Helena Peixoto
Helena Peixoto
07 Mai, 2020 - 14:21

As melhores dicas para lavar o soutien sem danificar a peça

Helena Peixoto

Sabia que deve lavar o soutien após duas utilizações e que pode lavá-lo na máquina? Conheça todas as dicas para tratar esta peça, como ela merece.

soutien no cesto da roupa

É das peças femininas mais icónicas e é utilizada por milhões e milhões de mulheres diariamente. Estando em contacto diretamente com a pele, quando devemos lavar o soutien?

Que cuidados específicos exige? Conheça alguns dos seus principais segredos.

Truques para lavar o soutien e conservá-lo o maior tempo possível

lavar o soutien e depois secar

Com que frequência se deve lavar o soutien?

Não existe uma resposta estanque a esta questão. A verdade é que a frequência varia de acordo com cada mulher, a sua atividade física e o número de soutiens que tem à disposição.

No entanto, especialistas aconselham a lavar o soutien em média uma vez por semana se utilizado duas vezes nessa semana.

Como lavar o soutien com todos os cuidados?

Uma das formas de proteger a peça é mesmo a lavar o soutien à mão e com água fria. Isto porque as torções da máquina de lavar podem deformar os soutiens mais sensíveis em termos de estrutura e de tecido.

Na dúvida, lave à mão e com um detergente delicado. Antes de começar o processo de lavagem, mergulhe o soutien durante cinco minutos no detergente diluído em água.

Passe-o por água limpa e depois coloque-o secar à sombra, para não perder a cor.

Cuidados a utilizar a máquina de lavar

Também é possível lavar o soutien na máquina de lavar, o que será uma excelente notícia para as mãos mais desastradas.

No entanto, são recomendados alguns cuidados adicionais: escolha um programa bem leve e de temperatura baixa e com pouca centrifugação.

Coloque o soutien numa bolsinha protetora de rede para não se danificar e não misture cores vivas com brancos e tons pastel.

E depois de lavar o soutien, onde secar?

Neste passo do processo é que já não há duas opções. Deve mesmo colocar a secar ao ar livre e à sombra e nunca na máquina de secar. A movimentação intensa pode danificar de forma irreparável o tecido.

Como estender o soutien

Ao pendurar o soutien no estendal ou corda deve também ter alguns cuidados: pendure a peça sempre pelo centro, a parte de tecido entre as duas copas, pois é a única forma que faz com que o soutien não fique deformado.

Quando é sinal de que já nem vale a pena lavar o soutien?

Sabia que é recomendado que deite fora o soutien passados 12 meses de uso? Isto acontece porque esta peça está sempre em contacto com a pele, suor e resíduos corporais, pelo que convém ir mudando com alguma frequência.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.