Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
23 Jul, 2018 - 13:44

10 ilhas espanholas para visitar este verão

Mónica Carvalho

As ilhas espanholas são das mais bonitas, populares, concorridas e apreciadas da Europa. Descubra o top 10 e eleja a sua preferida. Descubra-as.

10 ilhas espanholas para visitar este verão

Das Canárias às Baleares, as ilhas espanholas mais populares e incríveis encontram-se divididas por estes dois arquipélagos e têm muito para deixar qualquer um a sonhar com as próximas férias. Apesar da diferença entre cada uma destas ilhas espanholas, há algo que todas têm em comum: água quente e clara e praias quase intocadas pela ação humana.

10 ilhas espanholas para conhecer

Do glamour e brilho de Ibiza aos vulcões varridos pelo vento de Tenerife há algo para todos os viajantes nas melhores ilhas espanholas.

1. Ibiza

ibiza

Poucos lugares são tão conhecidos como Ibiza, já que é um local com atividades para todos, seja adepto da vida noturna, ao estilo hippie boho ou amante de praias alegres e cheias de vida. No verão, este destino é um dos palcos preferidos pelos maiores DJs do mundo, sendo frequentes os concertos de David Guetta, Sven Väth e Armin van Buuren, facto que confere à ilha os seus atributos de festivaleira.

2. Tenerife

tenerife

A maior das Ilhas Canárias, Tenerife, é bem desenvolvida para o turismo e um destino de férias de praia muito popular. O destaque aqui vai para a excitante vida noturna, para os excelentes locais de mergulho e para a possibilidade de ser possível fazer vários desportos aquáticos, como surf, windsurf, parasailing e jet-ski.

Mas se prefere algo mais calmo, então Tenerife também oferece boas opções: uma paisagem rodeada de montanhas, passeios cénicos ao longo de penhascos rochosos e um teleférico para alcançar o topo do pico mais alto de Espanha.

3. Maiorca

maiorca

Com enseadas dignas de fotografias para o Instagram e paisagens de interior para passeios de bicicleta e caminhadas, Maiorca é perenemente popular. E os motivos são muitos mais: praias e as paisagens maravilhosas, clima convidativo e boa gastronomia são apenas algumas das razões que fazem com que até os reis de Espanha adorem este destino.

Esta é a principal ilha do arquipélago das Baleares, havendo mais vida para além da praia. Poderá visitar a serra Tramuntana, as maravilhosas grutas subterrâneas e o Cabo Formentor, na ponta norte da ilha.

4. Gran Canária

gran canária

Gran Canária tem uma das maiores cidades da Espanha: Las Palmas de Gran Canária, que fica na costa nordeste da ilha e é um destino de férias bem desenvolvido e popular. Na sua totalidade, a ilha tem muitos tipos diferentes de paisagens, incluindo dunas de areia gigantes, montanhas com trilhos de bicicleta e um mundo subaquático densamente povoado e à espera de ser descoberto.

5. La Palma

la palma

La Palma, também conhecida como “The Beautiful Island” apresenta várias influências marroquinas. Mas é dona e senhora de paisagens únicas espetaculares e atividades incríveis, como poder caminhar na maior cratera do mundo, que está bem no centro da ilha.

6. Lanzarote

lanzarote

Fonte: Max Pixel

Classificada de reserva da biosfera da Unesco, Lanzarote é uma ilha intrigante com uma geologia extraordinária, com apontamentos vulcânicos, excelentes praias, locais interessantes e muitos restaurantes e hotéis. Esta paisagem de aparência austera e sobrenatural contrapõe-se ao ocasional vale bucólico repleto de palmeiras e aos campos de lava negros surreais e enrugados.

7. Fuerteventura

fuerteventura

A influência africana de umas férias em Fuerteventura é visível na paisagem, com as casas e telhados bem ao estilo da África do Norte e cheias de cores. Mas Fuerteventura não bebe só inspiração deste continente. Por lá verá vulcões que se assemelham a pilhas de especiarias exóticas, com os seus tons divertidos e irreverentes, algo que poderá até passar despercebido ao mais distraído dos viajantes, mas que, se atentar bem, irá encantar qualquer um ao primeiro olhar.

8. Formentera

formentera

Tem apenas 20 quilómetros de comprimento e pouco mais de 12 mil habitantes, pelo que esta ilha se revela como uma incrível fuga do quotidiano, aproveitando para vivenciar ritmo de vida alegremente lânguido, projetado para dias preguiçosos passados em algumas das praias mais requintadas do mundo.

A atração pela região tem motivos que o justifiquem: escarpas brancas de areia, água em inacreditáveis tons de azul-celeste e turquesa e o turismo ambientalmente sustentável, com restrição de hotéis, construção controlada e pouca circulação de veículos, privilegiando-se meios de transporte como as motas e as bicicletas.

9. Menorca

menorca

Fonte: Max Pixel

Desde 1993 que Menorca foi classificada como Reserva da Biosfera da UNESCO, iniciando-se, assim, um processo de proteção e preservação das praias mais bonitas da ilha. Os riachos e águas turquesas, em mais de 216 quilómetros de costa, fazem deste um destino de verão de eleição, onde pode encontrar muitas praias escondidas ou protegidas que só são acessíveis a pé ou a partir do mar. É, aliás, por este motivo que existem tantos barcos e iates atracados nas costas da ilha.

Com uma média de 300 dias de sol por ano e 12 horas de sol nos dias de Verão, só não sai de Menorca bronzeado quem não quer. Uma das ilhas espanholas a visitar.

10. La Gomera

la gomera

Foi a partir de La Gomera que Cristóvão Colombo iniciou as suas viagens de descoberta. De longe, La Gomera parece uma fortaleza impenetrável cercada por muros de pedra, com estradas sinuosas que parecem movimentar-se ao lado de penhascos e desfiladeiros. Mas, uma visão mais aproximada permite perceber que a paisagem áspera se traduz em vales verdejantes, falésias imponentes e formações rochosas estoicas esculpidas pela antiga atividade vulcânica e erosão. Um tesouro dentro desta lista de ilhas espanholas a visitar.

Veja também: