Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
02 Out, 2020 - 16:04

A importância da carta de apresentação

Catarina Milheiro

Conheça a importância da carta de apresentação e dedique tempo suficiente para incluir informações importantes quando estiver a escrevê-la.

pessoa a enviar uma carta de apresentação por computador

Ainda que muitos desvalorizem a sua importância, a carta de apresentação é um dos componentes mais importantes na procura por um emprego. Por que motivo? É simples: por ser um elemento pessoal, complementar ao CV, que ajuda a dar a conhecer um pouco da pessoa, para além das características técnicas e profissionais.

Por isso mesmo, deixá-la para o último minuto e não dedicar tempo suficiente a incluir informações importantes, irá prejudicar as suas hipóteses de ser chamado e de lhe oferecem um emprego.

Fique connosco e saiba tudo sobre a carta de apresentação.

O QUE É UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO?

Já todos sabemos que é crucial causar uma boa primeira impressão, principalmente quando se trata da sua carta de apresentação. Afinal, este documento fornece aos potenciais empregadores e aos gestores de Recursos Humanos uma visão inicial privilegiada sobre a pessoa que é enquanto profissional e indivíduo.

Assim, esta representa a sua oportunidade para se destacar da concorrência, através da qual deve descrever de forma breve e direta os seus principais objetivos, motivações, qualificações e competências para a vaga em questão.

Sabendo que o objetivo desta carta é, efetivamente, chamar a atenção do recrutador, é extremamente importante que seja breve, sucinta e clara. Mais ainda, pode aproveitar para deixar claros alguns aspetos que não teve oportunidade de colocar no seu currículo, por exemplo.

Por que motivo é importante a realização de uma carta de apresentação?

É importante relembrar que esta carta deve ser escrita de raiz para cada candidatura de emprego e, por isso mesmo, deixá-la para último não deve ser uma opção.

Lembre-se que este elemento poderá fazer toda a diferença no processo de recrutamento, afinal, permitirá destacar-se da concorrência.

Como sabemos, nem todos os indivíduos que se candidatam a uma vaga são chamados para uma entrevista. Ora, tal acontece porque existem dezenas de candidatos a competir por uma só função. Por isso mesmo, a utilização da carta de apresentação para chamar a atenção na primeira fase de seleção é essencial.

Para além disto, é extremamente importante que escolha bem as palavras com que redige a carta, sendo que estas irão transmitir ao gestor de Recursos Humanos a sua capacidade de comunicação.

Esteja também atento ao vocabulário que utiliza porque muitas vezes, este pode manifestar o seu interesse bastante claro em trabalhar para a empresa, assim como a sua determinação.

O envio do CV juntamente com a carta de apresentação, pode realmente aumentar as probabilidades de vir a ser chamado para uma entrevista.

jovem a ler no computador sobre a importância da carta de apresentação

5 ASPETOS IMPORTANTES DE UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO

1

Singularidade

Faça da sua carta de apresentação uma combinação única de habilidades, competências, caraterísticas e experiências, de modo a que estas vão de encontro aos critérios de seleção para o cargo em questão. O importante é que as relacione de forma a mostrar que é o candidato ideal para a função.

Não caia no erro de enviar a mesma carta de apresentação para todas as vagas de emprego.

2

Ortografia e gramática adequadas

Quando estiver a redigir a sua carta de apresentação, lembre-se que a ortografia e a gramática são componentes extremamente importantes.

O facto de mostrar ao recrutador que sabe comunicar de forma eficaz, fará toda a diferença no processo de seleção. Muitas vezes, este fator poderá mesmo ser mais importante do que o currículo, aos olhos de um gestor de Recursos Humanos.

Por isso, deve adaptar a sua carta de apresentação à vaga em específico e garantir a ausência de erros, ortografia ou gramática descuidados.

3

Entusiasmo

Uma carta de apresentação que demonstre que tem interesse na organização à qual se está a candidatar e que fez o seu “trabalho de casa” pode ajudar. Contudo, será o seu entusiasmo e a forma como se expressa que irão fazer toda a diferença no processo de recrutamento.

Procure demonstrar ao recrutador o que o motiva a candidatar-se à vaga em questão, quais as suas mais-valias para a organização e, acima de tudo, quais as suas motivações. Um candidato motivado e entusiasmado irá, certamente, captar a atenção das organizações.

4

Valor

Uma boa carta de apresentação ajuda-o a “vender” os seus pontos fortes, de forma a agarrar a atenção do potencial recrutador e aumentando de forma drástica as suas hipóteses de ser selecionado, daí a importância da carta de apresentação.

Precisa de um ajuda? Experimente fazer uma reflexão sobre o seu valor enquanto profissional antes de iniciar a redigir a sua carta.

5

Experiência

Enquanto que um CV apresenta capacidades e percurso, a carta de apresentação deve descrever de que forma as mesmas são importantes para o cargo ao qual se está a candidatar.

Apresente exemplos de experiência relevantes, de modo a complementar o seu currículo, mas sem se tornar demasiado exaustivo.

CARTA DE APRESENTAÇÃO: EXEMPLO DE ESTRUTURA

Agora que já sabe o que é uma carta de apresentação e qual a sua importância, é importante que saiba qual a sua estrutura. Normalmente, esta carta costuma seguir a seguinte ordem de informações:

  • Local e data;
  • Nome do destinatário;
  • Título do destinatário e nome da empresa;
  • Endereço do destinatário;
  • Saudação inicial;
  • Corpo da carta (com cerca de 3 parágrafos);
  • Despedida cordial;
  • O seu nome e respetivas informações de contacto.
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].