Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
17 Abr, 2020 - 10:26

Huawei Mate 30: o smartphone que desafia as regras

Luísa Santos

O Huawei Mate 30 tem uma câmara poderosa, um processador extremamente rápido e um conjunto de características que afastam qualquer concorrência.

huawei mate 30

O Huawei Mate 30 foi pensado para desafiar todas as possibilidades, nomeadamente em relação àquelas que se encontram nos restantes smartphones, sobretudo da concorrência. Conheça melhor este telemóvel.

Review Huawei Mate 30: melhor ecrã, fotografia e performance

Dentro da linha de design na qual os smartphones mais avançados da Huawei se inserem, o Huawei Mate 30 foi o primeiro a desafiar todas as regras. Com um ecrã maior e ausência de moldura no display , este smartphone conseguiu reinventar, ainda, a própria câmara.

Design e construção

O Huawei Mate 30 é o primeiro telemóvel da marca chinesa a apresentar um design totalmente diferente. A parte traseira é aquela que mais se evidencia e na qual encontramos as lentes da câmara traseira—que, para além de surgir ao centro (como já aconteceu com o Mate 20 Pro), apresenta agora uma organização circular.

As novas cores são outro do destaque, numa palete que se baseia, maioritariamente, no efeito gradiente. Para além da cor preta, o Huawei Mate 30 está também disponível em Emerad Green, Space Silver e Cosmic Purple.

A construção com materiais premium permite uma maior durabilidade, para além de garantir a resistência necessária a um gadget destes. O Huawei Mate 30 é muito leve e beneficia ainda dos seus cantos arredondados, que melhoram a visibilidade do ecrã.

Ecrã

O FullView Display de 6.62” garante uma experiência verdadeiramente imersiva, que beneficia ainda da ausência de margens a rodear o ecrã OLED. A utilização deste smartphone está, por isso, melhor do que nunca.

Para desbloquear o Huawei Mate 30, à semelhança daquilo que acontece com outros smartphones Huawei, basta recorrer ao sensor de impressão digital, que rapidamente garante acesso total ao dispositivo.

No topo do ecrã, podemos ainda encontrar o notch frontal que aloja a câmara secundária que, de resto, não influencia nem prejudica a experiência imersiva que a utilização deste smartphone oferece.

ecra huawei mate 30
Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Processador e memória

O Huawei Mate 30 conta com um dos processadores mais rápidos da marca, o Kirin 990—também incluído no mais recente P40 Pro. Em poucas palavras, aquilo que pode esperar do desempenho deste telemóvel é rapidez, eficiência e baixa latência.

A arquitetura de construção Big-Core, que alia o Kirin 990 a um NPU Tiny-Core, potencia todas as potencialidades da Inteligência Artificial (IA), presente na maior parte das funcionalidades do Mate 30.

A performance e rapidez de desempenho deste smartphone é, de facto, notável, e faz-se ainda valer do sistema EMUI10 (baseado no Android 10) e dos 8GB de memória RAM para garantir uma utilização sem falhas—até mesmo quando várias aplicações são usadas em simultâneo.

Em relação à memória interna, fique descansado, porque espaço não faltará. O Mate 30 está equipado com 128GB de memória ROM, que podem ser expandidos através de um cartão SD (até 256GB).

Câmaras

Não é novidade: as câmaras dos smartphones Huawei são verdadeiramente impressionantes, e este não poderia ser um caso excecional. De forma a preservar esta excelência, a gigante tecnológica chinesa voltou a aliar-se à famosa Leica para desenvolver as melhores lentes de câmara do mercado.

A câmara tripla do Mate 30 faz-se valer de lentes com uma resolução, no mínimo, poderosa:

  • 40MP Super Sensing Camera;
  • 8MP Telephoto Camera;
  • 16MP Ultra Wide Angle.

Apesar de ser a câmara secundária, a câmara frontal não fica muito atrás da principal no que diz respeito à sua qualidade. Aliás, os 24MP desta lente, aliada ao poder da AI, comprovam isso mesmo.

camara huawei mate 30
Fonte da Imagem: Huawei/Divulgação

Bateria

A bateria é outro dos pontos mais fortes do Huawei Mate 30 e a prova disso são os 4200 mAh de capacidade que esta componente apresenta. Em termos de autonomia, este valor significa que tem bateria para 24 horas de utilização.

A bateria está reforçada com a tecnologia HUAWEI SuperCharge, que permite carregar totalmente o telemóvel em pouco mais de 30 minutos. Este carregamento pode ser feito através de cabo ou em plataformas de carregamento wireless.

Sem produtos Google, mas com soluções

O Mate 30 é o primeiro smartphone da marca chinesa a ser lançado depois do embargo dos Estados Unidos da América à empresa, o que impede a Huawei de usar os serviços da Google. Aplicações como o Gmail, o Google Photos, o Youtube, o Maps e mais uma série deles, não funcionam.

No entanto, não desespere, até porque há maneira de contornar a situação. É que grande parte das apps mais populares (como a Uber, o Instagram, o Messenger ou o Spotify até à Uber) podem ser instaladas. E não é tão complicado quanto pode pensar. Na realidade, basta seguir as indicações que lhe apresentamos no video a seguir.

Como vê, rapidamente pode colocar o seu novíssimo Huawei Mate 30 a funcionar com todas as aplicações a que está habituado.

Especificações técnicas
EcrãFHD+ OLED de 6.62” (Resolução de 2340 x 1080 píxeis)
ProcessadorHUAWEI Kirin 990; CPU: 2 x Cortex-A76 Based 2.86 GHz + 2 x Cortex-A76 Based 2.09 GHz + 4 x Cortex-A55 1.86 GHz; GPU: 16-Core Mali-G76; NPU: Big Core + Tiny Core NPUs (Neural-network Processing Unit)
Bateria4200 mAh
Memória RAM8GB
Câmara Traseira (Principal)SuperSensing Triple Camera: 40MP (SuperSensing Camera, f/1.8 abertura) + 16MP (Ultra Wide Angle Camera, f/2.2 abertura) + 8MP (Telephoto Camera, f/2.4 abertura, OIS)
Câmara Frontal (Secundária)24 MP (f/2.0 abertura)
PreçoA partir de 813,17€
Veja também