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Catarina Reis
Catarina Reis
28 Fev, 2020 - 10:48

Conheça o conceito e as vantagens da liderança de proximidade

Catarina Reis

Neste artigo vamos ficar a saber o que se entende por liderança de proximidade, bem como a sua importância no mercado de trabalho atual.

chefe a mostrar aos funcionários a maneira correta de executar a tarefa

Os dias dos líderes distantes, que não olhavam a meios para alcançarem resultados, poderão estar contados em definitivo. A “culpa” é de muitas empresas e de muitos líderes que finalmente começaram a perceber que tipos de liderança é que resultam melhor no contexto do trabalho. A liderança de proximidade ganha cada vez mais adeptos!

Chega-se então à conclusão de que os líderes que realmente obtêm melhores resultados são os que estão conectados emocionalmente com os membros da sua equipa.

A ideia de que a distância poderia ser benéfica, no sentido em que não dá azo a que as pessoas percam o respeito por quem os lidera, acabou. Pode até funcionar até certo ponto, mas esse tipo de relação fria não promove o principal: a criação de laços emotivos, que são imprescindíveis para se criar uma relação de confiança. 

O mundo dos negócios acordou finalmente para a realidade de que as caraterísticas boas de caráter, como a integridade, a honestidade, a capacidade de influenciar e motivar os outros não só são fundamentais nas relações entre um líder e a sua equipa, como também são as mais importantes e valorizadas, estando mesmo acima das competências para o trabalho em questão.

O que é liderança de proximidade?

A liderança de proximidade é um modelo de liderança aplicado ao trabalho, que, tal como o nome indica, implica uma grande dose de proximidade por parte do líder para com os elementos da sua equipa.

Com este método, permite-se aprofundar a relação entre o líder e os elementos da equipa, indo muito para além da simples monitorização de resultados, através da disponibilidade para se estar acessível e presente no dia a dia do trabalho em equipa.

chefe a explicar procedimentos aos funcionários

Liderança de proximidade – o líder é um de nós

A liderança de proximidade no trabalho diário dá-se quando o líder se adequa às necessidades do seu grupo, e é capaz de compreender as exigências que o trabalho acarreta para com os elementos da sua equipa, tem em conta as suas necessidades e ouve o que eles têm a dizer. 

Só muito recentemente se começou a valorizar este tipo de liderança

Até há pouco tempo, os modelos de liderança que predominavam nas empresas descuravam o aspeto da ligação emocional entre o líder e a equipa. Como resultado, os líderes mais valorizados eram os que detinham caraterísticas como visão, carisma, conhecimento, e forte orientação para a obtenção de resultados.

As capacidades de quem exerce liderança de proximidade

Quais são então as competências presentes neste modelo de liderança?

  • Motivação: Exercer liderança de proximidade significa saber injetar motivação nos membros da equipa. É precisamente exercendo a proximidade que poderemos conhecer as qualidades de cada elemento, e só assim poderemos saber como potenciá-las. Um líder distante não conhece os elementos da sua equipa, a não ser pelos resultados que apresenta, o que pode ser enganador sobre as suas reais capacidades.
  • Liderança: A liderança de proximidade também permite que se exerça a verdadeira liderança, não no sentido de apenas dar ordens, mas de através das nossas próprias ações, podermos fazer com que os outros se sintam inspirados na nossa forma de trabalhar. Um líder que consiga inspirar os outros através do exemplo praticamente não precisa de ensinar ou corrigir comportamentos; é um processo de transferências de energias automático, que funciona por influência.
  • Comunicação: A comunicação numa liderança de proximidade deve ser clara e familiar, no sentido em que toda a gente deve estar confortável com o tom de voz e com o teor da mensagem em si. O líder comunica de forma a que os outros entendam que ele é um deles, e que se encontram todos em sintonia, de modo a serem encorajados a comunicarem com o líder de volta, e que este não se situa num patamar diferente.

A liderança de proximidade deverá ser feita o máximo possível cara a cara. Deixe os emails, as reuniões no skype, e os telefonemas para quando são estritamente necessários.

Vantagens associadas

As vantagens associadas à liderança de proximidade:

  • A relação de confiança entre o líder e os membros da equipa beneficia todos os intervenientes;
  • Os resultados aumentam para o dobro. Quando o esforço em equipa é feito em prol de um bem comum é normal que os resultados apareçam. Neste caso, havendo uma liderança de proximidade, os resultados são o dobro do que quando existe uma liderança distante;
  • Mais felicidade no trabalho. A realização pessoal aumenta quando as pessoas se sentem felizes a fazerem o seu trabalho. Por consequência, a nossa vida pessoal também tem tendência para sair a ganhar;
  • Reforço da sua rede de contactos. Ao envolver e tornar-se uma parte integrante e importante nas vida das pessoas que o rodeiam, é natural que a palavra de espalhe. Recomendações não irão faltar a quem exercer liderança de proximidade no trabalho

Exemplos concretos de liderança de proximidade

Um exemplo concreto de um líder de proximidade é o atual Presidente da República em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Esta ideia ganha ainda mais força se compararmos a forma de atuar deste Presidente com os seus antecessores.

Trata-se de um líder claramente apostado em se aproximar das pessoas, não apenas de quem trabalha ao seu lado, como dos cidadãos normais. Tais caraterísticas valeram-lhe mesmo a alcunha de “Presidente dos Afetos”.

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