Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
19 Jun, 2018 - 13:41

Kit de maquilhagem da Claire’s retirado do mercado por conter amianto

Inês Pereira

O kit de maquilhagem para crianças da Claire’s pode conter um composto nocivo para a saúde. Verifique se o tem em casa para não correr riscos.

Kit de maquilhagem da Claire’s retirado do mercado por conter amianto

O alerta partiu das autoridades da República Checa: um kit de maquilhagem da Claire’s contém vestígios de amianto. Trata-se de um estojo de maquilhagem com sombras, blush, batom, pó compacto, rímel e lápis de olhos, cuja embalagem é roxa e em forma de coração. O Sistema Europeu de Alerta Rápido atribuiu-lhe a classificação de risco elevado.

Os vestígios de amianto foram encontrados sobretudo nos lotes e códigos de barras 04/17, 38783, 5053264387832. Apesar de o produto se encontrar atualmente esgotado, já esteve à venda em Portugal.

O melhor será mesmo confirmar se tem alguma embalagem deste kit de maquilhagem da Claire’s em casa. Deve, depois, entregar o produto numa loja Claire’s para que seja definitivamente destruído.

O amianto é uma fibra natural proibida em produtos cosméticos, uma vez que se encontra classificado como carcinogénico. Quando inaladas, as fibras alojam-se nos pulmões e podem causar danos para a saúde irreparáveis, como cancro do pulmão ou fibrose pulmonar.

Curiosamente, esta não é a primeira vez que a Claire’s se vê a braços dados com este tipo de situações. Já em dezembro de 2017 e, mais tarde, em abril deste ano, alguns produtos de maquilhagem da marca tiveram o mesmo problema: presença de vestígios de amianto.

Veja também: