Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Sofia Ramos
Sofia Ramos
01 Jun, 2017 - 12:16

Guia de viagem a Bangkok e Phuket para umas férias top

Sofia Ramos

Já pensou em ir à Tailândia este ano? Comida exótica deliciosa, cores e cultura fascinantes, povo afável e muito mais. Saiba tudo neste guia de Bangkok e Phuket.

Guia de viagem a Bangkok e Phuket para umas férias top

A Tailândia é um país incrível. Neste guia de viagem a Bangkok e Phuket, mostramos-lhe o porquê destes serem os dois destinos tailandeses mais procurados. Bangkok é a capital e a cidade mais populosa do país, com cerca de oito milhões de habitantes. Aqui está-se no epicentro de uma das culturas asiáticas mais sedutoras de sempre: a comida é um desporto nacional e as cores, os aromas e o caos da cidade funcionam como autênticos ímans, à semelhança dos enormes contrastes entre as partes antigas e modernas da cidade.

Por outro lado, Phuket assemelha-se a um paraíso, com as suas praias de postal ilustrado e uma envolvente natural única, onde é possível relaxar e usufruir de uma atmosfera verdadeiramente mágica.

O essencial para dias maravilhosos em Bangkok e Phuket

Bangkok: uma cidade a explorar sem limites

placeholder-1x1

Uma das maiores e mais enigmáticas metrópoles do mundo, Bangkok tem exotismo e poder de atração para qualquer viajante que goste de contactar com novos hábitos e culturas. É uma cidade para ser vivida sobretudo na rua, ao ar livre, explorando o seu caos colorido e deixando-se guiar pelos seus aromas e sabores. Se há quem a apelide de ‘cidade do pecado’, também há quem lhe chame ‘cidade dos anjos’ e é neste enorme contraste que reside muito do fascínio de Bangkok.

placeholder-1x1

Aqui, há centros comerciais gigantescos com ar condicionado, mas também há inebriantes mercados de rua a céu aberto; há templos com séculos de história e edifícios sofisticados; há arranha-céus com restaurantes de luxo no rooftop, ao lado de bancas modestas de comida fumegante e despretensiosa; há tuks-tuks  a dividirem as ruas com carros de alta cilindrada. Fervilhante é uma palavra que se aplica na perfeição a Bangkok, uma cidade que vale a pena conhecer.

O que visitar em Bangkok

Ko Ratanakosin e Thonburi
Ko Ratanakosin é uma ilha artificial e foi a partir daqui que Bangkok começou a crescer. Os seus principais pontos de atração são os templos budistas, como o Wat Phra Kaew e o Grande Palácio, assim como a imponente estátua de Buda reclinado em Wat Pho. Se atravessar o rio Chao Phraya, chegará a Thonburi onde poderá visitar Wat Arun, um dos poucos templos budistas do país que é possível escalar.

placeholder-1x1

Chinatown
Por momentos, terá a sensação de que algum truque de magia o transportou até uma genuína cidade chinesa, extremamente movimentada e assumidamente comercial. Pessoas chinesas ou de origem chinesa aos magotes, placas e tabuletas escritas em chinês e, claro, comida com muita inspiração chinesa. Não deixe de visitar o templo Wat Traimit, que acolhe a maior estátua de Buda do mundo, ou o mercado de peixe e marisco de Phadungdao.

Siam Square
Este é o quarteirão principal do bairro mais comercial de Bangkok, onde não faltam enormes mercados ao ar livre e megashoppings, que fazem as delícias das almas mais consumistas, com destaque para os surpreendentes MBK Center e Siam Paragon. Para uma pausa nas compras, visite o museu de arte Jim Thompson House.

placeholder-1x1

Chatuchak Weekend Market
Está entre os maiores mercados do mundo, por isso, uma visita a Chatuchak é altamente aconselhável, mesmo que o intuito não seja comprar. É aos fins de semana que o mercado se apresenta mais completo, ainda que durante a semana venda produtos específicos, como flores e plantas às quartas e quintas-feiras. Fica na parte norte de Bangkok.

Phuket: bem-vindo ao paraíso

placeholder-1x1

Antes de mais, dizemos-lhe que se lê ‘Puquê’, ou seja, é como se o h não existisse. Depois, que se trata de uma ilha, a maior da Tailândia, mas que, devido aos seus 49 quilómetros de comprimento e 576 km2 de área total, mal se sente que estamos rodeados de água. Conhecida como “a pérola de Andamão”, devido ao mar Andamão onde se encontra e que integra o Oceano Índico, Phuket é um destino muito procurado por quem quer fazer praia, relaxar e divertir-se.

placeholder-1x1

Para além das irresistíveis praias, os três milhões de turistas que anualmente rumam a Phuket sentem-se também atraídos por uma certa movida luxuosa, feita de bares, restaurantes, lojas de marca, passeios de iate e massagens em spas. Patong é a cidade com mais vida, mas não deixe de explorar Rawai, no sul da ilha, mais relaxada e autêntica. As praias ‘gémeas’ de Kata e Karon também merecem ser apreciadas.

O que visitar em Phuket

Phang Nga Bay
A natureza no seu melhor: na Baía de Phang Nga ficará maravilhado com as águas verde-esmeralda e as rochas imponentes cobertas de vegetação, num cenário absolutamente único. Habitat para uma fauna distinta, possível de observar em algumas visitas organizadas disponíveis.

placeholder-1x1

Cidade Antiga de Phuket
Fica a cerca de 45 minutos de autocarro de Patong e ainda apresenta resquícios arquitetónicos da passagem dos portugueses pelo Oriente. Para além das mansões antigas, dos templos e santuários e de alguns museus, há bares e restaurantes para pausas reconfortantes.

Passeie pelas ruas Dibuk, Soi Romanee (nesta, aprecie os edifícios de estilo sino-português) e Thalang; visite o santuário chinês Jui Tui, espreite a casa senhorial Bann Chinpracha e, se é supersticioso, não deixe de comprar um amuleto no Mercado de Amuletos, situado numa pequena travessa da rua Rassada.

Vida noturna em Bangla Road
Seja para se divertir à grande, ou apenas para apreciar o seu bulício impressionante, não deixe de ir pelo menos uma noite à rua Bangla, em Patong, desde que o faça com boa-disposição e mente aberta, pois aqui não faltam turistas e locais extravagantes, muitos bares de strip e espetáculos de cabaret.

placeholder-1x1

Grande Buda
Visível desde muitos pontos do sul da ilha, é uma estátua de Buda de gigantescas dimensões, com 45 metros de altura, situada no monte Nakkerd, o que permite obter vistas de 360º da ilha, verdadeiramente deslumbrantes . A viagem de seis quilómetros até lá, a partir de uma das estradas principais de Phuket é igualmente memorável.

Templo de What Chalon
Phuket conta com 29 templos e um dos mais visitados é Wat Chalong, centro espiritual da ilha, a 8 km da cidade de Phuket. Colorido e ricamente decorado é na verdade um complexo de edifícios com vários Pagodes em seu redor. Aqui irá poder contactar com o Budismo e aprender várias coisas sobre esta religião e filosofia de vida. Em dias e feriados especiais, a zona enche-se de banquinhas e restaurantes de rua, conferindo-lhe uma atmosfera ainda mais especial e genuína.

placeholder-1x1

Phi Phi Island
E a terminar a lista de sugestões para Phuket, não podíamos deixar de lhe recomendar uma viagem às ilhas Phi Phi (mais uma vez, lê-se como se o h não existisse). Foi nas suas praias deslumbrantes que se gravaram as cenas do filme A Praia, com Di Caprio. O estado selvagem das mesmas tem sido incrivelmente preservado e aqui sente-se o tempo parar, de verdade. Para muitos, ir a Phuket tem mesmo apenas este objetivo: ser mais fácil chegar às Phi Phi, a cerca de duas horas de ferry de Phuket.

placeholder-1x1

Estas férias, deixe-se deslumbrar pelas paisagens da Tailândia, pela riqueza da sua cultura e pela sua cozinha deliciosa.

Informações úteis sobre a Tailândia

Moeda
Bhat tailandês – 1 euro ± 38 THB

Fuso horário
+ 6 horas do que em Portugal Continental (no verão)

Documentos
Passaporte com um mínimo de seis meses de validade; não é necessário visto

Duração da viagem
Lisboa – Bangkok: 14 horas e 45 minutos, com 1 escala

Segurança
Muitos taxistas, motoristas de tuk-tuk e empregados de bar tentam aproveitar-se dos turistas. Desconfie de ofertas e propostas espetaculares e tente ser astuto para perceber se o estão a enganar. Nos mercados negoceie os preços: os produtos estão marcados já a pensar no regateio. Evite andar sozinho, sobretudo em locais de segurança duvidosa e tenha cuidado com os seus pertences.

Saúde
É importante fazer a profilaxia da malária e ter em dia as vacinas comuns; deve beber apenas água engarrafada (use esta para lavar os dentes e evite bebidas com gelo se não tiver a certeza se este foi feito com água engarrafada); deve evitar alimentos crus ou pouco cozidos, nomeadamente nas bancas de rua; é ainda aconselhável levar alguns medicamentos básicos e repelente de insetos.

Marque já as suas férias em bangkok e phuket!

Veja também: