Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
06 Fev, 2020 - 09:00

Horta em apartamento: consiga a sua sem problemas

Helena Peixoto

Quem disse que vai ter que abdicar do seu próprio jardim de aromáticas e pequenos legumes? Veja estas ideias criativas para ter a sua horta em apartamento.

horta em apartamento plantada em vasos

Quando pensamos em fazer uma horta em apartamento, a ideia pode parecer de certa forma descabida para uns. Mas a verdade é que não é de todo impossível, ou sequer difícil!

Se é apreciador de vegetais, legumes ou ervas aromáticas frescas, certamente gosta da ideia de colher todos estes ingredientes diretamente na horta. Sim, porque além de ser uma opção saudável e sustentável, ainda lhe permite saber exatamente o que está a comer.

Atualmente torna-se cada vez mais urgente sabermos o que estamos a comer, diminuir o consumo de carne e investir mais em legumes, pelo bem do nosso planeta. Além de que, ao consumir o que cultiva, vai saber exatamente a origem dos alimentos e vai saber que não estão carregados de químicos e propriedades nefastas para a nossa saúde.

Por isso, se pensava que este conceito “da horta para o prato” não está acessível a todos, vamos dar-lhe algumas ideias para que possa criar uma pequena horta em apartamento e que prova exatamente o contrário.

6 IDEIAS CRIATIVAS PARA TER UMA HORTA EM APARTAMENTO

plantas a serem mudadas de vaso
1

Uma horta em vasos

Para ter uma pequena horta em apartamento não precisa de inventar muito. Basta encher a sua varanda ou terraço com vasos, escolher os vegetais, legumes ou ervas aromáticas que quer ter sempre fresco e pôr mãos à obra.

Além de ter sempre ingredientes frescos para colher ainda vai dar cor à sua varanda.

2

Bancos ou bancadas de jardinagem

Sim, eles existem e são uma ótima ferramenta ou opção se pretende ter uma horta em apartamento e se o espaço não é muito.

Afinal, estes bancos ou bancadas de jardinagem (como lhes queira chamar) permitem-lhe não só organizar e guardar tudo o que precisa para tratar da sua horta e ainda ter aí os seus vasos.

E são mais fáceis de encontrar do que pensa. Veja este exemplo da Ikea.

3

Use estantes e escadotes como suportes

Ter uma horta em apartamento é possível. Só precisa de escolher os seus elementos com alguma atenção e de saber fazer uso do espaço de que dispõe.

Ora, se o espaço é mais limitado, só precisa de tirar partido das condições de que dispõe. Assim, uma das formas de rentabilizar o seu espaço é usando estantes e escadotes para criar a sua pequena horta.

4

Crie uma horta vertical

horta vertical em varanda de apartamento

Já aqui lhe falamos da ideia de criar um jardim vertical para decorar a sua varanda ou terraço, mas a verdade é que também pode usar esta ideia para criar uma horta em apartamento.

Basta escolher uma das paredes para fixar a sua horta e depois é dar uso à imaginação. Deve, todavia, ter o cuidado de escolher legumes e vegetais que exijam cuidados semelhantes, com raízes mais curtas e que não requeiram muito espaço, dado que a profundidade dos vasos neste caso será mais exígua.

5

Horta suspensa

Uma outra sugestão de criar uma horta em apartamento sem roubar espaço e de forma bem simples e criativa: só vai precisar de corda, frascos de vidro e do material e ingredientes para plantar. Escolha uma zona da sua casa que tenha exposição solar q.b. (ex: uma varanda está perfeita) e depois, com a ajuda de uns camarões ou ganchos, prenda os frascos às cordas e pendure-os.

Depois disso é só começar a plantar as suas plantas aromáticas e verduras favoritas e o o resto faz-se por si! Já para não referir que o efeito visual vai ficar verdadeiramente surpreendente.

6

Aproveitamento de garrafas de plástico

Com esta sugestão de horta em apartamentio vai conseguir um 3 em 1: é uma solução sustentável, amiga do ambiente e, claro está, biológica!

Aproveite uma dúzia de garrafas de plástico de bebidas que tenha consumido e corte-lhes uma espécie de “tampa” longitudinalmente. Coloque-a na posição horizontal (como se estivesse deitada) e encha-a de terra, substrato e com as sementes do que pretende.

Aplique as garrafas numa parede de sua casa e, para garantir uma maior eficácia, faça uns furinhos na base da garrafa, colocando uma base para evitar que o chão vá ficando molhando. Está pronta!

E assim, com qualquer uma destas ideias, vai conseguir obter e consumir ingredientes orgânicos e frescos, colhidos na sua casa, sem risco de perigos para a saúde! 

QUAIS AS MELHORES OPÇÕES PARA UMA HORTA EM APARTAMENTO?

ervas aromáticas plantadas em apartamento

Agora que já sabe como construir a sua horta, segue-se uma outra importante questão: o que plantar? Claro que esta resposta não tem apenas uma resposta e varia muito de gosto para gosto, mas a verdade é que existem alguns ingredientes que se ‘dão’ mais facilmente neste tipo de solução.

Antes de qualquer coisa, existe uma premissa que deve sempre ter em conta: qualquer que seja o alimento selecionado, deve escolher um espaço arejado e que receba luz do sol para a sua horta em apartamento. E agora siga as nossas sugestões!

Alecrim

Excelente para dar cor e sabor a qualquer assado, o alecrim é bastante simples de cultivar. Resistente a diferentes temperaturas, o alecrim precisa apenas de ser regado com frequência durante o tempo de desenvolvimento.

Depois disso, ele pode ficar até três dias sem irrigação! Pode começar a colher o seu alecrim cerca de três meses depois de o plantar.

Orégãos

Muito versáteis e apreciados em molhos, vegetais, carnes e pizzas, o orégão é na verdade bastante simples de plantar e manter, uma vez que resiste a temperaturas extremas.

Ele apenas precisa de, no mínimo, quatro horas de luz solar e de água q.b. E verá que cresce saudável e forte! Quando a planta atinge os  20 cm, já pode começar a colher as suas folhas.

Manjericão

Uma pizza fresca com umas folhas de manjericão por cima é algo do outro mundo, não concorda? Esta erva combina com praticamente tudo, desde  saladas a sopas, carnes, massas e molhos.

O manjericão gosta de ambientes mais quentes, pelo que deve ser cultivado em locais onde a temperatura esteja acima de 18ºC e onde haja luz solar direta.

Além disso, não se esqueça de a regar diariamente, pois esta erva aromática gosta muito de água. Pode começar a colher o manjericão cerca de 90 dias após o seu plantio.

Salsa

A salsa é uma grande mais valia para termos em casa já que nos ajuda a aprimorar um sem fim de pratos culinários. Esta planta gosta de temperaturas amenas, pelo que deve estar num local que não ultrapasse os 22ºC.

Gosta de meia sombra e de solos húmido e a sua colheita pode ser realizada assim que a planta atingir os 12 a 16 cm de altura.

Tomate cereja

Quem não gosta de um belo tomate cereja na sua salada? Cultive os seus! O processo de nascimento de tomates, desde a plantação de sementes até surgir o tomate demora cerca de 6 a 8 semanas.  Escolha um local ensolarado, o que ajudará o tomate a crescer mais rápido.

Muito importante: o solo deve ser de alta qualidade, leve e bem drenado. Em termos de profundidade, as sementes não devem ser plantadas demasiadamente fundas; cerca de meio centímetro de profundidade é suficiente.

Além disso, o tomate gosta de solos muito húmidos; garanta uma boa hidratação dos mesmos! 

Veja também