Nuno Margarido
Nuno Margarido
19 Out, 2018 - 12:00
Usar papel de alumínio melhora o sinal Wi-Fi: verdade ou mito?

Usar papel de alumínio melhora o sinal Wi-Fi: verdade ou mito?

Nuno Margarido

Sabia que usar papel de alumínio pode melhorar o seu sinal Wi-Fi? Uma forma barata de fazer chegar o sinal a todos os cantos da casa.

O artigo continua após o anúncio

Imagine-se de computador na mão, a virar o dispositivo para aqui e para ali, à procura de algum sinal de Internet. Este cenário, infelizmente, ainda é uma realidade em muitas casas – e promete manter-se durante alguns anos, a não ser que o utilizador recorra a uma boa solução. Podemos sugerir uma barata? Papel de alumínio. Sabia que usar papel de alumínio pode melhorar o sinal Wi-Fi?

Saiba como usar papel de alumínio para melhorar o sinal Wi-Fi

usar papel de alumínio pode melhorar sinal wi-fi

Já pensou em recorrer a folhas de alumínio para redirecionar o sinal de Wi-Fi lá de casa? Se nunca o fez, devia tentar. Segundo a EurekAlert, um portal de notícias científicas, o teste foi realizado recentemente por um investigador do Dartmouth College e as conclusões não poderiam ter sido melhores: utilizar refletores de sinal e cobri-los com alumínio pode ser uma excelente solução para levar o sinal Wi-Fi a locais onde o mesmo não chega.

A experiência foi realizada por alunos da instituição para verificar a veracidade de soluções que existem na Internet e que recorrem apenas a uma lata de alumínio. Poderia uma solução tão barata ser melhor do que antenas direcionais ou repetidores de sinal, soluções bastante viáveis mas que podem pesar na carteira?

Usar papel de alumínio pode melhorar o sinal Wi-Fi? Sim, pode. Pelo menos segundo os resultados da experiência realizada. Nesta experiência, os alunos analisaram o espaço em que o router se encontrava e tentaram criar um refletor personalizado que otimizasse o sinal nas diversas divisões.

Após a obtenção de dados, os estudantes colocaram os dados num programa personalizado chamado WiPrint que permitiu criar um refletor de plástico ideal, criado através de uma impressora 3D. A última coisa a fazer? Cobrir o refletor criado com papel alumínio para que a reflexão fosse muito mais eficaz.

Quais os benefícios desta solução?

Em primeiro lugar, esta solução é bastante barata devido ao facto de qualquer pessoa possuir uma folha de alumínio em casa.

A solução permite, também, controlar minimamente e redirecionar o sinal Wi-Fi para que este chegue muito mais longe – uma solução bastante indicada para quem possui o router encostado à parede, com o sinal a ser transmitido em todas as direções.

É ainda possível impedir que o sinal se propague em determinadas direções, solução ideal para impedir que vizinhos tentem invadir a rede Wi-Fi.

O artigo continua após o anúncio

Atenção: usar papel de alumínio pode melhorar o sinal Wi-Fi, mas não permite expandir a área de cobertura do router. Permite, acima de tudo, que o sinal seja muito mais forte nas áreas em que este já se encontra.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp