Catarine Martins
Catarine Martins
02 Nov, 2021 - 11:15

Conheça os benefícios das fronhas de seda para a pele e cabelos

Catarine Martins

Sabia que as fronhas de seda são as melhores amigas de uma pele bonita e saudável e de cabelos sem frizz? Contamos-lhe tudo.

Mulher a dormir em fronhas de seda

À primeira vista pode apenas parecer uma extravagância, uma vez que são mais caras do que as de algodão. Mas sabia que optar por fronhas de seda, ao invés das tradicionais de algodão, pode fazer maravilhas pela aparência da sua tez e também dos cabelos? Sim, leu bem. Venha daí e descubra tudo.

As fronhas de seda são aliadas de beleza

Tendência nos últimos anos entre celebridades e it girls, as fronhas de seda estão na moda por serem excelentes aliadas de uma pele bonita, saudável e com menos rugas. Com efeito, ao contrário das fronhas de algodão, que absorvem a água da pele e a deixam marcada mais vezes do que gostaríamos, a seda não marca o rosto. E, nesse sentido, é comum dizer-se que ajuda a preservar a tez das rugas.

Em boa verdade, não é que as fronhas de seda tenham o poder mágico de acabar com as rugas. Mas são boas aliadas para retardar o seu aparecimento.

Para além disso a seda é uma fibra protéica que contém 18 aminoácidos. E isso traduz-se na regeneração da pele durante a noite (se for, claro, aliado a cremes hidratantes e a uma boa rotina de pele), estimulando assim a produção de colagénio. Também o facto da seda permitir que a pele conserve a sua humidade, não a absorvendo como o algodão, permite que se mantenha mais saudável e hidratada.

Igualmente, é uma fibra antibacteriana e termoreguladora, o que é importante para que a pele se regenere e se mantenha sempre a uma temperatura ideal. Afinal, é durante o sono, enquanto dormimos, que a pele sofre um processo de regeneração.

As fronhas de seda e os cabelos

Para além das maravilhas que faz pela pele, as fronhas de seda assumem-se também como as melhores amigas dos cabelos. Sim, se costuma acordar toda desgrenhada e com os “cabelos em pé“, saiba que isso acabará assim que começar a dormir em fronhas de seda, uma vez que o contacto do cabelo com a seda reduz drasticamente o frizz e o volume excessivo do cabelo.

Mulher a usar base para pele oleosa
Veja também 5 melhores bases para peles oleosas

Como escolher?

Se faz parte daquele grupo de pessoas que acredita que todo o cetim é seda, saiba que está redondamente enganada. Para conseguir, de facto, usufruir de todos os benefícios das fronhas de seda na pele e nos cabelos, é crucial que adquira fronhas de seda pura.

Afinal, somente esta fibra natural, em virtude das suas características, permite que a pele se regenere sem marcar durante a noite, e que o cabelo acorde sem frizz.

Há outras fibras que não seda que podem dar origem a tecidos acetinados, como o poliéster, mas que não trazem os benefícios da seda. Nesse sentido, é crucial que verifique na etiqueta de composição que está mesmo a comprar seda, quando for em busca das fronhas novas.

Onde comprar?

Hoje em dia são já muitas as lojas onde é possível encontrar fronhas de seda pura, de excelente qualidade. Desde a Zara Home às tradicionais lojas de lençóis e roupa de cama, não esquecendo o El Corte Inglés ou a conhecida Slip Silk que vende online, à distância de um clique.

Consequentemente, e ao contrário do que acontecia há alguns anos atrás, atualmente é fácil encontrar fronhas de seda que lhe vão permitir dormir mais confortável e ter um sono reparador, enquanto cuida da sua pele e cabelos sem esforço.

E apesar de serem mais caras do que as de algodão, são um investimento na saúde da sua pele e dos seus cabelos.

Agora que já conhece os benefícios de investir numas fronhas de seda, e um dos maiores segredos de beleza das celebridades, do que está à espera para comprar e dizer olá a uma tez radiante e cabelos sem frizz?

Veja também