Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
07 Jun, 2018 - 09:00

9 novidades do iOS 12 que tem de conhecer

Ana Duarte

O iOS 12 traz várias novas funcionalidades e uma das que merece mais destaque é a maior rapidez de funcionamento dos dispositivos. Conheça as outras.

9 novidades do iOS 12 que tem de conhecer

A Apple apresentou, durante a conferência WWDC 2018, nos EUA, o iOS 12. Esta nova versão do sistema operativo do iPhone e do iPad traz novas funcionalidades, como maior rapidez em dispositivos (especialmente nos mais antigos), melhorias a nível de privacidade, realidade aumentada, etc. Neste artigo, vamos falar-lhe das principais novidades do iOS 12.

Uma versão beta do iOS 12 vai ser disponibilizada no final de junho de 2018, sendo que a versão final será lançada em setembro de 2018 e estará disponível em dispositivos que suportem o iOS 11.

Novidades do iOS 12: o que vai mudar no iPhone e no iPad

1. Rapidez

Esta é, para muitos, a melhor das novidades do iOS 12. A Apple garantiu que os utilizadores vão ter melhorias no que toca à rapidez de funcionamento do software, incluindo smartphones que tenham sido lançados após 2013 (a partir do iPhone 5S).

As apps vão abrir até duas vezes mais depressa, a câmara vai ser carregada 70% mais rapidamente e o mesmo vai acontecer com o aparecimento do home screen, após o dispositivo ter sido bloqueado. A empresa americana referiu que melhorou a performance a todo o nível, não desprezando dispositivos mais antigos.

2. Grupos de notificações

O iOS vai permitir agrupar as notificações, de modo a que o utilizador não tenha de ver muitas notificações seguidas da mesma app. Os alertas passarão a estar organizados, o que significa que vai haver uma poupança de espaço no ecrã e o utilizador passa a ter mais controlo, não recebendo sempre notificações separadas da mesma aplicação.

3. Realidade Aumentada (RA)

RA

Fonte da imagem: Apple/Divulgação

A Apple vai lançar o ARKit 2, que vai ser útil para tirar medidas de objetos, entre outras. Usando o iPhone e marcando dois pontos de uma mesa, por exemplo, o dispositivo vai dar a sua largura e comprimento. Ainda melhor, se o telemóvel for apontado a um objeto retangular, como uma fotografia, o sistema de RA vai automaticamente reconhecer a sua forma e dar as medidas.

O ARKit vai também permitir novas experiências: em jogos, por exemplo, dois jogadores em dispositivos separados podem observar o jogo a partir do mesmo ponto de vista.

4. Privacidade e segurança

Apple

Fonte da imagem: Apple/Divulgação

O Safari vai impedir os botões de gosto e partilha do Facebook (bem como de outros social widgets) e anunciantes de monitorizar a atividade do utilizador na web sem a sua permissão.

A empresa vai também lançar uma funcionalidade USB, que tem o objetivo de proteger os dados do utilizador contra ladrões ou autoridades, caso estes se apropriem do gadgets.

Vai limitar o que pode ser feito a partir da porta lightning após uma hora de inatividade no telemóvel, para evitar o que iPhone seja desbloqueado ao ser ligado a um computar ou hacking box.

5. Outras novidades

  • Controlo do grau de vício em relação ao iPhone;
  • Controlo parental mais elaborado;
  • Mais animojis;
  • App das Fotos com mais funcionalidades;
  • FaceTime permitirá conversas partilhadas entre 32 pessoas (no máximo).

Veja também: