Assunção Duarte
Assunção Duarte
20 Mar, 2019 - 14:35
Internet lenta? Estes 6 objetos prejudicam a rede wi-fi em sua casa

Internet lenta? Estes 6 objetos prejudicam a rede wi-fi em sua casa

Assunção Duarte

Tem notado que a ligação da Internet não está no seu melhor? Saiba que há objetos que prejudicam a rede wi-fi, reduzindo a qualidade e velocidade do sinal.

O artigo continua após o anúncio

Os objetos que prejudicam a rede wi-fi bloqueiam ou limitam a propagação do sinal de radiofrequência entre o router e os dispositivos que com ele comunicam sem fios, como smartphones, tablets ou computadores.

As ondas de radiofrequência são formadas por campos eletromagnéticos variáveis e atualmente vivemos num mar de ondas eletromagnéticas. TVs, rádios, radares, telemóveis, controlos remotos e mesmo linhas de transmissão de energia elétrica emitem estas ondas. Mas a própria luz do sol é uma onda eletromagnética.

Quando uma dessas ondas encontra um obstáculo, parte da sua energia é absorvida pelo objeto que bloqueia a onda, outra parte atravessa-o e ainda outra parte pode ser por ele refletida. Se não for totalmente absorvida, a onda continue a propagar-se, mas de modo mais atenuado.

No exterior, bastam prédios compactos, árvores altas ou condições meteorológicas específicas – como chuva, nevoeiro ou luz solar mais ou menos intensa -, para afetar a propagação do sinal wi-fi.

Dentro de casa ou num escritório, minimizar as interferências dessa propagação passa pela escolha de um bom local para colocar o router e por afastar do seu caminho tudo o que possa interferir com a qualidade e a velocidade de comunicação do seu sinal.

Conseguir uma interferência zero é praticamente impossível, mas há truques fáceis de aplicar para a reduzir ao mínimo, bastando para isso conhecer quais são os objetos e os materiais que afetam negativamente a sua rede.

Afaste os objetos que prejudicam a rede wi-fi em sua casa

router

1. Mobília grande e compacta

A ideia não é deitar mobília fora, mas podemos colocar o router de forma a que o sinal não tenha de atravessar um grande louceiro cheio de objetos de materiais diferentes, uma prateleira grossa repleta de livros e molduras ou um sofá compacto. O objetivo é não esconder o router nem atrás nem dentro de qualquer armário ou peça de mobiliário.

2. Paredes de gesso, cimento e cobertas de azulejo

Se a sua casa é grande e é atravessada por muitas paredes com estes materiais, vai ser difícil ter a mesma qualidade de sinal em todas as divisões. Há coisas que não pode mudar, mas que pode evitar.

O artigo continua após o anúncio

Colocar o router na cozinha ou na casa de banho, se estas tiverem paredes de azulejo, ou numa despensa escondida, não é definitivamente uma boa prática. Estes materiais que revestem paredes de tijolo ou cimento formam uma barreira difícil de atravessar pelas ondas de radiofrequência.

3. Janelas de vidro com filtros de isolamento

Madeira, materiais sintéticos e vidro são os materiais que menos impacto têm no bloqueio ao sinal wi-fi. No entanto, se o vidro for duplo e tiver aplicados filtros térmicos e de isolamento sonoro, ele pode bloquear fortemente a propagação do sinal.

É pouco provável que tenha vidros deste tipo no interior de sua casa, mas pense que salas com portas de vidro podem ser uma interferência tão grande como uma parede e que, numa casa de campo em que acede ao router interior a partir do jardim, uma parede de vidro fechada pode explicar um sinal mais fraco.

4. Espelhos e outros objetos com metal

A parte traseira dos espelhos em metal é a grande responsável pelo impacto negativo que um espelho causa na propagação do sinal. De todos os materiais, este é o que mais interfere no seu sinal.

As ondas de radiofrequência são formadas por campos eletromagnéticos variáveis e o metal é um excelente condutor de eletricidade e magnetismo, que facilmente absorve as ondas de rádio. Não é por acaso que os microondas são revestidos por uma caixa de metal que evita a dispersão das ondas que produz.

A preocupação com as interferências que o metal pode causar é particularmente válida para os escritórios que têm portas e mobiliário de metal a dividir áreas de trabalho.

5. Aparelhos sem fios e eletrodomésticos

A chegada da Internet das Coisas (IoT) e a possibilidade dos pequenos eletrodomésticos comunicarem entre si sem fios também afeta a qualidade das comunicações do router. Quase todos operam na mesma frequência, o que vai sobrecarregar a utilização do sinal, tornando todas as comunicações mais lentas.

O mesmo se pode dizer de eletrodomésticos, como o microondas ou o forno e os grandes frigoríficos. Para além do metal que incorporam, ainda podem afetar o campo eletromagnético.

O artigo continua após o anúncio

O melhor é afastar o router destes aparelhos e, se tiver muitos aparelhos a funcionar sem fios, talvez seja melhor comprar um router dual-band que pode utilizar tanto a faixa de 2,5 GHz (a mais frequentemente utilizada e que permite maior alcance) como a de 5 GHz (mais recente e que permite maior velocidade, mas menor alcance).

O objetivo é abrandar o congestionamento. Só tem de confirmar se os seus aparelhos sem fios são compatíveis com ambas as frequências.

6. Aquários

Quanto maior for o aquário mais vai bloquear o seu sinal. Isto por causa da quantidade de água que tem dentro. O sinal terá grande dificuldade em atravessá-lo. Isto porque o meio aquático, ainda que menos que o metal, é um dos materiais naturais que maior capacidade tem para absorver estas ondas.

Qual é melhor sítio para colocar o router?

objetos que prejudicam a internet wi-fi

O primeiro passo para evitar a interferência de todos estes objetos e materiais é colocar o router no local mais central e mais aberto da sua casa, não ter nada a tapá-lo e escolher o sítio mais alto que conseguir, de preferência junto ao teto. Quanto mais alto estiver, menos impedimentos vai encontrar no seu caminho.

Se detetar zonas ou direções em que o seu sinal é mais fraco e o seu router tiver antenas, também pode apontar uma delas para esse sítio. Ter uma antena na vertical significa quase sempre ter mais acesso ao sinal levantando o seu telemóvel, enquanto que na horizontal esse acesso vai aumentar nas zonas mais baixas.

Se tiver muitas paredes e barreiras com os materiais de que falamos e não for possível mudá-las, o ideal é comprar um wireless bridge, um extensor do seu sinal wi-fi, que capta o sinal do seu router e o reenvia de novo. Pode ser colocado nos locais onde a receção é mais fraca.

Veja também