Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
16 Out, 2018 - 11:24

Google Pixel 3 vs iPhone XS: quem vence?

Luísa Santos

O topo de gama da Google contra o topo de gama da Apple. Quem vence o confronto Google Pixel 3 vs iPhone XS? Fique para ler.

Google Pixel 3 vs iPhone XS: quem vence?

Os lançamentos tiveram apenas dois meses de diferença. A Apple apresentou os seus novos produtos em meados de setembro e a Google lançou, no início de outubro, as suas novidades. Em confronto estão dois smartphones de topo de ambas as marcas. Quem vence o duelo Google Pixel 3 vs iPhone XS?

Google Pixel 3 vs iPhone XS: o topo dos topos

Google Pixel 3

Fonte da Imagem: Google/Divulgação

Parece um duelo eterno e interminável, e não se prevê que esteja perto de terminar. A batalha que opõe Android e iOS começou há mais de uma década e parece não ter um fim à vista – o que é bom para os utilizadores que procuram sempre os melhores produtos do mercado. Vejamos o que opõe estes smartphones.

Ecrã

No duelo Google Pixel 3 vs iPhone XS existe um parâmetro muito importante para análise: o ecrã. Do lado da Google, temos um display OLED, FHD, de 5.5”. Do lado da Apple, o ecrã é ligeiramente maior, com 5.8”. Para além de ser OLED, é um Super Retina HD, ligeiramente melhor que o seu concorrente.

A qualidade de imagem é fulcral na escolha de um smartphone, pelo que o iPhone XS leva a melhor neste campo, apresentando uma nitidez melhor em relação o Pixel 3.

Design e construção

A Apple é conhecida por ser absolutamente revolucionária no que se refere ao design dos seus produtos. A verdade é que foi com o primeiro iPhone que o mercado dos smartphones mudou radicalmente, por isso o iPhone XS não foge à regra – mantendo um desenho e construção cuidados, para além de um revestimento a vidro (inclusive na parte traseira).

Por sua vez, o Pixel 3 mantém-se um pouco “aquém” quando comparado com o seu rival, já que, ainda que muito compacto e manuseável, não aposta tanto nos materiais – mantendo uma construção em plástico duro, altamente resistente.

iphone xs

Fonte da Imagem: Apple/Divulgação

Software e Hardware

De um lado, Android. Do outro, iOS. Opõem-se, neste campo, as últimas versões de cada sistema: o Android 9 Pie e o iOS 12, ambos lançados este ano. São excelentes sistemas que têm, naturalmente, as suas vantagens e desvantagens, mas que se equiparam neste campo.

No que diz respeito ao armazenamento interno, o Pixel 3 está disponível em 64GB e em 128GB, enquanto que o iPhone XS tem três capacidades distintas: 64GB, 256GB e 512GB. Independentemente da capacidade, estará bem apetrechado com qualquer um deles, já que apresentam memória suficiente para guardar tudo o que precisa (ainda que a Apple tenha mais opções).

Na memória RAM, ninguém vence o duelo Google Pixel 3 vs iPhone XS, já que ambos apresentam 4GB. A questão que os diferencia, neste campo, é o processador. No caso do Android, temos um Qualcomm® Snapdragon™ 845, 2.5GHz + 1.6GHz, 64Bit Octa-Core. No caso do iOS, temos um A12 Bionic com Neural Engine.

É difícil pontuar este parâmetro, já que estamos perante processadores com um excelente desempenho. Contudo, o iPhone XS foi já destacado como sendo mais rápido que qualquer Android, o que é um fator a ter em conta em termos de eficiência.

Câmaras

O Pixel 3 tem uma câmara traseira de 12MP dual-pixel com abertura de f/1.8. Para além de focagem automática, a câmara da Google oferece um modo de deteção e correção de píxeis, estabilização de imagem (ótica e eletrónica). Na área do vídeo, pode filmar em 1080p a 30fps, 60fps e 120fps; em 720p a 30fps, 60fps e 240fps e também em 4K a 30fps.

A dual câmara frontal tem 8MP + 8MP, sendo ambas grande angular. A principal tem abertura de f/2.2 e a segunda apresenta uma abertura de f/1.8. Filmam também em três modos: 1080p a 30fps, 720p a 30fps e 480p a 30fps.

O iPhone XS, por sua vez, tem duas câmaras traseiras: uma grande angular (com abertura de f/1.8) e outra teleobjetiva (com abertura de f/2.4), ambas com 12MP. Este campo é ganho pela Apple tendo em conta não só estes parâmetros, mas também a quantidade de modos e efeitos que a câmara apresenta.

Em termos de vídeo, também existem diferenças significativas, já que o iPhone XS filma em 4K a 24, 30 ou 60 fps; 1080p HD a 30 ou 60 fps e 720p HD a 30 fps. Há, por isso, melhorias no que toca à filmagem em 4K, muito valorizada hoje em dia.

A câmara TrueDepth (frontal) tem 7MP e uma abertura de f/2.2). Tem, também, uma série de modos de fotografia incluídos, para além do modo retrato com efeito bokeh (fundo desfocado), cuja profundidade pode ser controlada pelo utilizador. Grava vídeo em 1080p HD a 30 ou 60 fps.

Google Pixel 3 vs iPhone XS: o veredito

O veredito final vai depender muito das preferências do utilizador, já que existe sempre uma inclinação inicial entre Android e iOS, cujo desempate chega a ser quase impossível. Contudo, e apesar do iPhone XS apresentar melhores funcionalidades na maior parte dos campos, o Pixel 3 não deixa de ser um excelente smartphone.

O preço também pesa nesta decisão, sendo que o Pixel 3 tem um preço inicial de 693,91€ (a versão de 64GB) enquanto que o iPhone XS é vendido a partir de 1.179,00€ (a versão de 64GB). É uma diferença notória que pode não compensar se tudo o que tiver em conta for a qualidade da câmara.

Veja também: