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Catarina Reis
Catarina Reis
24 Fev, 2021 - 12:44

A importância de praticar liderança de proximidade no contexto atual

Catarina Reis

Neste artigo vamos ficar a saber o que se entende por liderança de proximidade, bem como a sua importância no mercado de trabalho atual.

líder a praticar liderança de proximidade ao mostrar aos funcionários a maneira correta de executar a tarefa

Os dias dos líderes distantes, que não olhavam a meios para alcançarem resultados, parecem estar contados. Muitos líderes finalmente começaram a perceber que tipos de liderança é que resultam melhor no contexto do trabalho e a liderança de proximidade ganha cada vez mais adeptos.

Chega-se, então, à conclusão de que os líderes que realmente obtêm melhores resultados são os que estão conectados emocionalmente com os membros da sua equipa.

A liderança de proximidade cria laços emotivos, que são imprescindíveis para se criar uma relação de confiança. 

O mundo dos negócios está agora mais virado para a realidade de que as características boas de caráter, como a integridade, a honestidade, a capacidade de influenciar e motivar os outros não só são fundamentais nas relações entre um líder e a sua equipa, como também são as mais importantes e valorizadas, estando mesmo acima das competências para o trabalho em questão.

No entanto, nos tempos que vivemos de confinamento devido à pandemia, com o teletrabalho generalizado um pouco por toda a parte, em que medida é que a liderança de proximidade poderá continuar ser aplicada, e até que ponto estará ou não ameaçada?

Isto é o que vamos descobrir neste artigo.

O que é liderança de proximidade e como funciona no contexto da COVID-19

A liderança de proximidade é um modelo de liderança aplicado ao trabalho, que, tal como o nome indica, implica uma grande dose de proximidade por parte do líder para com os elementos da sua equipa.

Com este método, permite-se aprofundar a relação entre o líder e os elementos da equipa, indo muito para além da simples monitorização de resultados, através da disponibilidade para se estar acessível e presente no dia a dia do trabalho em equipa.

Pode parecer um paradoxo, mas a liderança de proximidade pode e deve ser aplicada mesmo nos tempos que vivemos de distanciamento social.

O grande desafio da liderança de proximidade mudou

A principal tarefa de quem executa liderança de proximidade online é a de esbater diferenças culturais entre trabalhadores provenientes de diferentes áreas geográficas.

As estratégias para que os novos líderes de proximidade obtenham sucesso passam por ter capacidade de fazer com que a equipa de trabalho partilhe o mesmo propósito e a mesma visão. Dessa forma haverá mais união. 

Liderar uma equipa em que cada elemento se encontra geograficamente afastado exige que o líder comunique e reforce constantemente o papel de cada um, porquê e de que forma é que o seu talento e competências deverão ser aplicados.

Por outro lado, liderar remotamente torna imprescindível estabelecer procedimentos comuns a serem cumpridos por todos, o que nem sempre é fácil tendo em conta que muitas vezes os membros estão sujeitos a fusos horários distintos.  

O líder deverá ser firme e comunicar de forma clara as normas que deverão ser adotadas por todos, para que não haja mal entendidos e que o trabalho flua da melhor maneira. Estas normas poderão passar pela normalização de tecnologias e de comunicação, como por exemplo trocas e envios de ficheiros, o uso do mesmo software, entre outras.

reunião de trabalho virtual

Liderança de proximidade: o líder é um de nós

A liderança de proximidade no trabalho diário dá-se quando o líder se adequa às necessidades do seu grupo. O líder é capaz de compreender as exigências que o trabalho acarreta para com os elementos da sua equipa, tem em conta as suas necessidades e ouve o que eles têm a dizer. 

O mesmo deve acontecer em contexto de teletrabalho.

As capacidades de quem exerce liderança de proximidade

Quais são, então, as competências presentes neste modelo de liderança?

Para além disso, conheça também as vantagens associadas à liderança de proximidade.

Competências do líder

Motivação

Exercer liderança de proximidade significa saber injetar motivação nos membros da equipa. É precisamente exercendo a proximidade que podemos conhecer as qualidades de cada elemento, e só assim poderemos saber como potenciá-las.

Um líder distante não conhece os elementos da sua equipa, a não ser pelos resultados que apresenta, o que pode ser enganador sobre as suas reais capacidades.

Liderança

A liderança de proximidade também permite que se exerça a verdadeira liderança. Aqui falamos não no sentido de apenas dar ordens, mas através das nossas próprias ações, que fazem com que os outros se sintam inspirados na nossa forma de trabalhar.

Um líder que consiga inspirar os outros através do exemplo praticamente não precisa de ensinar ou corrigir comportamentos. É um processo de transferências de energias automático, que funciona por influência.

Comunicação

A comunicação numa liderança de proximidade deve ser clara e familiar, no sentido em que toda a gente deve estar confortável com o tom de voz e com o teor da mensagem em si.

O líder comunica de forma a que os outros entendam que ele é um deles, e que se encontram todos em sintonia. Deste modo, são encorajados a comunicar com o líder de volta, e compreendem que este não se situa num patamar diferente.

Cultivar a proximidade

Esta pode ser cultivada mesmo num ambiente virtual. A sensação de proximidade é uma chave para o sucesso, mas não necessariamente uma proximidade física.

Se o líder incutir uma frequência de comunicação no grupo de forma a que todos sintam um grau de identificação entre si e em relação ao trabalho desenvolvido, o resultado será obter o verdadeiro sentido de proximidade que realmente importa.

Resolução imediata de conflitos

Neste tipo de liderança, o líder está atento a mal entendidos e resolve-os prontamente. Muitas vezes, só o facto de as pessoas não estarem no mesmo espaço físico ou apenas comunicarem através de vídeochamada pode originar alguns mal entendidos.

Cabe, portanto, ao líder conhecer bem cada membro da equipa. Assim, pode colmatar qualquer falha de comunicação ou mal entendido que possa ocorrer.

Vantagens

  • A relação de confiança entre o líder e os membros da equipa beneficia todos os intervenientes;
  • Os resultados aumentam para o dobro. Quando o esforço em equipa é feito em prol de um bem comum é normal que os resultados apareçam. Neste caso, havendo uma liderança de proximidade, os resultados são o dobro;
  • Mais felicidade no trabalho. A realização pessoal aumenta quando as pessoas se sentem felizes a fazerem o seu trabalho. Por consequência, a nossa vida pessoal também tem tendência para sair a ganhar;
  • Reforço da sua rede de contactos. Ao envolver e tornar-se uma parte integrante e importante nas vidas das pessoas que o rodeiam, é natural que a palavra se espalhe. Recomendações não irão faltar a quem exercer liderança de proximidade no trabalho.
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