ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarine Martins
Catarine Martins
09 Fev, 2021 - 17:51

Hidratação no inverno: como proteger a pele do frio

Catarine Martins

Uma boa hidratação no inverno é a fórmula mágica para cuidar e proteger a pele. Contamos-lhe tudo o que precisa de saber para uma tez de sonho.

Hidratação da pele no inverno

Sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Sim, leu bem. A pele é um órgão vital, e daí ser tão importante mantê-la hidratada e protegida. Para a ajudar, reunimos as melhores dicas para uma boa hidratação no inverno.

A importância de cuidar da pele

Como começamos por lhe dizer, a pele é um orgão importantíssimo no nosso corpo.

Ela atua como barreira protetora contra agentes do meio ambiente (vírus e bactérias), é responsável por funções essenciais como a regulação térmica e as funções sensoriais, tendo também o papel de se ver livre de substâncias que necessitam de ser eliminadas pelo organismo.

É composta por 3 camadas: a epiderme (camada mais superficial, responsável pela proteção contra as agressões exteriores e pela impermeabilização da pele), a derme (responsável por conferir resistência e elasticidade à pele) e a hipoderme (camada mais profunda, protege contra traumas físicos e atua como um depósito de calorias).

Consequentemente, a pele funciona como uma primeira linha de defesa do nosso organismo, na medida em que cobre todos os tecidos do corpo. Assim sendo, é importantíssimo cuidar dela durante todo o ano.

No inverno, o frio, o vento forte e a chuva contribuem para um ressecamento da pele, sobretudo nas zonas mais expostas, como o rosto, os lábios e as mãos. Por isso, a palavra de ordem é mesmo hidratação.

Cuidar da pele: 7 dicas essenciais para manter a hidratação no inverno

Mulher a hidratar a pele
1

Use um creme hidratante mais nutritivo

No inverno a pele pede mais hidratação, pelo que deverá apostar num creme mais hidratante do que usa habitualmente.

Nesse sentido, quer seja para o rosto quer seja para o corpo, é importante que o creme que escolher tenha uma ação reparadora e nutritiva. A sua pele vai agradecer.

2

Cuidado com as diferenças de temperatura

Embora agora estejamos mais por casa, em virtude do confinamento, a verdade é que deve continuar a ter cuidado com as diferenças de temperatura.

Nesse sentido, se for à rua, hidrate muito bem os lábios com um bálsamo hidratante, o rosto com um creme específico para o seu tipo de pele e as mãos.

Vai notar como a pele se mantém mais bonita e sem ressecamentos.

3

Prefira roupas de fibras naturais

Pensando especificamente na pele do corpo, saiba que deve preferir roupa de fibras naturais, como a lã, a caxemira ou o algodão.

Isto porque as fibras naturais permitem que a pele respire, não obstruindo os poros (como acontece com as fibras sintéticas).

Assim, depois do banho, hidrate bem a pele e vista roupas quentes feitas a partir de fibras naturais.

Mulher a usar óleos de corpo
Veja também Óleos de corpo: os 5 melhores para deixar a pele suave e hidratada
4

Cuidado com os banhos quentes

Por falar em banho, é importante que tenha em mente que deve tomar banho com água morna, e não demasiado quente.

Isto porque, a água muito quente provoca o ressecamento e a desidratação da pele. Por isso, tenha alguma atenção na hora de tomar banho.

Se quiser, pode aproveitar esse tempo debaixo de água para nutrir a pele com um óleo de banho. Vai senti-la muito mais sedosa e hidratada.

5

Aplique um creme gordo assim que sair do banho

Quando a pele está húmida absorve melhor qualquer produto que lhe apliquemos. Nesse sentido, aproveite para aplicar um creme gordo e bem nutritivo em todo o corpo, assim que sair do banho.

Essa é também uma boa altura para aplicar uma máscara hidratante no rosto.

6

Não se esqueça do pescoço

Mais vezes do que gostaríamos de admitir, esqueçemo-nos do pescoço, quando estamos a aplicar creme. Mas é muito importante mantê-lo bem hidratado, sobretudo no inverno.

Assim, quando for aplicar o seu creme de rosto habitual, estenda-o até o pescoço e massage durante alguns segundos.

7

Aposte nos óleos

O inverno é a melhor estação para usar e abusar dos óleos corporais e faciais. Assim, escolha os seus favoritos online e mime-se num spa caseiro.

Lembre-se que quando for comprar um óleo de rosto, deve ter em conta o seu tipo de pele. A ideia é deixar a tez mais hidratada, macia e firme.

Agora que já sabe como manter a hidratação da pele no inverno, acabaram-se as desculpas para não ter uma pele suave, bonita e hidratada.

Veja também