Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
24 Jan, 2020 - 11:04

Segurança Social alerta para burlas por falsos funcionários

Ekonomista

As vítimas, normalmente idosos residentes em zonas rurais e isoladas, são abordadas por falsos fiscais que prometem prémios ou exigem o pagamento de multas.

Pessoas que fingem ser funcionários da Segurança Social

A Segurança Social está a alertar os cidadãos para situações de fraude e de roubo por parte de pessoas que se fazem passar por seus funcionários.

Através de comunicado, o Instituto da Segurança Social (ISS) revelou que os casos têm acontecido com mais incidência em zonas rurais e isoladas, sendo que os burlões têm abordado preferencialmente idosos.

Ao prometer prémios ou ameaçando com multas, fazem com que as pessoas a mostrem o dinheiro que têm em casa ou se dirijam a uma caixa Multibanco para pagar as ditas coimas.

O ISS divulgou, inclusivamente, um exemplo concreto: “os indivíduos iludem os cidadãos sobre existência de prémios e, alegando falsos pretextos para entrega do valor em causa, induzem as pessoas a mostrar o dinheiro de que dispõem nas suas habitações para visualizarem o número de série das notas, como condição para atribuição do mesmo”.

Outros casos há em que os burlões afirmam ser fiscais ou inspetores da Segurança Social e, nesta qualidade, têm multado os cidadãos, exigindo o pagamento na hora.

Deste modo, o ISS esclarece que “não atribui prémios ou gratificações” e ainda que “os funcionários da Segurança Social não se dirigem a casa das pessoas no sentido de solicitar ou cobrar qualquer montante monetário ou outro valor pessoal”.

Recomenda, por isso, que os cidadãos contactem de imediato as forças policiais sempre que indivíduos se dirijam à sua habitação, em nome da Segurança Social, a solicitar dinheiro ou a cobrar valores em dívida.

Veja também