Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
10 Set, 2019 - 03:22
Walkman faz 40 anos e tem direito a uma edição especial

Walkman faz 40 anos e tem direito a uma edição especial

Mónica Carvalho

Não parece, mas já passaram mesmo 40 anos desde que o famoso Walkman da Sony entrou no mercado. Para celebrar, a marca criou uma edição especial.

O artigo continua após o anúncio

1 de julho de 1979: a Sony apresentou ao mundo uma nova maneira de “curtir músicas de alta qualidade com facilidade em qualquer lugar, a qualquer hora”. Nascia o Walkman e com ele uma forma de viver e experienciar a música que nunca mais parou de mudar.

Quase todos tinham um e quem não tinha cobiçava – afinal poder ouvir as suas músicas preferidas em qualquer lugar era algo ainda muito radical.

Assim, o Sony TPS-L2 Walkman foi o primeiro aparelho de cassetes de música verdadeiramente portátil. Desde então a marca lançou vários aparelhos derivados do famoso walkman, mas nada que se compare com esta edição especial para assinalar os 40 anos – ou então é o nosso coração saudosista a falar mais alto.

O anúncio foi feito na IFA 2019, uma feira internacional de serviços e equipamentos eletrónicos, que decorre anualmente na Alemanha. Quer saber mais sobre o novo aparelho?

Tudo sobre o novo Walkman

O Sony NW-A100TPS Walkman tem incorporado o logótipo do 40º aniversário impresso na parte de trás e está equipado com uma caixa e um pacote especialmente projetados que homenageiam o design do original Walkman TPS-L2.

Além disso, também possui uma interface de fita cassete exclusiva para quem deseja fazer uma viagem pela estrada da memória – sim, vai ser possível dar uso às cassetes que tem guardadas naquela caixa no sótão há anos!

Equipado com sistema operacional Android, o novo Sony Walkman é um paraíso para os amantes de música:

  • Amplificador digital S-Master HX para fornecer áudio de alta resolução e reduzir a distorção;
  • Processador DSEE HX para aprimorar o áudio compactado;
  • Processador de vinil para dar às faixas digitais o caráter do vinil, que, nos dias de hoje, continua a ser muito apreciado;
  • Bateria com duração até 26 horas;
  • 16 GB de capacidade máxima de armazenamenta, naquela que deve ser a única característica menos positiva deste aparelho;
  • Ligação Wi-Fi;
  • Conectividade Bluetooth e NFC, e permitem o uso de cartões de memória microSD.

Também haverá uma versão mais barata sem a marca do 40º aniversário, chamada Sony NW-A105 Walkman.

O artigo continua após o anúncio

Os equipamentos estarão disponíveis para comprar a partir de novembro, mas ainda não é conhecido o preço.

Walkman: 40 anos a dar-nos música

Ao longo de 40 anos de história, o Walkman trouxe novas maneiras de ouvir música em qualquer lugar a qualquer momento. A cada desafio, surgiu uma evolução no design. Relembre momentos esses momentos.

A história do Walkman e de todo o sucesso é, afinal, bem simples: um dos fundadores da Sony, Masaru Ibuka, tinha uma viagem de negócios para fazer e gostaria de, no trajeto, poder ouvir as suas músicas favoritas.

A ideia não lhe saiu da cabeça e o desafio foi lançado à equipa de engenharia e desenvolvimento de tecnologia da empresa. Agora já está a imagina o resultado, certo? Um aparelho simples, em som estéreo, que se assemelhava a uma imitação do gravador portátil TC-D5 da empresa, mas apenas com capacidades de reprodução.

Assim apareceu o protótipo do que viria a ser o Walkman, que só seria lançado oficialmente há 40 anos, com melhorias quer ao nível do design, quer ao nível das funcionalidades.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp