Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
15 Set, 2020 - 16:18

Escapadinha de 3 dias em Viena: descubra o que não pode perder

Mónica Carvalho

Cidade de ruas barrocas, arquitetura moderna e construções art nouveau, palácios imperiais, música e design. Um roteiro pela fantástica Viena.

Catedral de Viena

A capital austríaca é uma cidade que encanta e seduz desde o primeiro contacto. Por isso, com este roteiro de 3 dias em Viena, ficará totalmente aficionado por uma cidade que tem tudo para agradar a todos.

Mesmo que seja apenas um fim de semana em Viena há uma infinidade de coisas para ver e fazer e poder, assim, testemunhar um destino fantástico, com um elevado índice de qualidade de vida e esplêndidas atrações.

Assim sendo, prepare-se para excelentes meios de transporte público, opções de aluguer de bicicletas urbanas, restaurantes fabulosos, cafés, bares, lojas de artesanato e mercados de rua.

Roteiro de 3 dias em Viena

Estátua de Mozart em Viena
DIA 1

Mozarthaus Vienna

Falar de Viena é falar de Mozart, um dos mais conhecidos compositores da música clássica, uma vez que mesmo nascido em Salzburgo, viveu na cidade quase toda a sua vida. Por isso, há um espaço que foi resistindo ao tempo, a Mozarthaus, que encontrará na Cidade Velha de Viena, na Domgasse. O compositor viveu nesta propriedade de 1784 e 1787 e o espaço está aberto ao público desde 1941.

Catedral de Santo Estevão

Apenas a uma curta caminhada do Mozarthaus encontra a Catedral de Santo Estevão, a sede da igreja católica em Viena, de estilo românico e gótico. A sua beleza reside principalmente em dois pormenores: um telhado decorado com azulejos pintados e vidrados num design ornamentado e as duas grandes torres, abertas ao público.

Ópera Estatal de Viena

Enquanto cidade onde a música é rainha, Viena tem uma ópera estatal mundialmente famosa, que data de 1869 e já foi palco de espetáculos de alguns dos cantores e maestros mais famosos do mundo. Assim, aproveite para visitar o local e conhecer um espaço que recebeu em estreia muitas das obras musicais que agora são clássicos intemporais.

Ópera de Viena

Museu de Viena

Se estiver interessado em aprender mais sobre a história da cidade, sugerimos ir ao Museu de Viena. Ao longo de três andares, este edifício abriga uma excelente distribuição de exposições artísticas e históricas que lhe dará uma excelente visão geral da história de Viena.

Karlskirche

Após sair da visita ao Museu de Viena encontra a ornamentada Karlskirche, ou a Igreja de São Carlos, de estilo barroco do século XVIII com duas impressionantes colunas em espiral no exterior. Foi construída pelo imperador romano Carlos VI, como meio de celebração do fim da peste na cidade, e é dedicado a São Carlos.

Naschmarkt

O primeiro dia do roteiro de 3 dias em Viena termina com a visita a um dos mercados mais famosos da cidade, o Naschmarkt e que se encontra a poucos metros da atração anterior. O Naschmarkt tem uma extensão de cerca de 1,5 quilómetros, ao longo de Wienzelle e é o maior mercado da capital austríaca, já desde a sua implementação no séc. XVI, tendo inicialmente sido dedicado à venda de leite.. No entanto, atualmente, encontra tudo por lá: frutas e verduras de todos os cantos do mundo, especiarias exóticas, azeitonas, queijos, carnes, marisco, barracas de comida e restaurantes.

Vista geral da cidade de Salzburgo
Não perca Viagem a Salzburgo: arte e cultura na cidade de Amadeus Mozart
DIA 2

Museums Quartier

Continuando o roteiro de 3 dias em Viena, o destaque irá para os museus da cidade e começamos pelo Museums Quartier, um quarteirão dedicado à arte, com exposições itinerantes de arte contemporânea e de coleções das diferentes instituições. O quarteirão foi construído no século XVIII e está próximo ao Palácio Hofburg.  Também próximo ao Museums Quartier, está o Museu Albertina, que faz parte do complexo do Palácio de Hofburg e abriga uma das maiores salas de impressão do mundo, com mais de um milhão de itens na coleção, e artistas como Monet, Cézanne e Picasso.

Museu de História Natural

Para quem prefere compreender melhor o passado e gosta de fósseis, dinossauros e afins, então uma visita ao Museu de História Natural é absolutamente imperdível. Encontra-se alojado num edifício de beleza estonteante, construído em 1889 e que hoje conta com mais de 30 milhões de itens.

Museu Belvedere

Museu Sigmund Freud

Este museu está instalado no antigo apartamento e escritório de Freud e encontra-se aberto ao público desde 1971. Não sendo um espaço enorme, contém vários itens relacionados o pai da psicanálise. Além disso, o museu também possui informações relacionadas à história da psicanálise e da sua influência na arte e na sociedade.

Torre do Danúbio

Se procura uma boa vista sobre Viena para fotos espetaculares, não pode perder uma visita à Torre do Danúbio. O espaço é a estrutura mais alta da Áustria e permite ter uma excelente visão da cidade e de grande parte das áreas em redor.

DIA 3

Palácio de Schönbrunn

Nenhuma visita a Viena fica completa sem uma visita ao espetacular Palácio de Schönbrunn, a sede do império dos Habsburgos. É um grande complexo com muito para ver e fazer, por isso, conte com pelo menos meio dia para visitar. Convém chegar o mais cedo possível, as filas costumam ser bastante longas. Contudo, há muito mais para conhecer em Schönbrunn: o mais antigo Jardim Zoológico do mundo ocidental; o Imperial Carriage Museum; o Orangery; o Gloriette; e até aprender tudo sobre a delícia gastronómica austríaca “apple strudel”.

Museu Belvedere

Museu Belvedere é património mundial da UNESCO e consiste em dois edifícios construídos no início do século XVIII que, em tempos, alojou a residência de verão do príncipe Eugénio. Os dois palácios são separados por jardins com várias fontes e esculturas, sendo considerados um dos melhores exemplos da arquitetura barroca na Europa. Dentro do museu, também há muito para descobrir, como a maior coleção de pinturas de Klimt no mundo, obras de Monet, Van Gogh, Renoir e Cézanne.

Roda gigante em Viena

Parque Prater e Roda Gigante

Prater Park é um antigo parque de diversões tradicional, onde se encontra a icónica Roda Gigante de Viena. Originalmente construída em 1897, foi a maior roda-gigante do mundo até 1985 e seriamente danificada na Segunda Guerra Mundial. A versão de hoje é o modelo reconstruído depois da guerra e o Parque Prater tem muitas outras atrações, como um museu Madame Tussauds, um salão de jogos árcade e vários sítios para petiscar quando a fome aperta.

E esta é mesmo a melhor forma de se despedir deste roteiro de 3 dias em Viena!

Veja também