ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Ekonomista
Ekonomista
14 Out, 2020 - 13:47

COVID-19: Estado de Calamidade para todo o território nacional

Ekonomista

País vai passar de Estado de Contingência para Estado de Calamidade às 24 horas de hoje. Notícia foi avançada pelo primeiro-ministro após reunião do Conselho de Ministros.

Idoso à janela com máscara

Hoje, à saída da reunião do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro anunciou ao país que o Governo decidiu elevar o nível de alerta para Estado de Calamidade para todo o território nacional.

António Costa justificou a decisão com a evolução da pandemia em Portugal, que classificou como sendo “grave”.

Assim sendo, a partir das 24 horas de hoje e até às 23:59 horas do dia 31 de outubro de 2020, deixarão de poder haver ajuntamentos na via pública de mais de 5 pessoas, sendo que esta limitação será abrangida a outros espaços de uso público de natureza comercial ou na restauração.

Eventos de natureza familiar como casamentos, batizados e outros que sejam marcados a partir de hoje, com um máximo de 50 participantes, ficarão também sujeitos ao cumprimento das normas de afastamento físico e de proteção individual como seja o uso de máscara.

Já nos estabelecimentos de ensino, nomeadamente nas universidades e nos politécnicos, passam a estar proibidos festejos académicos e atividades de caráter não letivo ou científico tais como as cerimónias de receção de caloiros e outro tipo de festejos que implicam ajuntamentos.

Veja também