Clara Henriques
Clara Henriques
08 Dez, 2015 - 07:00
Fim de sobretaxa em 2016? Costa diz que ainda não pode ser

Fim de sobretaxa em 2016? Costa diz que ainda não pode ser

Clara Henriques

Costa refere que ainda não há codições para acabar com a sobretaxa em 2016, mas há várias soluções que estão a ser estudadas.

O artigo continua após o anúncio

Estando já o Governo a gozar de plenos poderes, é tempo agora de olhar para o Executivo de forma atenta e perceber o que será possível ou não fazer. A primeira grande questão que se coloca é sem dúvida a eliminação da sobretaxa. O PCP e o BE defendem que a mesma deve ser totalmente eliminada em 2016, mas António Costa ressalva que ainda não há condições para o fazer. 

No entanto, são várias as soluções que o então primeiro-ministro está a estudar para conseguir acabar com a sobretaxa do IRS o mais rapidamente possível. 

Numa entrevista cedida ao jornal Público, António Costa revela que “há várias soluções possíveis, sendo que a eliminação de metade da taxa em 2016 e a outra metade em 2017 é um dos caminhos possíveis”. 

A ideia é trabalhar no sentido de conseguir que vários contribuintes consigam beneficiar já desta medida, principalmente os contribuintes mais desfavorecidos. 
Outra das matérias que está a ser trabalhada a todo o gás é o Orçamento do Estado, que António Costa garante querer ter pronto o quanto antes, tendo em vista “assegurar e contribuir para a meta de 3% do défice público”.

Para estas e outras medidas, António Costa acredita contar com o apoio da maioria parlamentar, esperando cumprir a sua legislatura até ao fim de forma estável.


Veja também: