Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
25 Out, 2019 - 15:32

Liechtenstein: pequeno no tamanho, enorme na história

Márcio Matos

O Liechtenstein tem muitos tesouros. A sua qualidade de vida é ímpar e, quem lá vai, embarca numa aventura recheada de beleza, organização e cultura.

Liechtenstein

O Liechtenstein é um pequeno principado, que se revela extremamente rico. A sua reduzida extensão não é impeditiva de que o país se afirme “gigante”, noutras dimensões.

Este destino possui uma grande dimensão no que diz respeito a outras características fundamentais para o desenvolvimento de um país, tais como: organização, valores, beleza, eficácia, cultura, educação ou riqueza.

Todo o visitante reconhece que ir até ao Liechtenstein é uma grande experiência, dado tudo aquilo que este país tem para oferecer.

Liechtenstein. Prepare já a sua visita!

Montanhas do Liechtenstein

Este pequeno país europeu está localizado entre a Suíça e a Áustria – “encravado” nos Alpes – e a língua nele falada é o alemão. Possui uma extensão de apenas 160 quilómetros quadrados e está posicionado no primeiro lugar do ranking global do produto interno bruto (PIB), per capita.

Tem impostos baixos e não tem nem desemprego, nem inflação, o que o torna num país muito atrativo e rico, em diversos aspetos. Tem apenas 36.000 habitantes e é um verdadeiro paraíso para quem defende valores como justiça, verdade e liberdade.

Além de ter uma esperança média de vida alta, não há corrupção, nem homicídios. A indústria e o turismo são os alicerces da economia do país.

Principais destinos

Sendo um país pequeno existe, grande proximidade entre os diferentes pontos turísticos locais. O destinos mais procurados neste território são Vaduz (a capital), Triesen, Schaan, Ruggell, Malbun, Triesenberg, Bendern, Balzers, Nendeln e Eschen.

O que ver no Liechtenstein

Existem muitos pontos de elevado interesse turístico no Liechtenstein, nomeadamente em áreas como arquitetura religiosa, arquitetura civil, monumentos e museus.

O castelo de Vaduz é a grande atração, pela sua antiguidade e pela sua importância. Parece extraído de um verdadeiro conto de fadas. O castelo Burg Gutenberg (em Balzers) é interessante, mas não tem o mesmo impacto.

A Cathedral of St. Florin é um dos espaços de arquitetura que vale a pena conhecer, pois tornou-se um símbolo do país. Outros belos exemplos de arquitetura religiosa são St. Mamerten Kapelle (em Triesen), St. Joseph at Parish Church (em Triesenberg) e o Vaduz Town Hall, um interessante edifício que acolhe a Câmara Municipal de Vaduz.

A Ponte Alte Rheinbrucke permite estar em dois locais “ao mesmo tempo”, já que liga o Liechtenstein e a Suíça. É uma ponte em madeira, enquadrado por uma paisagem belíssima dos Alpes suíços.

Existem também alguns monumentos que captam a atenção dos turistas que visitam o país, nomeadamente a escultura dos 3 cavalos (em Vaduz) ou a interessante escultura Reclining Woman (Vaduz).

Os adeptos de museus poderão visitar o Museu Nacional de Liechtenstein, o Museu dos selos e o Museu do Conhecimento – Kusntmuseum – (todos em Vaduz). O “Das Walsermuseum” é uma opção interessante (em Triesenberg).

Catedral de São Florin no Liechtenstein

O que fazer

Caminhar pela cidade é uma excelente atividade, pois como Vaduz não possui automóveis no centro, os turistas podem percorrer livremente o centro histórico. Se quer ter uma experiência absolutamente inesquecível no Liechtenstein, não pode perder a oportunidade de visitar Lama- & Alpakahof (em Triesenberg), onde poderá estar com animais, como lamas e alpacas.

Se gosta de futebol e ainda mais de se divertir, então tem mesmo de experimentar o BubbleFarm (em Vaduz), onde poderá jogar futebol numa bolha, até cair. E depois, é só… repetir!

Se quiser prolongar a estadia, basta arriscar ir ao Casino Admiral Ruggell e tentar a sua sorte. Mesmo que não saia milionário, terá uns bons momentos de diversão.

Onde comer no Liechtenstein

São muitos os restaurantes de qualidade no Liechtenstein. Desde a alta gastronomia a uma gastronomia tradicional, são muitas as opções, nomeadamente:

  • Vaduz: Hotel Gasthof Lowen; Restaurant Marée (1 estrela Michelin); Restaurant Torkel (1 estrela Michelin); Made in Italy; Restaurant Adler; Hotel Gasthof Lowen e Njord Restaurant;
  • Malbun: Hotel Restaurant Walserhof, Restaurant Vogeli e Restaurant Vögeli;
  • Triesenberg: Berggasthaus Masescha, Hotel Restaurant Kulm, Berggasthaus Sücka e Restaurant Kainer;
  • Schaan: Restaurant Forum e pur pasta grill bar;
  • Balzers: Restaurant Riet.

Onde dormir no Liechtenstein

Park-Hotel Sonnenhof é o único hotel de 5 estrelas do país e está localizado em Vaduz.

Existem algumas opções para hotéis de 4 estrelas, tais como:

Além dos hotéis, existem muitas outras opções, inclusive apartamentos. Entre estes reunimos um par de sugestões, são elas: Vaduz Zentrum Meierhof (Vaduz) e Ferienwohnung Allmeina (Malbun).

Veja também