Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
25 Mai, 2018 - 00:00

Guia local Biarritz: muito além do luxo e do surf

Patrícia Abreu

Aproveite o verão para redescobrir Biarritz e embarque connosco para este pequeno paraíso sobre a terra. Saiba como chegar, o que visitar e onde relaxar.

Guia local Biarritz: muito além do luxo e do surf

Embarque nesta redescoberta de Biarritz e saiba o que visitar. Do luxo ao surf, Biarritz tem lugar para tudo. Para todos aqueles que adoram banhos de sol e praias convidativas, Biarritz, no litoral Atlântico de França, perto da fronteira com Espanha, é o lugar perfeito para desfrutar de um excelente verão.

Descobrir Biarritz

biarritz

Sobre a região de Biarritz

Situada a cerca de 170km de Bordeaux e atravessada pela cadeia montanhosa dos Pirinéus, Biarritz fascina a qualquer momento. Outrora pitoresca vila de pescadores, Biarritz tornou-se um refúgio para a elite do século XIX quando Napoleão III e a sua esposa Eugénie de Montijo, se retiraram num penhasco com vista para as duas praias douradas da cidade.

No século seguinte, o charme de Biarritz atraiu estrelas do glamour, como Coco Chanel, Frank Sinatra e Ernest Hemingway, que elevaram a reputação de Biarritz. Em 1957, uma adaptação cinematográfica do romance de Ernest Hemingway (The Sun Also Rises) foi gravada em Biarritz, o que deu enorme exposição à Grande Plage.

Quem visita hoje Biarritz ?

Antigamente unicamente visitada pela alta sociedade, Biarritz, com a sua atmosfera relaxada atrai uma mistura de surfistas, turistas nacionais ou internacionais que estejam à procura de um local de requinte e calmo para fazerem umas boas férias.

Com praias cujas marés agradam a surfistas, com um sol que convida qualquer um a fazer praia e com comércio local que vende alpargatas, cerâmicas e têxteis tingidos à mão e muito tradicionais e ainda com restaurantes e bares onde o vinho convida ao luxo, Biarritz tem-se imposto como uma cidade para todos, reinventando-se sempre.

O que visitar em Biarritz

  • Caminhadas à beira mar e no centro

Se procura um passeio imperdível à beira mar, a costa a pé do farol que se dirige para a cidade é um dos melhores de toda a Europa. Aqui estão localizados o Hôtel du Palais, outrora a base de Napoleão III e as luxuosas villas da Belle Époque, que comprovam a presença da realeza e da nobreza estrangeira de Biarritz. O caminho é feito por entre rochas e falésias, pequenos portos e praias menores. O ponto final é a interminável Cote des Basques.

O centro da cidade é repleto de bares, restaurantes e lojas que acrescentam valor a qualquer roteiro. Faça um passeio de final de tarde por lá e aproveite para, além de fazer comprinhas, provar a gastronomia local.

  • Museus

Há museus locais imperdíveis em Biarritz, sendo alguns exemplos o Musée de La Mer, o Asiática e o do Chocolate.

O Musée de La Mer é um aquário imperdível, com inúmeras espécies e que promete cativar a atenção dos mais pequenos, mas também dos adultos.

O Musée Asiatica é uma coleção privada de arte e história asiática que vale bem a pena visitar.

  • Locais e casas de comércio

Se procura visitar o comércio local, recomendamos o mercado Halles, um dos mais ricos do sul da França. Aqui reina a abundância basca, e encontrará desde polvo a presuntos de Bayonne pendurados.

Em Biarritz existem também concept stores bem minimalistas, como a Etxe Nami, uma loja de inspiração japonesa e basca que inclui um restaurante vegetariano orgânico, uma bela boutique e um espaço de residência artística. Um local diferente e que, tal como Biarritz, se reinventou para agradar um leque vasto de visitantes.

Surf em Biarritz

surf

Embora a influência basca seja percetível na sua arquitetura e na sua gastronomia, o que tem vindo a atrair a atenção dos jovens são efetivamente as suas praias de ondas altas e fortes, que dão lugar a grandes campeonatos nacionais e internacionais de surf. Para amantes do surf, recomendamos a La Grande Plage, a maior praia de toda a cidade, MarbellaMiramar e Costa dos Bascos.

Como chegar

Partindo de Paris é possível chegar a Biarritz de comboio ou avião. A primeira viagem dura cerca de 5 horas, saindo da Gare de Montparnasse, e o voo com destino ao aeroporto Biarritz-Anglet-Bayonne, que se encontra a 4km do centro de Biarritz, demora cerca de 1h20.

Centro de Informações Turísticas

Informações práticas e conselhos úteis, desde transportes, hospedagem, alimentação, festivais ou eventos culturais, entre outros, contacte:

Endereço: Villa Javalquinto Square d’Ixelles 64200 Biarritz

Telefone: +33 (0)5 59 22 37 10

Site: tourisme.biarritz.fr

Veja também: