Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
30 Set, 2018 - 10:08

10 novas funcionalidades do iOS 12 que tem de conhecer

Luísa Santos

As novas funcionalidades do iOS 12 podem ser utilizadas em quase todos os dispositivos Apple. Saiba quais são as principais novidades, algumas escondidas.

10 novas funcionalidades do iOS 12 que tem de conhecer

Algumas são bem visíveis, mas outras nem por isso. As novas funcionalidades do iOS 12 podem, por vezes, não ser tão óbvias quanto parecem, pelo que terá de ativar algumas mais “escondidas”. Neste artigo, ajudámo-lo para que não deixe escapar nenhuma novidade.

Funcionalidades do iOS 12: as melhores novidades

ios
Fonte da imagem: Apple/Divulgação

Despertador

Se tem por hábito utilizar o despertador de um dispositivo Apple, há uma novidade que vai gostar. Se não acorda à primeira e gosta de fazer “Snooze” até, efetivamente, ter de se levantar, agora vai receber uma mensagem de “Bom Dia” acompanhada da temperatura exterior.

QR Codes

Apesar de, com o iOS 11, a Apple ter introduzido um scanner de QR Codes no seu sistema, uma das funcionalidades do iOS 12 é que, agora, pode adicioná-lo à central de controlo para que seja mais fácil e rápido aceder ao mesmo. Tudo o que tem de fazer é seguir estes passos:

  • Aceder a “Definições”;
  • Selecionar “Central de Controlo” e, de seguida, entrar na personalização de controlos;
  • Aí, basta selecionar o scanner como um dos controlos a adicionar.

Para aceder à Central de Controlo, só precisa de deslizar o dedo de baixo para cima, que ela aparecerá sem demoras.

Memojis

Os Animoji elevados à sua potência total. Agora, já pode criar o seu próprio boneco e reproduzi-lo fiel a si, se assim o pretender. Pode escolher o tom de pele, a cor do cabelo, os acessórios… Enfim, um sem número de hipóteses que certamente vai gostar de experimentar.

Mensagens

Ao utilizar a aplicação das mensagens, e tirar uma fotografia através da mesma, irá notar que existe um novo ícone no canto inferior esquerdo do ecrã. Se carregar nele, vai aperceber-se que a sua cara pode ser substituída por qualquer Animoji ou até mesmo pelo(s) Memoji(s) que criou.

FaceTime

Outra das funcionalidades do iOS 12 que vale a pena ter em conta são as chamadas de grupo do FaceTime, que agora permitem a participação de até 32 pessoas em simultâneo. Sim, leu bem. Esta é uma novidade que, contudo, a Apple prevê que demore mais umas semanas a estar disponível.

Atualizações automáticas

Não de apps, mas do sistema. Já pode definir essa atualização como automática, para que não tenha de autorizar sempre o update do sistema de todas as vezes que há um novo disponível. Se pretende que essa atualização seja automática, basta seguir estes passos:

  • Aceda às “Definições”;
  • Selecione “Geral” e, de seguida, aceda à atualização de sistema;
  • Selecione o cursor se quiser esses updates automáticos.

Bedtime

Outra das funcionalidades do iOS 12 é, também, uma das novidades dessa atualização: o modo Bedtime. Ao ativá-lo, nada o irá incomodar durante o seu período de descanso. As notificações, mensagens ou chamadas são automaticamente desativadas (até mesmo do ecrã bloqueado) e, por isso, nunca surgirão momentos de luminosidade indesejada. Para isso, só tem de ir às “Definições”, “Não incomodar” e, por fim, “Bedtime”.

Notificações

Já pode gerir as suas notificações de forma personalizada. Agora, em vez de receber várias notificações da mesma app e essas se prolongarem ao longo de uma lista vertical, são agrupadas umas atrás das outras. Pode aceder a cada “grupo” pela ordem que entender, para além de as poder “deslizar” para a esquerda e gerir da forma que entender.

Screentime

A Apple começou a expressar, recentemente, a sua preocupação com a quantidade de tempo que os utilizadores passam num dispositivo móvel. Por esse motivo, disponibiliza agora a hipótese de ver quanto tempo tem o ecrã ligado durante o dia, para além de poder saber o tempo que gasta em determinadas aplicações.

Measure

É a nova app do iOS 12. Com a Measure pode medir objetos à escala real através da câmara do seu dispositivo. Tudo o que precisa é de apontar para o objeto que pretende medir e esperar que a aplicação faça a sua magia.

Veja também