Luísa Santos
Luísa Santos
18 Abr, 2019 - 10:25
Glory Days. Ainda se lembra destes gadgets?

Glory Days. Ainda se lembra destes gadgets?

Luísa Santos

Gadgets que nos dias de hoje são capazes de valer fortunas, mas que marcaram uma era e uma geração. E tornaram-se verdadeiramente icónicos.

O artigo continua após o anúncio

Retro“, “vintage“, como lhes quiser chamar… Os gadgets mais icónicos que marcaram várias gerações, são, provavelmente, alguns que já teve até em tempos. Outros irão certamente reavivar a sua memória. Revisite o passado e volte a lembrar alguns dos produtos mais icónicos de sempre.

10 gadgets que já nem lembrava

1. Apple Macintosh 128K

macintosh
Fonte da Imagem: National Post/Divulgação

Um dos computadores mais icónicos da Apple foi o Macintosh 128K, lançado em janeiro de 1984. O seu nome fazia referência à memória que tinha disponível (128K), o que na altura era bastante para um aparelho deste género.

Foi este o computador que foi abrindo caminho àquilo que a marca americana é hoje. Um exemplo disso pode ser visto no próprio rato produzido pela empresa, que na altura só tinha um botão, algo que se mantém até hoje no rato tradicional Apple.

2. BlackBerry Bold

blackberry bold
Fonte da Imagem: BlackBerry/Divulgação

O BlackBery Bold veio abrir portas para aquilo que viria a caracterizar esta que é ainda hoje uma das marcas conceituadas no mundo dos telemóveis: um dispositivo com ecrã e teclado QWERTY e que foi até há bem pouco tempo o modelo preferido de vários consumidores um pouco por todo o mundo. Lançado em 2008, este aparelho antecedeu outros modelos que, hoje em dia, podem ainda ser encontrados.

3. Sega Genesis

sega genesis
Fonte da Imagem: Wikipedia/Divulgação

Antes de consolas como a Xbox, Nintendo ou PlayStation, era a SEGA que dominava grande parte do mercado. A Genesis foi, por isso, determinante para a forma como se jogavam videojogos – desde a altura em que foi lançada, em 1988, até aos dias de hoje.

Este é, certamente, um dos gadgets que tem bem vivos na memória, por ter sido tão pioneiro. Os jogos assumiam a forma de blocos que eram encaixados na parte superior da consola. Exemplos de jogos como o Super Mario ou o Sonic deram início ao seu sucesso através deste aparelho.

4. Sony Discman

discman
Fonte da Imagem: Amazon/Divulgação

Ainda é do tempo em que andava com CDs para todo o lado? Então certamente se lembra do Sony Discman, um dos primeiros leitores de música portáteis que permitia ouvir música em qualquer lado. Tudo o precisava era de uns auscultadores e do seu CD preferido.

5. ZX Spectrum 48k

Spectrum
Fonte da Imagem: Wikipedia

O Sinclair ZX Spectrum foi um dos mais influentes microcomputadores da década de 1980. Lançado pela Sinclair Research foi um sucesso planetário. O Spectrum ligava-se a uma televisão e dispunha de um teclado de 40 teclas composto por uma placa de borracha flexível. Muita gente ainda se lembra de jogos como o Match Day, o Match Point, o Chuckie Egg ou o Decathlon. E, claro está,  imortal comando Load “”

O artigo continua após o anúncio

6. Pagers

pager
Fonte da Imagem: Unication/Divulgação

Os pagers são ainda hoje utilizados em determinadas situações, como é o caso de emergências médicas. O seu funcionamento inspirou a maior parte dos telemóveis que hoje conhecemos, sobretudo numa altura em que, para comunicar à distância, era este o aparelho preferencial.

7. Tamagotchi

tamagotchi
Fonte da Imagem: Bandai/Divulgação

O Tamagotchi marcou várias gerações, prova disso é o facto de ser fabricado ainda hoje. Este pequeno dispositivo cabia na palma da mão e era capaz de dar horas de entretenimento sem fio. O principal objetivo era cuidar do “boneco” que vivia dentro do Tamagotchi.

Desde limpá-lo até o alimentar, havia espaço e tempo para tudo. Manter este boneco vivo era a missão deste jogo, que reiniciava no caso de descurar do tratamento deste.

8. Telemóveis Flip

flip phone
Fonte da Imagem: Amazon/Divulgação

Outro dos gadgets mais icónicos de todo o tempo são os telemóveis flip que, para além de inspirarem grande parte dos telemóveis que hoje conhecemos, marcaram várias gerações. Para mexer no dispositivo (mandar mensagens, fazer e atender chamadas) era preciso abrir a sua parte de cima que depois, deveria ser fechada de forma a bloquear o aparelho. Daí a sua designação “flip“.

9. Sony Walkman

walkman
Fonte da Imagem: InvestedInstead/Divulgação

O Walkman antecedeu o Discman e merece, igualmente, um lugar nesta lista dos gadgets mais clássicos de sempre. Suportava as cassetes de música mais pequenas e podia ser levado para qualquer lado. Os seus botões e controlos permitiam “puxar para trás” ou para a frente cada música, para além de deixarem que pausasse e retomasse as suas músicas preferidas.

10. Nintendo Game Boy

game boy
Fonte da Imagem: Nintendo/Divulgação

O Game Boy, da Nintendo, foi a primeira consola portátil que existiu. Foram várias as versões que se seguiram ao aparelho original, lançado em 1989. Nesses dispositivos, a escolha de cores parecia interminável e permitia que cada pessoa se diferenciasse da próxima pela quantidade de opções que existiam.

Mas a verdade é que, ainda hoje, pode comprar um Game Boy à sua escolha. Foi este o dispositivo que tornou famosos jogos como o Pokémon que, com o passar dos anos, foi evoluindo – à semelhança do próprio Game Boy, que foi abrindo caminho para dispositivos como o Game Boy Advance e o Advance SP (bem mais pequeno), por exemplo.

Veja também