Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
01 Set, 2020 - 15:47

Freixo de Numão: uma viagem de história e beleza natural

Mónica Carvalho

A pequena vila de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Coa, está cheia de história, achados arqueológicos e paisagens de grande beleza.

Comboio para Freixo de Numão

Freixo de Numão é considerado um dos locais mais bonitos do Norte de Portugal, não só pela localização, por entre montanhas, num planalto e com o rio Douro à sua frente, mas também pelos sítios arqueológicos..

O local pede mesmo um passeio a pé, com tempo, para poder desfrutar de cada canto com a devida atenção. Como tal, é importante que percorra com atenção o Percurso Pedestre do Circuito Arqueológico. Isto sem esquecer as minas de volfrâmio, o sítio arqueológico da Coladreira e o sítio arqueológico do Rumansil.

freixo de numão: aldeia debruçada sobre o douro

Vistas de Feixo de Numão

A principal atividade da região é a agricultura, mas a construção civil, a panificação, o comércio e os serviços são algo a destacar também. Assim como a produção vinícola, aproveitando a proximidade com o rio Douro.

Com tanta natureza e espaços verdes, está na hora de aconchegar o estômago. Freixo de Numão é um local excelente para isso mesmo. A região é conhecida pelos pratos típicos à base de carne de porco, aves, cabrito, javali, perdiz, resultando em receitas de arroz de cabidela e feijoada à transmontana com um sabor caseiro.

Se for mais adepto de peixe, saiba que também existem várias alternativas, graças ao peixe pescado no rio Douro, que costuma ser frito ou em escabeche. Por isso, guarde ainda espaço para os famosos e procurados enchidos, os produtos da terra, como a amêndoa, o azeite, e, claro, o inevitável vinho. E se ainda tiver espaço para a sobremesa, então experimente a famosa lampreia de ovos.

freixo de numão: Circuito Arqueológico

Espaço arqueológico em Freixo de Numão

Ao visitar Freixo de Numão, o Museu da Casa Grande, instalado num solar barroco, datado da segunda metade do séc. XVIII, é um dos pontos a visitar. Ali encontra vários exemplos com mostras significativas de Arqueologia e Etnologia, bem como um quintal anexo, com ruínas romanas, medievais e modernas, tendo ainda ali sido encontrados materiais que datam da longínqua Idade do Ferro.

O Castelo Velho é outro dos pontos must see em Freixo de Numão, cujo interesse está relacionado com achados arqueológicos, numa ligação entre o passado e o presente. É que este local ser também um dos mais imponentes miradouros da região. Estudos feitos sobre o local, permitiram apurar que aquele foi o local de habitação nas Idades do Cobre e do Bronze.

Achados milenares

O Vale Ferreiro e da Painova são mais dois importantes exemplos com vestígios da Idade do Cobre, denominada de Calcolítico. Contudo, achados mais recentes, permitiram ainda descobrir no local vestígios valiosos e significativos do Neolítico Antigo.

Já a presença dos romanos é algo bastante também significativo na região, sendo que os mesmo se encontram, um pouco por toda a vila de Freixo de Numão. Assim, estas são as principais villas rústicas associadas a este período da história, que merecem mesmo a sua visita:

  • Prazo, com três períodos distintos de ocupações: séc.l/II d.C, segunda metade do séc. III d.C. e a era de Constantino – séc.IV d.C.);
  • Rumansil, sendo este um local ocupado desde a segunda metade do séc. III d.C. até ao séc. V d.C.);
  • Zimbro II, cuja ocupação decorreu desde o séc. I d.C. até ao séc. IV d.C.;
  • Colodreira/Escorna Bois, tendo estado ocupado a partir dos finais do séc. II d.C. até aos sécs. VI d.C.).

Surpreendentemente ainda se encontram vestígios de uma provável civilização romana, nomeadamente por baixo de algumas casas e ruas da zona antiga da freguesia, onde se encontram achados epigráficos que homenageiam deuses romanos, com Juno, Júpiter, Lares, Breaegui e Turocicis.

Por sua vez, a Igreja Medieval do Prazo apresenta resquícios da Idade Média, nomeadamente em determinados tipos de sepulturas existentes, tanto dentro como fora da área deste local religioso.

Portanto, motivos mais do que suficientes para que a tranquila vila de Freixo de Numão seja um destino a considerar para uma escapadinha de fim de semana.

Veja também