Share the post "Governo decreta fim das máscaras nos transportes e em farmácias"
É o fim das máscaras nos transportes em Portugal. O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que procede à eliminação da obrigatoriedade do uso de máscara ou viseiras em alguns locais, nomeadamente nos transportes coletivos de passageiros, incluindo os transportes aéreos e também os transportes de passageiros como táxis ou TVDE.
Nas farmácias também cai a obrigatoriedade de utilizar máscara de proteção.
No entanto, e com o intuito de proteger as pessoas em situação mais vulnerável, permanecem obrigatórias em alguns outros locais, como é o caso dos estabelecimentos de saúde ou estruturas residenciais para idosos. Esta é uma das últimas medidas que estavam em vigor no âmbito do plano de combate à pandemia da Covid-19.
Nesta reunião do Conselho de Ministros, foi ainda decidido prolongar a situação de alerta, no âmbito da pandemia, até ao dia 30 de setembro. Marta Temido, ministra da saúde, justificou a decisão com a “manutenção da evolução favorável” da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, desde logo tendo em conta a “tendência estável do número de casos”.