Marta Maia
Marta Maia
22 Ago, 2018 - 11:35
Limite de transferência bancária no Multibanco: sabe qual é?

Limite de transferência bancária no Multibanco: sabe qual é?

Marta Maia

Sabia que há limite de transferência bancária no Multibanco? E que não é igual para todos? Conheça as regras e as diferenças que mais lhe interessam.

O artigo continua após o anúncio

Fazer circular o dinheiro entre contas é uma operação cada vez mais comum nos dias que correm, mas que muitas vezes esbarra numa pequena – e desagradável – surpresa: sabia que há um limite de transferência bancária no multibanco?

Pois é, se não sabia fica informado: independentemente do dia, da hora, do dinheiro que tem guardado na conta ou do destinatário que vai recebê-lo, os bancos podem impor um limite às suas transferências e não deixar mexer no dinheiro todo.

Limite de transferência bancária no Multibanco: saiba tudo

limite de transferência bancária no Multibanco

Porque é que existe um limite de transferência bancária no multibanco?

Este é, sobretudo, um sistema de segurança para protegê-lo. Imagine que é assaltado e os ladrões o sequestram para levá-lo a uma caixa multibanco e obrigá-lo a fazer uma transferência; graças ao limite de transferência bancária no Multibanco, não vão poder levar-lhe tudo.

Claro que aqui podemos colocar várias questões, como a possibilidade de fazer várias transferências seguidas em plataformas diferentes ou a ingenuidade de um ladrão ao deixar registo da transferência para trás, mas o que importa aqui é mesmo que entenda a essência da medida.

De quanto é o limite de transferência bancária no Multibanco?

A resposta esta pergunta é: depende. Os bancos não têm o limite de transferência bancária no Multibanco uniformizados, por isso cada um assume a política que entender melhor.

O BPI, o Novo Banco e o Santander são as instituições mais “mãos largas” e autorizam transferências até 100 mil euros. O Millennium BCP está a um nível intermédio ao autorizar transferências até 50 mil euros. Finalmente, a CGD, banco do Estado, é a que tem as regras mais apertadas e não deixa os movimentos excederem os 2500 euros.

Há forma de ultrapassar o limite de transferência bancária no Multibanco?

Há, se recorrer a outras plataformas. O limite de transferência bancária no Multibanco só se aplica mesmo às caixas da SIBS, pelo que pode ter outros valores autorizados em transferências ao balcão ou nos serviços de netbanking.

Então qual é a vantagem de usar o Multibanco para transferências?

Além de ser muito mais prático – não precisa de computador com acesso à Internet, funciona 24 horas por dia e é de utilização muito simples e intuitiva -, o Multibanco tem a grande vantagem de ser gratuito.

O artigo continua após o anúncio

Os serviços de transferência bancária tendem a ser sempre pagos, numa taxa maior ou menor consoante a plataforma que utilizar. O Multibanco, no entanto, é a única plataforma controlada legalmente e que não pode, de maneira nenhuma, deixar de ser gratuita. Para transferências pequenas é, por isso, a melhor opção que tem.

Fazer transferências bancárias é do mais prático que há, mas não se torna agradável quando nos deparamos com uma recusa da operação e não sabemos de onde ela vem. Esteja atento aos regulamentos do seu banco e confirme o limite de transferência bancária no Multibanco que se aplica ao seu caso para evitar mal entendidos.

Veja também