer. Ou seja, duas horas antes de ir dormir, deixe de utilizar qualquer tipo de dispositivo. Se não o quiser fazer ou se quiser arriscar-se a utilizar qualquer um destes gadgets antes de ir para a cama, nada como utilizar um filtro de luz azul.

Como ter um filtro de luz azul

Os dispositivos atuais já possuem ferramentas que permitem poupar os olhos à constante exposição dos utilizadores aos ecrãs. Se fizer uma rápida pesquisa pelas opções do smartphone, deverá encontrar algo como um “modo noturno” ou algo semelhante. De qualquer forma, nada como aproveitar as apps que existem e que são criadas precisamente com o intuito de oferecer um filtro de luz azul.

Twilight

A Twilight é uma das escolhas dos editores da Play Store. É, provavelmente, a app mais completa que existe no mercado e tem protegido milhares de utilizadores por todo o mundo. Mas o que é que ela faz? Adapta a luminosidade do ecrã consoante o período do dia, filtrando a luz azul quando chega o pôr-do-sol. O melhor de tudo é que é possível regular a intensidade do filtro, bem como a intensidade da luz do ecrã.

Veja também: