Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
17 Ago, 2020 - 15:07

Praia artificial de Mangualde: cheirinho a maresia no interior

Márcio Matos

A praia artificial de Mangualde possui um programa de atividades capaz de agradar a miúdos e graúdos. Um destino para toda a família, com toda a segurança.

Aspecto da praia artificial de Mangualde

A praia artificial de Mangualde foi a primeira praia artificial de toda a Europa e, realmente, marcou e marca a diferença por tudo aquilo que consegue oferecer. Desengane-se se acha que este é um destino apenas para os mais jovens.

No recinto, há atividades e zonas pensadas para todas as faixas etárias, desde os mais pequenos aos mais crescidos. Se está à procura de um destino de verão diferente, com muita animação e diversão, e claro água fresca para dar uns mergulhos, então esta praia artificial de Mangualde pode mesmo ser a escolha certa.

A primeira praia artificial de Mangualde e da Europa!

Panorâmica da praia artificial de Mangualde

O Live Beach é a primeira praia artificial de Mangualde e de toda a Europa! Além de ser um complexo turístico, o Live Beach é um evento de escala nacional, que tem lugar todos os verões. Associada aos encantos da praia, existe uma forte vertente musical, comprovada pelos vários artistas nacionais e internacionais de renome a marcar presença na Live Beach, todos os anos.

Para tal, o recinto possui várias infra-estruturas de apoio, que ajudam à realização de diversas atividades capazes de proporcionar uma experiência única a quem visita o local. O conceito, além de inovador, é dirigido a todas as faixas etárias, sendo portanto um evento para toda a família.

No local foram implementadas todas as medidas de segurança, no contexto da pandemia da COVID-19, numa colaboração estreita entre o Município de Mangualde, a Proteção Civil e as autoridades de saúde.

Praia de Mangualde

O sucesso internacional desta praia já foi reconhecido, nomeadamente quando o jornal britânico “Metro” a incluiu na lista das 15 praias urbanas europeias fantásticas, corria o ano de 2016.

Com um enquadramento natural fantástico, rodeada de arvoredo, a Praia de Mangualde possui cerca de 10.856 metros quadrados de areal e uma piscina de 1.200 metros quadrados de águas cristalinas e salgadas. Além disso, há uma ampla zona verde de relvado e espreguiçadeiras com cobertura para relaxar.

Quem tem crianças, deve ainda saber que existe uma zona de divertimento infantil e uma praça de restauração para fazer as suas refeições, caso não leve marmita. Há tasquinhas com muitos refrescos para usufruir durante o dia. No recinto, não falta sequer uma loja com bonés, esteiras, guarda-sóis, raquetes de praia, entre outros itens de praia.

Bilhetes e preços

Os bilhetes diários têm um custo médio entre os 2,5€ e os 4,9€. Contudo, há uma diversidade de passes e bilhetes especiais que dão acesso ao recinto, por um preço mais vantajoso. Há ainda o bilhete de grupo e o cartão família. As crianças até aos 5 anos têm entrada gratuita.

Outros pontos de interesse na região

Igreja em Mangualde

Estalagem Romana da Raposeira

A apenas 1 minuto da praia, este é um mansio ou mutatio romano, uma estalagem pública ou oficial. Situada junta ao cruzamento de duas importantes estradas imperiais – uma da cidade romana de Vissaium (Viseu) e outra de Bobadela (Oliveira do Hospital) – esta estalagem terá sido construída nos inícios do séc. I d.C. Ela é composta por todas as instalações necessárias à sua função, tais como área termal, cozinhas e quartos de dormir, armazéns, estábulos e forja.

Ermida da Senhora do Castelo Mangualde

Também a 1 minuto da praia fica este Santuário de Peregrinação dos séculos XVIII e XIX. Admire o escadório de granito decorado com pináculos e as quatro capelas dedicadas à Sra. da Conceição, à Sra. da Encarnação, à Sra. da Visitação e à Sra. da Assunção. Há azulejos rococó a narrar episódios da Vida da Virgem. A igreja tem linhas simples, destacando-se uma torre ameada.

Palácio Condes de Anadia Mangualde

A cerca de 4 minutos da praia, fica este palácio do século XVIII, antiga residência dos fidalgos Paes do Amaral. As suas fachadas são elegantes e merece uma visita pela sua bela azulejaria e mobiliário da época de qualidade.

Solar dos Rebelos Leitões

Já a 5 minutos da praia, encontra-se o antigo solar dos Rebelos Leitões. Adquirido em 1856, foi sede dos Paços do Concelho e, atualmente, é aí que funcionam os serviços da Câmara Municipal.

Igreja Matriz de São Julião

Também a 5 minutos da Praia, fica esta igreja matriz. No início do século XII, um pequeno monastério dá origem a esta igreja. A atual é de fundação dionisíaca, do séculos XIII-XIV. A sua frontaria foi reconstruída em 1841, com nova configuração. A capela-mor possui um conjunto de talha dourada de estilo nacional, de cerca de 1709. No adro, há sepulturas escavadas na rocha da necrópole medieval.

Veja também