Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
30 Out, 2020 - 15:02

9 tipos de fotografias que deve apagar do Facebook

Assunção Duarte

Saiba quais são os tipos de fotografias que deve apagar do Facebook e, portanto, evitar divulgar nas redes sociais. Veja os riscos que pode estar a correr.

Fotografias que deve apagar do facebook por segurança

Saiba quais são as fotografias que deve apagar do Facebook porque representam um risco para a privacidade e segurança de quem as publica.

Se publicarmos muita informação pessoal numa rede social que tem mais de 2 mil milhões de utilizadores, como o Facebook, podemos pôr em risco a nossa privacidade e segurança. Dados como a data de nascimento, o estado civil, a morada, o nome completo e mesmo o número de telefone, são informações pessoais que facilmente podem ser aproveitadas pelos piratas da web.

Mas o risco pode não vir apenas da informação escrita. Muitos utilizadores escondem esses dados pessoais, mas depois divulgam-nos, sem querer, através da publicação de fotografias.

as fotografias que deve apagar do Facebook

 Fotos que identificam localização

Este conselho é válido para todas as fotografias que identificam o lugar onde vive, onde trabalha, a escola dos seus filhos ou de outras crianças da sua família.

Cada vez mais, este tipo de fotos pode ser utilizado para descobrir moradas e locais verdadeiros. É particularmente importante ter isto em conta se for informação associada às crianças, como os parques onde brincam ou o sítios onde estão a estudar. Todo o cuidado é pouco para evitar chamar a atenção de pessoas menos bem-intencionadas.

fotograafias que deve apagar do facebook

Não publique fotos em tempo real

Está num restaurante e publica a foto do prato fantástico que está a comer, está na rua a passear o seu cão e mostra o parque onde ele está a fazer aquela pose de que tanto gosta, ou está numa festa com amigos e publica uma selfie onde estão todos muito animados.

Tudo isto parece inocente, mas se algum larápio andar a rondar a sua casa porque tem ideias de o assaltar, estas fotografias publicadas em tempo real, com hora e local, são uma boa ajuda para ele decidir quando e durante quanto tempo pode avançar.

É especialmente indicado para os que costumam fazer diários de férias e não deixaram ninguém a guardar a casa. Há já seguradoras que recusam cobrir prémios por roubo se os assaltados tiverem divulgado as suas localizações online em tempo real.

Uma coisa é mostrar uma foto sua na Torre Eiffel sem dizer se já voltou ou se ainda está em Paris, e outra é mostrar a todos os seus planos de viagem e até anunciar que está a entrar no avião para partir.

Fotos do bilhete de avião

Ainda a pensar nos utilizadores do Facebook que gostam de “publicar” as suas férias através de um diário visual de viagem detalhado, são particularmente perigosas as fotografias que mostram os cartões de embarque com código de barras.

Estes códigos são únicos e podem ser utilizados para aceder às informações pessoais que o seu comprador deu à companhia aérea quando adquiriu a viagem. Muito provavelmente, essa informação pode incluir dados sobe o seu cartão de crédito.

Não perca Cuidado Tinder: o Facebook Dating já chegou a Portugal

Fotos de crianças

Qualquer fotografia dos seus filhos ou de outras crianças da família deve sair do Facebook. É uma forma de proteger a intimidade das suas crianças e a sua segurança face aos predadores.

E lembre-se que, quando elas crescerem, essas fotos ainda podem estar na Internet e podem colidir com os seus interesses pessoais e profissionais.

Fotos privadas

Seja com a sua cara metade ou sozinho, todas as fotos íntimas e privadas devem ficar exclusivamente consigo, que é a única pessoa a quem as pode confiar a 100%.

Lembre-se que cada um de nós é responsável pela sua marca pessoal e essa marca, tal como as marcas comerciais, pode sofrer muito se estiver associada a imagens negativas ou com demasiada exposição. Cuide da sua pegada digital.

Fotos com pistas para passwords

As fotos que publique com os seus filhos, a sua cara metade, aquele animal de estimação de que tanto gosta ou do gato que teve em criança, tornam-se particularmente perigosas se tiverem nomes associados.

Os hackers que procuram entrar nos computadores, podem cruzar muita informação e esses nomes podem ser testados em passwords.

Fotos de festas

Estas dependerão sempre do tipo de festa que está a frequentar e onde é fotografado. Evite fotos que possam divulgar uma imagem sua diferente da que quer ou pode vir a querer ter. Lembre-se que, quer a nível pessoal, quer a nível profissional, muitas pessoas podem entrar em contacto com essas fotos, mesmo sem saber.

apagar do faceook

Fotos com outros

Tenha atenção ao tipo de fotos que publica com outras pessoas. Respeite as mesmas regras de publicação como se apenas se tratassem de fotos suas. Implicar outros nas fotos que publica, quer sejam pessoas que conheceu numa viagem ou amigos, é uma grande responsabilidade e o melhor é sempre pedir autorização, para tirar e para publicar a foto porque muitos podem concordar com a primeira e não com a segunda ação.

Pense também nesta questão sempre que alguém lhe pedir para entrar numa foto de grupo. Perceba se ao fazê-lo não se coloca em risco face ao que essa pessoa poderá fazer com a sua fotografia.

Fotos com copyright

Lembre-se que muitas imagens na Internet têm direitos reservados, quer dizer que é necessário pagar para as publicar. Mesmo que faça um copy paste e consiga publicar a imagem, isso não invalida que possa vir a sofrer uma ação legal sobre a imagem que está a publicar se alguém detetar a sua acção.

Proteja os direitos de quem produziu as fotos ou vídeos que publica online. Só assim garante que os seus direitos, nas imagens ou vídeos de sua autoria, também são protegidos.

Tome nota desta lista de fotografias que deve apagar do Facebook e pondere bem se deve ter, ou não, este tipo de conteúdo online e ao alcance de todos.

Veja também