Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
24 Ago, 2018 - 10:58

10 ideias para se refrescar no calor e aproveitar o verão

Júlia Rocha

Como se pode lidar com aqueles dias de temperaturas altas, sol abrasador e ambiente abafado? Fique com algumas ideias para se refrescar no calor.

10 ideias para se refrescar no calor e aproveitar o verão

A época estival tem muitas vantagens: dias mais longos, temperaturas mais simpáticas, noites amenas, férias… Apesar disso, esta questão das temperaturas pode ser uma faca de dois gumes, quando sobem demais. O calor intenso não deve ser tomado de ânimo leve, pode ser um risco para a saúde. Damos-lhe algumas ideias para se refrescar no calor, para aqueles dias em que até a produtividade baixa por causa das temperaturas altas e o seu efeito no nosso corpo.

Nem todos encaramos o verão da mesma forma e ir para a praia ou para a piscina pode não ser a resposta que todos procuram. Guarde as nossas sugestões e ideias para se refrescar no calor.

Guia de sobrevivência: 10 ideias para se refrescar no calor

1. Fuja para espaços verdes

Tem parques na sua cidade? Mora perto de ou mesmo numa zona rural? Refugie-se na sombra das árvores e dos espaços verdes. A temperatura é mais baixa, porque a folhagem ajuda a manter a humidade no ar, através da evapotranspiração.

2. Praias e piscinas

Claro que não se pode deixar de parte a opção mais “óbvia”. Junto ao litoral é sempre mais agradável em dias de maior calor, e o mesmo se aplica a estar junto a corpos de água: praia, praias fluviais, lagos. E sim, também inclui dar uns mergulhos numa piscina.

piscina

3. Ir ao cinema e ao teatro

Ar condicionado e cultura? A melhor combinação de ideias para se refrescar no calor. Aproveite a programação cultural do seu teatro local, ponha os filmes em dia no cinema, ao mesmo tempo que evita as temperaturas altas que se fazem sentir na rua.

4. Comprar ventoinhas

A grande maioria das residências portuguesas não tem ar condicionado, e muitas vezes nem compensa instalar este tipo de aparelho. Assim, muitas pessoas preferem comprar ventoinhas. Mas tenha alguns cuidados: para uma boa utilização e para otimizar o efeito refrescante deste aparelho, coloque-a numa esquina, virada para cima. Assim evita que o ar frio o atinja diretamente, evitando constipações e cria uma circulação do ar refrescante.

5. Optar por colchões de espuma e edredões de penas

Os colchões de espuma ajudam a evitar a retenção do calor e os edredões de penas são bem mais leves. Normalmente já estão identificados como “edredão de verão”, nas lojas da especialidade.

6. Ter cortinados escuros

Cortinas escuras e de tecidos densos permitem bloquear a luz do sol em dias de maior calor, como se fossem persianas. Uma dica útil caso os quartos da sua casa sejam as divisões mais expostas à luz solar no verão. Podemos aliar esta sugestão à seguinte…

dormir

7. Baixar as persianas

Durante o dia, especialmente nas divisões que mais aquecem, baixe as persianas, para bloquear a luz do sol.

8. Roupa fresca e hidratação

Tanto a roupa que usamos, como a roupa de cama deve ser transpirável: linho ou algodão são os tecidos mais recomendados. Use roupa ligeira que permita que a pele respire e o ar circule. Outro conselho sempre repetido, mas sempre importante é manter os níveis de hidratação, para diminuir a sensação de calor. Mantenha um copo ou garrafa de água junto à cama, caso o calor noturno também incomode.

9. Tomar banho/duche de água morna

A tentação de tomar duche de água fria é grande, mas não deve submeter o seu corpo a esse choque térmico, mesmo que esteja muito calor. Água tépida é o ideal, nem muito quente, nem muito fria.

10. Desligue os aparelhos electrónicos

Telemóveis, tablets, computadores, televisões… Todos estes objetos produzem calor, além de prejudicarem o sono. Mantenha-os afastados do quarto para conseguir dormir, e faça um detox tecnológico nos dias mais quentes, se for possível. Mesmo quando estão a carregar, os aparelhos produzem calor.

Siga estas ideias para se refrescar no calor, e alivie o mais desconfortável do verão.

Veja também: