Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
18 Fev, 2020 - 13:11

Helsínquia, catedrais e Natureza banhadas pelo Báltico

Márcio Matos

Helsínquia é uma cidade que combina na perfeição o moderno e o antigo. Descubra as principais atrações da capital finlandesa para uma viagem única.

catedral vermelha em Helsínquia

Helsínquia, capital finlandesa, destino de catedrais e edifícios modernos, cidade da cultura, do design e da arquitetura e uma das principais cidades da Escandinávia.

Ótima para explorar caminhando, o seu centro é cativante e pleno de atrações que tem de conhecer. Usufrua ao máximo dos museus, parques e vistas de cortar o fôlego e faça de Helsínquia a sua próxima paixão.

Helsínquia: 10 atrações das catedrais aos parques

1. Catedral de Helsínquia

Projetada por Carl Ludwig Engel, em meados do século XIX, este edifício fica bem no centro, na praça Senaatintori (praça do Senado).

catedral de helsínquia

Trata-se de uma igreja luterana, em estilo neoclássico, com colunas brancas, que fazem lembrar edifícios gregos. No cimo, exibe uma grande cúpula verde e quatro mais pequenas. Nos vértices, conta com 12 estátuas de zinco que representam os apóstolos.

2. Suomenlinna

Esta é uma fortaleza setecentista, classificada Património da Humanidade pela UNESCO. A atração fica situada num grupo ilhas e possui uma extensa área verde, cafés, restaurantes, museus e espaços de lazer. Pode chegar a ela através do ferry HKL que parte da Praça do Mercado.

Suomenlinna

3. Catedral Uspenski

Mais uma catedral de Helsínquia, desta feita situada na ilha de Katajanokka. Esta construção é dedicada à Virgem Maria e é a maior igreja ortodoxa da Europa ocidental. Foi erguida em meado do século XIX e destaca-se pela sua fachada em tijolo vermelho, com cúpulas verdes e douradas em estilo bizantino. As cúpulas representam Cristo e os 12 apóstolos. O interior da catedral é rico em ícones e candelabros.

4. Temppeliaukio

No bairro de Töolö, fica esta interessante igreja luterana, escavada em rocha granítica. A sua construção começou em 1930, tendo sido retomada em 1968. Da responsabilidade dos irmãos Suomalainen, este edifício é brilhantemente iluminado pelos raios de sol que penetram pela sua cúpula de cobre.

As cidades baratas para viajar
Veja também As 10 cidades mais baratas da Europa para viajar

5. Ilha Seurasaari

Esta é uma pequena ilha que fica a noroeste da cidade de Helsínquia. Quem ama a Natureza, pode encontrar aqui uma grande diversidade de fauna e flora. A adornar, existem ainda réplicas de construções antigas em madeira, dos séculos XVIII a XX.

6. Capela de Kamppi

Uma capela ecuménica que fica na Praça Narinkkatori. Um edifício moderno e em madeira que é utilizado como um espaço de retiro e de recolhimento. Independentemente do credo, idade ou convicções, este é um local que merece ser visitado.

7. Parque Esplanadi

Neste Parque de Helsínquia acontece um pouco de tudo, desde de desfiles de moda a concertos de jazz. Este parque estende-se por uma ampla área verde, por onde é possível encontrar vários artistas de rua, cafés, como o Esplanad, onde pode saborear petiscos tipicamente finlandeses, como a sopa de salmão ou os Korvapuusti (bolinhos de canela).

Parque Esplanadi

8. Museu Nacional da Finlândia

Este museu de Helsínquia reúne uma grande coleção de objectos etnológicos, desde a idade pré-histórica até aos dias de hoje. O edifício onde se encontra o museu apresenta uma arquitetura em estilo romântico e neo-medieval que surpreende e maravilha.

9. Galeria Nacional da Finlândia

A Galeria Nacional da Finlândia é composta por três museus: o Ateneum dedicado à arte finlandesa, o Sinebrychoff dirigido à arte clássica europeia e o Kiasma expositor de arte moderna.

Este último merece destaque, pois foi é belíssimo e foi projetado pelo arquiteto americano Steven Holl. No seu interior, estão guardadas mais de 4000 obras de arte. As salas são retangulares e contam com paredes… onduladas.

10. Parque de Diversões Linnanmaki

A norte de Helsínquia, fica este parque detentor de uma série de atrações como uma roda gigante, 8 montanhas russas, uma casa assombrada e 13 restaurantes. Com cerca de 70 anos de existência, as receitas deste parque destinam-se à promoção do bem-estar das crianças finlandesas.

Veja também