Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
04 Jun, 2018 - 17:35

iOS 11.4 traz melhorias significativas na música e mensagens

Ana Duarte

A Apple lançou o iOS 11.4. Esta atualização traz melhorias que já tinham sido prometidas em 2017: o AirPlay 2 e iMessages na iCloud. Saiba tudo.

iOS 11.4 traz melhorias significativas na música e mensagens

A Apple disponibilizou o iOS 11.4 no dia 29 de maio de 2018, após ter lançado várias versões beta desta atualização. Esta atualização está disponível para quem tenha o iOS 11 instalado no iPhone ou no iPad, podendo ser descarregada e instalada através das definições (basta, no dispositivo, ir a “Definições”, “Geral” e, depois, “Atualização de Software”).

A atualização demora cerca de 20 minutos a ser descarregada e instalada no sistema, trazendo novidades como o AirPlay 2 (suporte para pares estéreo de HomePods) e iMessages na iCloud.

iOS 11.4: novidades na música e nas mensagens

ios 11.4

Fonte da imagem: Apple/Divulgação

1. AirPlay 2

É a funcionalidade de maior destaque nesta atualização. O AirPlay 2 assemelha-se ao sistema Cast da Google ou ao sistema de som Sonos. O AirPlay 2 permite aos utilizadores reproduzir música em vários dispositivos AirPlay 2 em casa, independentemente da marca, sendo compatível com pares estéreo de HomePods.

Fabricantes como Bang & Olufsen, Bluesound, Bose, Bowers & Wilkins, Denon, Libratone, Marantz, Marshall, Naim, Pioneer e Sonos já garantiram compatibilidade com o AirPlay 2. O carregamento de música foi melhorado de modo a que haja menos delay e interrupções durante a reprodução de som.

A sincronização entre dispositivos também foi aperfeiçoada. O utilizador também pode fazer chamadas e ver vídeos online sem que tenha de interromper a música.

2. iMessages na iCloud

De acordo com a Apple, o iMessages vai sincronizar na perfeição com iPhone, iPad e Mac, permitindo ao utilizador começar uma conversa num dispositivo e continuá-la noutro.

Até esta atualização, a sincronização não era absolutamente possível porque, ao contrário de sistemas baseados em cloud – como o Messenger do Facebook -, as mensagens no iMessages passavam de dispositivo para dispositivo, em vez de uma conta cloud para outra.

A sincronização atual do iMessage obriga a que o iPhone faça o carregamento das mensagens para o iPad ou Mac cada vez que recebe uma nova mensagem, o que não funciona de uma forma consistente.

A solução para este problema é o iMessanges na iCloud. Se escolher ativar esta funcionalidade, as mensagens passam a ser armazenadas fora dos dispositivos, o que é benéfico não só por causa da sincronização, mas também porque permite poupar espaço nestes. As mensagens apagadas são imediatamente removidas de todos os seus dispositivos.

3. Outras novidades

a) TPC: funcionalidade que permite a professores atribuir tarefas de leitura aos alunos (usando a app iBooks);

b) Correção de erros relacionados com a sincronização de dados e alteração de apps com acesso à aplicação Saúde;

c) Correção de uma falha que podia impedir a seleção de música a partir do iPhone sempre que a reprodução fosse feita por Bluetooth ou USB em algumas viaturas.

Veja também: