Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
13 Dez, 2019 - 15:20

As promessas de um futuro cada vez mais wireless

Assunção Duarte

A 5G, a Wifi 6 e as suas mmWave prometem mudar o mundo das ligações wireless e revolucionar o nosso modo de viver. E é já ao virar da esquina.

Casa com sistema wireless

futuro wireless começou a ser moldado quando as empresas de tecnologia apostaram nas redes Wi-fi que podem utilizar mmWave, as chamadas ondas milimétricas de alta frequência.

Quer o protocolo de comunicações móveis 5G quer o 6G podem utilizar estas ondas e prometem dar um salto qualitativo gigante na cobertura de rede, na densidade de utilizadores que podem suportar em simultâneo e na quantidade de dados que transportam.

Uma melhor ligação sem fios, que promete uma rede de alta velocidade e baixo custo para uso doméstico, vai com certeza trazer mudanças significativas nos hábitos de vida e de convívio entre as pessoas na próxima década.

Futuro wireless: um futuro mais smart 

Smartphone com wireless

Todos ligados e ao mesmo tempo

Os novos protocolos de comunicação móvel prometem uma ligação quase permanente à rede, quer seja no exterior ou interior dos edifícios.

Prometem que quer estejamos numa multidão a assistir a um concerto, ou sozinhos no campo, conseguimos navegar online, mandar ou receber mensagens e ver vídeos.

Os nossos dispositivos estarão cada vez mais preparados para apanhar rede em qualquer lugar e para qualquer tipo de utilização intensiva. 

Tudo são sensores

A internet das coisas poderá ser uma realidade verdadeiramente eficiente já que todos os dispositivos são poder funcionar ao mesmo tempo, com celeridade e eficiência.

Isso vai permitir que eles, não só comuniquem eficazmente connosco mas também entre eles, e para isso entram em campo os sensores. Haverá sensores para tudo que vão permitir aos dispositivos “espertos” antecipar as nossas necessidades e desejos, mantendo a nossa segurança e o nossa qualidade de vida.

Com uma capacidade wireless mais poderosa, muitos dos novos dispositivos podem usar tecnologia de radiofrequência para servir de sensor. Isto quer dizer que, mesmo sem câmara, podem detectar e registar movimentos de forma semelhante a um radar e “ver” o que está acontecer à sua volta sem registar imagens ou vídeo.

Realidade virtual é mesmo uma realidade

A presença virtual do que não está lá ou que não existe, seja em realidade aumentada ou em realidade virtual, pode ganhar um novo fôlego com este tipo de wireless.

Num mundo sem fios, mas capaz de colocar os dispositivos a fazer download ou a carregar quantidades massivas de dados, os hologramas e as telepresenças poderão sair da ficção científica para se tornarem uma companhia habitual.

Futuro wireless: um mundo melhor ou pior?

Computador ligado a rede wireless

A resposta a esta pergunta vai depender muito da sua visão sobre o que a tecnologia pode fazer por si e sobre o que está preparado para mudar na sua vida para a abraçar.

Se estiver disposto a acordar de manhã com um despertador que altera a temperatura da sua cama, um guarda-fatos que lhe mostre num ecrã as peças de roupa que escolheu para si porque sabe que tem uma reunião importante, e gostar de ver as noticias no telemóvel enquanto o seu carro o conduz para o trabalho, vai apreciar muito o novo mundo. 

Pense que nesse mundo também poderá conversar com hologramas de colegas de trabalho que estão no noutro canto do mundo, mas que parecem estar mesmo ali na sala de reuniões, ou que pode preparar o seu jantar ao mesmo tempo que conversa e fala com um familiar querido que já não está entre nós excepto na sua versão virtual. O novo mundo wireless promete-lhe tudo isto e muito mais.

Sim, é possível ter alergia ao wi-fi. Mas será mesmo uma doença?
Não perca Sim, é possível ter alergia ao wi-fi. Mas será mesmo uma doença?

Mas se é dos céticos, dos que gosta de colocar as mãos nos objetos, decidir à última hora o que quer fazer, ouvir ou vestir sem ter um assistente que programa e prevê as suas necessidades 24 horas por dia, e que acha a realidade virtual no mínimo deprimente , talvez se sinta oprimido com todo este wireless.

Neste caso não desespere e lute por um mundo onde haja opções, onde uma vida desligado possa conviver em  harmonia com uma vida ligada e não julgue antes de ver o que está para vir. É que entre todas as novidades que o futuro wireless lhe pode trazer, poderá haver alguma que foi feita à sua medida.

Veja também