Furar tijolo parece tarefa fácil? É certo que para muitos nós a resposta é não. Quando se trata de um tijolo maciço, como o tijolo burro, pode ser um trabalho realmente desafiante. O tijolo burro é reconhecido pelas suas excelentes capacidades no isolamento acústico ou por ser muito resistente ao fogo, no entanto, este tipo é também muito usado como elemento decorativo – seja no interior ou exterior das habitações, conferindo sempre um ar rústico e cheio de charme ao espaço.
Pela sua elevada massa e densidade, quando chega a hora de pendurar um quadro, um espelho ou um candeeiro, há quem o tema – e com razão. Mas, a verdade é que a tarefa é bastante simples, desde que tenha o material adequado (e força de braços, já agora!). Tome nota do material necessário para furar tijolo e siga o passo a passo, e não esqueça de ter em conta a importância da técnica e da sua segurança.
Furar tijolo: passo a passo
Material necessário
- Régua ou fita métrica
- Lápis
- Óculos
- Proteção auditiva (tampões ou auscultadores)
- Máscara
- Luvas de couro
- Berbequim
- Fita adesiva
- Brocas de alvenaria
- Buchas
- Parafusos
- Aspirador
- Balde
- Esfregona
- Detergente
Como fazer
- Com a fita métrica, comece por medir a altura da localização dos furos. De seguida, segure os suportes daquilo que pretende afixar no lugar das medições e marque o local dos furos, com a ajuda do lápis.
- Se existir, consulte a folha de instruções do produto que pretende afixar, para confirmar a profundidade recomendada do orifício, e ajuste a medida da broca no berbequim.
- A segurança não é opcional, por isso, equipe-se com os óculos, a proteção auditiva, as luvas e a máscara.
- Se usar uma escada, confirme que está bem nivelada e firme – cair com um berbequim em funcionamento é uma péssima ideia!
- Apoie bem os pés, firme os braços e prepare-se para furar.
- Coloque o berbequim à baixa velocidade e segure-o com as duas mãos, bem firmes.
- Certifique-se que o berbequim está perpendicular à parede – perfurar em ângulo pode reduzir consideravelmente o poder de retenção.
- Comece com uma broca mais fina para marcar o lugar e abrir caminho.
- Troque para a broca final, certifique-se que o berbequim está perpendicular à parede, e comece a perfurar lentamente e varia a intensidade do berbequim até conseguir furar totalmente.
- Faça pausas para evitar o sobreaquecimento.
- Com um aspirador, remova todos os bocados de argamassa e pó do orifício – deixar o pó no buraco reduzirá o poder de retenção.
- No orifício, coloque a bucha e o parafuso adequados ao peso no objeto.
- Sem retirar as proteções, aspire as paredes, as faixas e o chão
- Lave as paredes, as faixas e o chão com um pano e uma esfregona húmida.
Reparou como, com o passo a passo correto, furar tijolo pode ser uma tarefa até bastante simples? Bons furos!
Veja também: